O termo Excel avançado é muito utilizado, erroneamente, nos inúmeros cursos relacionados ao software e, principalmente, nas empresas.
Sempre que buscamos uma oportunidade ou promoção profissional, somos indagados se temos conhecimentos no Excel.
E sempre vem aquela pergunta clássica: Qual o seu nível de conhecimento no Excel? Básico, intermediário ou avançado?
O Microsoft Excel é um software da Microsoft. Sendo um editor de planilhas eletrônicas, lançado em 1985, para a plataforma MAC, da Apple. O programa foi criado para competir com o Lótus 1-2-3, que estava ganhando espaço no mercado. A primeira versão para Windows saiu em 1987.
Atualmente, ele está presente em 95% das empresas, sendo inegavelmente muito utilizado, no mundo corporativo.
Através do Excel, será possível fazer o planejamento financeiro, gerenciar informações, criar gráficos diversos, utilizar as suas inúmeras ferramentas, fórmulas e funções, existentes no aplicativo.
Diante disso, podemos dizer que ele é um dos softwares mais completos que existe, podendo ser utilizado para várias finalidades.
Na realidade, o Microsoft Excel é único, portanto “não há” uma divisão entre os termos básico, intermediário e avançado.
Na verdade, essas divisões existem para direcionar as pessoas conforme as suas necessidades a serem extraídas do aplicativo.
O Excel é muito diversificado e o seu uso, atende a diversos tipos de públicos e empresas de todos os segmentos, utilizando as mais variadas ferramentas do Microsoft Excel.
De forma resumida, vamos compreender um pouco o que cada termo do aplicativo possa ser, de fato:
Criar, abrir e salvar uma pasta de trabalho;
Inserir e excluir planilhas;
Formatação básica de células.
Conhecimentos básicos do Excel consiste apenas em realizar tarefas “simples” ao manusear uma pasta de trabalho.
Utilizar alguns atalhos do teclado;
Utilizar algumas opções das ferramentas localizadas em cada uma das Guias de opções;
Saber efetuar cálculos básicos;
Entender e fazer Macros simples;
Utilizar funções básicas, em suas fórmulas;
Fazer tabelas dinâmicas.
Ainda dentro do Excel Intermediário, ter conhecimento em um grande número de funções, usar tabelas dinâmicas e filtros, faz com que você permaneça tendo um domínio intermediário.
Isso, devido ao uso básico e à simplicidade com que essas ferramentas são utilizadas, pelos usuários.
Conhecer e saber combinar (aninhar) inúmeras funções ao mesmo tempo, dentro de uma fórmula;
Usar ferramentas de hipóteses (Solver, Cenários, Atingir Metas, …) com um alto grau de complexidade;
Entender e fazer Macros complexas com o uso do VBA (Visual Basic for Applicattions), linguagem de programação incorporada nos aplicativos Office, para solucionar situações mais complexas no dia a dia.
Na verdade, o Excel Avançado tem o objetivo de simplificar as tarefas diárias, automatizando todas as operações que precisam ser realizadas com frequência ou realizar tarefas que normalmente levariam muito tempo se fossem realizadas sem a ajuda de um programa.
Talvez a criação da planilha possa demorar algum tempo quando estamos a desenvolvendo. Uma vez criada, não seria mais necessário investir tempo (a menos que seja necessária alguma atualização), em seu desenvolvimento. Apenas, alimentá-la, com informações. Dessa forma, processos que normalmente poderiam demorar horas ou dias serão feitos em questão de segundos.
Concorda com a nossa publicação em relação aos “termos de Excel”? Tem dúvidas ao escolher o melhor curso de Excel para você? Clique neste link e saiba “Como escolher o melhor curso de Excel?”.
Abaixo, você poderá visualizar os melhores cursos de Excel para aprender como criar planilhas eletrônicas ou aprimorar os seus conhecimentos: