Consultor educacional e ex-diretor do AE de Carcavelos. Destacou-se pela forma como organiza o currículo e o funcionamento da escola, dando aos alunos um maior grau de autonomia e responsabilização.
Estre os seus métodos de inovação estão a decisão de pôr fim aos trabalhos de casa, a admissão dos telemóveis nas aulas ou a eliminação dos toques de entrada e a valorização dos testes para aferição das aprendizagens.
É licenciado em Educação Física e Desporto pela ULHT, onde concluiu também uma pós-graduação em Administração Escolar.
Neuropsicólogo. Diretor do Departamento de Ciências Sociais e do Comportamento e Coordenador da Licenciatura em Psicologia do Instituto Universitário de Ciências da Saúde-CESPU.
Membro integrado do Laboratório Associado i4HB - Instituto de Saúde e Bioeconomia, Instituto Universitário de Ciências da Saúde – CESPU e do UCIBIO - Unidade de Biociências Moleculares Aplicadas, Laboratório de Investigação em Toxicologia Translacional, Instituto Universitário de Ciências da Saúde (1H-TOXRUN, IUCS-CESPU).
Professora de Educação Especial, formadora na Formação Contínua de Professores, cronista regular no jornal Correio do Minho e Vice-Presidente da ANEIS com a coordenação da Delegação de Braga.
Professor Catedrático Convidado no Departamento de Inovação Pedagógica e e-Learning da Egas Moniz School of Health & Science, João Couvaneiro tem dedicado a sua carreira ao cruzamento entre a educação, a inovação e a história. É membro de diversas instituições científicas e educativas, nacionais e internacionais, e tem integrado conselhos consultivos e científicos em áreas tão distintas como a educação superior, a pedagogia inovadora ou a nanotecnologia.
Destaca-se pela sua participação como membro do Advisory Board do projeto europeu COSMUS – Community School Museums, no âmbito do programa Erasmus+ e Horizon 2020, e pela sua intervenção ativa no Conselho Nacional de Educação, onde integra comissões especializadas em Inovação Pedagógica e Ensino Superior.
É igualmente Presidente do Conselho Científico da Associação Portuguesa para a Inovação e Empreendedorismo Social e Digital (Ai9.pt), membro do Conselho de Inovação Estratégica do Instituto i3N (Universidade Nova de Lisboa e Universidade de Aveiro), e integra ainda os órgãos consultivos da APEFA e da Academia Olímpica de Portugal.
Distinguido como Apple Distinguished Educator e finalista do Global Teacher Prize 2017, João Couvaneiro alia a experiência académica a um compromisso profundo com a transformação educativa, com interesses de investigação centrados na História da Educação, História das Universidades, Educação Histórica e Comunicação Educacional.
Licenciado e mestre em Psicologia pela UM, pós-graduado em Psicoterapias Cognitivo Comportamentais, com várias formações nas áreas da saúde mental, liderança e metodologias pedagógicas.
Colabora desde 2009 com a UM. Consultor e formador sénior em vários setores e contextos organizacionais.
Promoveu e participa na criação de projetos sociais, envolvendo-se na supervisão, gestão clínica e técnica em projetos de saúde mental. Integra desde 2015 várias plataformas e organizações nacionais e internacionais na área da saúde mental e eventos formativos.
Especialista em Psicologia das Organizações e em Psicologia Clínica e da Saúde, reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses.
É professora e trabalhou toda a vida na Educação, tendo ocupado todos os cargos existentes nas escolas. Continua a definir a educação como a sua “praia” e é Vereadora da Educação desde 2013. Entre outras competências foi coordenadora da candidatura a Capital Verde Europeia, atualmente faz parte da Direção Executiva da Capital Verde Europeia 2026 e é responsável pelo programa PEGADAS, um programa de Educação Ambiental que abrange todas as escolas!
Docente no Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela, licenciada em Ensino de Português / Inglês pela Universidade do Minho, desempenha funções como coordenadora da Ação Tutorial e PLNM (Português Língua não Materna) e é responsável pelas medidas de acolhimento e escolarização dos alunos migrantes.
Faz parte da equipa de docentes que integram os Grupos de Desenvolvimento e Inovação entre Pares (GDIeP) - Norte, onde é responsável pelo projeto Desafia-te: conquista o francês e a físico-química! - destinado a alunos cujos sistemas de ensino de origem não contemplam estas disciplinas, e, também, a alunos com uma transição de ano com graves lacunas.
Presidente do Conselho Nacional de Educação, eleito pela Assembleia da República, desde 9 de junho de 2022.
Professor Catedrático, jubilado, na Escola de Sociologia e Políticas Públicas do Iscte - Instituto Universitário de Lisboa e investigador associado no CIES-IUL - Centro de Investigação e Estudos de Sociologia.
Os seus principais interesses nos domínios da investigação e do ensino são a Avaliação de Políticas Públicas de Educação, as Políticas Curriculares, a Teoria da Avaliação, as Políticas e Práticas de Avaliação Pedagógica e as Relações entre Currículo, Pedagogia e Avaliação.
Hugo Alexandre dos Santos Simões é doutorado em Estudos da Criança, com especialização em Educação Física e Saúde Infantil pela Universidade do Minho. Com uma carreira sólida como professor de Educação Especial e subdiretor no Agrupamento de Escolas de Ílhavo, destaca-se pelo seu trabalho na prevenção do bullying, tema sobre o qual tem desenvolvido investigação reconhecida nacional e internacionalmente, com diversas publicações científicas e apresentações em congressos.
