Mosteiro de S. Salvador
Este Mosteiro Benedito de São Salvador de Travanca é a mais notável obra do românico no conselho de Amarante.
O edifício apresenta uma estrutura basílica, sendo o corpo da igreja composto por três naves escalonadas com cobertura de madeira, separadas por arcos quebrados, sem transpetro saliente; iluminação por clerestório. A cabeceira é composta por uma abside retangular, de que apenas o primeiro tramo data da construção primitiva, e dois absidíolos semicirculares cobertos por abóbada de quarto de esfera. Na fachada principal sobressai, ao centro, o portal axial, de quatro arquivoltas, tímpano liso e capitéis decorados.
Quando foi construído o mosteiro?
A terra onde foi edificado este monumental conjunto monástico, foi doada no século X a D. Múmio Viegas; onde seriam os seus descendentes a fundar o mosteiro (da Ordem Benedita). O início da construção da igreja remonta, segundo Jorge Rodrigues, ao final do século XI; a igreja conserva em grande parte a estrutura românico original do século XIII.
Interior do Mosteiro
A cabeceira é composta por uma abside retangular, de que apenas o primeiro tramo data da construção primitiva, e dois absidíolos semicirculares cobertos por abóbada de quarto de esfera. Na fachada principal sobressai, ao centro, o portal axial, de quatro arquivoltas, tímpano liso e capitéis decorados.