curso de vigilante: tudo o que você precisa saber

O curso de vigilante pode ser a saída que muitos esperam para vencer o desemprego, afinal, diversas empresas de vários setores necessitam desse profissional. Para ser vigilante, é necessário ter uma formação específica, pois para exercer a segurança o profissional deve saber sobre habilidades fundamentais que ajudam a garantir a proteção em todos os setores.

curso-de-vigilante-saiba-mais

O curso de vigilante prepara o profissional para o mercado de trabalho

Saiba mais sobre o curso de segurança privada

O curso de segurança privada nada mais é do que um conjunto de disciplinas teóricas e práticas que podem possibilitar o exercício da profissão em vários ambientes, públicos e privados. Este curso geralmente tem uma duração de 200 horas.


Devemos ficar atentos pois este curso deve ser autorizado pela Polícia Federal, de acordo com a seguinte Portaria nº 3.233/2012-DG/DPF, de 10/12/2012 (Alterada pela Portaria nº 3.258/2013-DG/DPF, publicada no D.O.U em 14/01/2013).

Esta Portaria se refere às atividades de segurança que devem ser regulamentadas, autorizadas e fiscalizadas, sob orientação do Departamento de Polícia Federal. As escolas de formação possuem uma metodologia padrão, que inclui os seguintes recursos:


  • Atividades individuais e coletivas;

  • Palestras;

  • Exercícios.


O vigilante possui capacidade para fazer a segurança de pessoas e de patrimônios, se deseja fazer curso de segurança privada, conheça abaixo sua grade curricular:


  • Sistema de segurança pública;

  • Primeiros socorros;

  • Prevenção de combate a incêndio;

  • Vigilância;

  • Segurança privada;

  • Criminalística;

  • Defesa pessoal;

  • Educação física.


Estas são apenas algumas matérias que são ensinadas no curso, as matérias podem mudar de escola para escola, cabe ao aluno investigar a grade curricular de cada escola que tem interesse.


Quem pode fazer este curso?

Para fazer o curso de vigilante é necessário atender a alguns pré-requisitos, tanto homens como mulheres, e cumprir a algumas exigências. Veja abaixo, quais são os pré-requisitos:

Ter ensino fundamental

Para ser vigilante no Brasil, é preciso ter pelo menos o ensino fundamental, que corresponde à 4ª série primária, na hora de se matricular, o candidato deve mostrar o boletim ou atestado com assinatura da direção de ensino da escola onde faz o ensino fundamental ou onde concluiu.

Ser aprovado(a) no curso de vigilante

É obrigatório mostrar a aprovação do curso de vigilante na entrevista de emprego, a escola que fornece a formação deve ser devidamente autorizada pela Polícia Federal.

Possuir idoneidade comprovada

Para comprovar basta somente imprimir o atestado de antecedentes criminais que o próprio DETRAN oferece em seu site, não deve haver nenhum tipo de inquérito policial ou qualquer processo envolvendo a Justiça Nacional.

Fazer os exames de saúde física e mental

Além dos exames de saúde física e mental, devem ser realizados os exames psicológicos, estes por sua vez, devem ser renovados pois o vigilante faz um curso de reciclagem sempre que houver necessidade, de acordo com as orientações de seu empregador.


Para realizar o exame psicológico, é necessário apresentar CPF próprio, e se deseja se inscrever em um curso de vigilante, a idade mínima exigida é de 21 anos. Antes de procurar por um curso como este, fique atento com as informações que transmitimos até aqui.

Após realizar o curso de segurança privada, o vigilante pode trabalhar em uma escala de 12/36 conforme estabelecida por seu empregador. Muitos desses profissionais acabam conciliando com outras funções por causa da carga horária.

Como funciona o mercado de trabalho?

O curso de segurança privada possibilita inúmeras possibilidades para quem está começando, e para aqueles mais experientes também. É possível trabalhar em ambientes como por exemplo:


  • Supermercados;

  • Hospitais públicos e particulares;

  • Aeroportos;

  • Shoppings;

  • Escolas particulares.


Atualmente, no Brasil a área de Escolta Armada tem ampliado suas oportunidades, hoje em dia, um vigilante pode cuidar de patrimônio, e também pode transportar valores. É possível ainda, fazer a vigilância particular de empresários e pessoas muito famosas.


Para atender um público mais exigente, não basta apenas fazer o curso de segurança privada, se possível quanto mais estudo o candidato possuir, mais chances terá de ser aprovado(a), os profissionais bilíngues, por exemplo, costumam ser mais bem remunerados em praticamente todas as áreas.

Entenda o cálculo do investimento na carreira

No Brasil todo, os profissionais de segurança privada podem desembolsar um gasto no valor de R$ 3.000,00 até R$ 20.000,00; por isso ao decidir optar por uma escola, primeiramente devemos pesquisar sobre a credibilidade da mesma.


Para aqueles que pretendem ser profissionais altamente qualificados, existem ainda, cursos de Bacharelado em Segurança Pública, os profissionais podem atuar em vários campos dentro da segurança, como a política, investigação, negociação, inteligência e até gerenciamento de crises.


Todos esses cursos podem ter um prazo que oscilam entre 2 a 4 anos, sua grade curricular inclui disciplinas teóricas e práticas, veja quais são as disciplinas que os cursos têm em comum:


"Legislação, Direitos Humanos, Administração, Gerenciamento de Crises, Defesa Civil". Dessa forma, os profissionais são perfeitamente capacitados para lidar com qualquer situação de conflito, desde as mais simples até as mais complexas.

Fuja das escolas não credenciadas

Tenha cuidado na hora de se matricular em um curso de vigilante, ainda existem no Brasil diversas escolas clandestinas que não apresentam preparo suficiente para poder lecionar um curso como este. É fundamental fazer uma pesquisa na internet, e também principalmente, no site da Polícia Federal.


Embora o curso de vigilante possua valor acessível para os iniciantes, a longo prazo, pode ficar mais caro, por isso, destacamos a importância de fazer uma ampla pesquisa e conferir também o histórico profissional do instrutor.


Não esqueça também, de conferir a grade curricular para saber se a escola procura manter o padrão que é exigido pelo mercado de trabalho, com essas medidas, as chances de ter prejuízos financeiros são bem mínimas.


Procure pesquisar em sites como o PROCON e o Reclame Aqui, para checar se a escola possui muita reclamação ou se tem bom relacionamento com seus alunos.

Conclusão

Se deseja saber mais sobre o curso de vigilante, confira abaixo maiores informações, como se matricular e esclarecer maiores dúvidas sobre o curso ou sobre o instrutor.

Conheça o curso do instrutor de segurança privada Edirlan Soares. Clique aqui

Assista aos vídeos gratuitos que disponibilizamos aqui para entender mais sobre a área de segurança privada

Se pretende obter êxito, siga todas as nossas instruções e seu currículo certamente ficará perfeito!

Quer conhecer outros excelentes cursos de vigilante e de segurança privada? Clique aqui

ENCONTRE CUPONS DE DESCONTO