É também treinador de karate, área que integra na sua prática educativa como ferramenta de promoção do bem-estar e da resiliência entre jovens.
Colabora com centros de investigação como o Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC) da Universidade do Minho e o Centro de Investigação em Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) da Universidade de Aveiro, mantendo uma presença ativa na formação de professores, consultoria pedagógica e promoção de práticas educativas inovadoras, com especial enfoque na cidadania digital, inteligência artificial na educação e inclusão escolar.
Licenciada em Educação de Infância, com especialização e mestrado em Educação Especial – domínio cognitivo e motor.
Atualmente, exerce funções como coordenadora da EMAEI e do Departamento da Educação Especial no Agrupamento de Escolas de S. Bento, Vizela. É também membro do Conselho Municipal de Educação de Vizela e representante da educação no Núcleo Local de Inserção.
Desenvolve atividade como formadora em diversas áreas ligadas à educação inclusiva.
Pedro Brinca é atualmente professor associado com agregação na Nova SBE. É editor associado das revistas científicas com revisão por pares "Notas Económicas" e "Portuguese Económic Journal" e mantém uma participação ativa na sociedade civil, com participações em conselhos consultivos de entidades públicas como o IGCP, EPE, Associação Portuguesa de Distribuição e da Iniciativa Liberal (como independente).
Tem também uma participação regular nos media, sendo colunista de vários periódicos e comentador residente da RTP.
Investigadora do Católica Learning Innovation Lab (CLIL). Professora Convidada da Católica Porto Business School e Consultora Serviço de Apoio à Melhoria da Educação – SAME, na Universidade Católica Portuguesa.
Licenciada em Química – Ramo Educacional, pela Faculdade de Ciências da Universidade do Porto. Mestre em Ciências da Educação – Especialização em Administração Escolar pela Universidade Lusófona, Pós-graduação em Multimédia em Educação pela Universidade de Aveiro, Doutorada e Pós-doutorada em Ciências da Educação pela Universidade Católica Portuguesa com o tema “O potencial da Internet das Coisas na abordagem interdisciplinar do currículo na área das Ciências no 3.º Ciclo do Ensino Básico” e “A Internet das Coisas, a avaliação pedagógica e a promoção das aprendizagens”.
Licenciada em ensino de Português e Inglês pela Universidade do Minho em 2004, Pós-graduada em Supervisão do Ensino de Português em 2006 e Mestre em Ensino Precoce do Inglês na Escola Superior de Educação em 2013. Em 2023 obteve o grau de Mestre na Área de Especialização em Gestão e Administração Escolar.
Atualmente é coordenadora dos Programa PEBI (Programa Escolas Bilingues), Simplex+ que coordena as medidas do agrupamento para a transição para o digital e monitorização/apoio no processo de preparação para a avaliação digital externa.
Henrique Manuel Rocha, Business Manager da Intuitivo. Natural do Porto (1989), realizou o Ensino Secundário na NATO International School em Bruxelas, licenciatura no ISCET, e posteriormente Mestrado no IPAM, com o curso de Gestão em Marketing.
Sendo um dos membros iniciais da equipa da Intuitivo, lidera todo o processo de vendas e parcerias da plataforma, tendo contribuído para que se torne a plataforma referência em termos de avaliação digital em Portugal.
A Intuitivo já é utilizada por >50.000 professores em centenas de escolas portuguesas, e construiu também a plataforma de provas e exames nacionais do IAVE.
Mestre em Ciências da Educação – área de Avaliação em Educação, com formação especializada em Administração e Política Educacional.
Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas. Professora do Ensino Básico e do Ensino Secundário (grupo 330) desde 1986. Formadora de professores na formação inicial (Inglês) e na formação contínua (Didática Específica, Avaliação e Investigação-ação) desde 2001.
Investigadora auxiliar para o projeto de Ensino Bilingue (DGIDC, estudo de implementação, 2010). Co-autora das Metas de Aprendizagem para as Línguas Estrangeiras (DGIDC, 2010). Assessora técnico-pedagógica no IAVE entre 2011 e 2016 e desde setembro de 2024.
Diretora de Serviços de Avaliação Externa no IAVE entre janeiro de 2017 e agosto de 2024. Colaboradora e consultora do CAPLE (Centro de Avaliação e Certificação de Português Língua Estrangeira, estrutura de extensão à comunidade na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa) desde setembro de 2019.
Ricardo Cibrão
Ricardo é Cofundador, Partner e Diretor da ICU Portugal, Master Trainer e Master Coach da ICU.
Formou-se em Gestão na Universidade da Beira Interior com passagem pela Facultad de Ciencias Empresariales de Granada e é Pós-Graduado em Tecnologias da Informação e da Comunicação.
Tem dupla Certificação Internacional em Coaching e é também analista comportamental DISC com certificação Gold.
Foi Presidente da International Community of Professional Coaches, fundou a Brilhante – Coaching & Excellence e é empresário nos ramos da imobiliária e do turismo.
Colaborou em diversas empresas na área do Marketing, Banca, Informática e Comunicação para Vendas.
Deu aulas em inúmeras instituições de ensino em áreas ligadas à Economia, à Comunicação e ao Coaching e acumula milhares de horas de experiência enquanto formador, consultor, mentor e executive coach.