Iniciação cientifica referente aos procedimentos de pré-tratamento e hidrólise do bagaço e da palha da cana-de-açúcar para obter etanol celulósico. A pesquisa envolveu estudos teóricos e práticos nas etapas de pré-tratamento, hidrolise, fermentação e destilação da biomassa de cana-de-açúcar, nos laboratórios da FACENS, com objetivo de realizar a obtenção de bioetanol.
Coleta e caracterização da biomassa de cana-de-açúcar para análise;
Realização de estudos teóricos e práticos nas etapas de pré-tratamento, hidrólise, fermentação e destilação da biomassa;
Investigação de diferentes métodos de pré-tratamento para desativar a lignina e aumentar a acessibilidade da celulose e hemicelulose;
Aplicação de pré-tratamento ácido com peróxido de hidrogênio para otimização da quebra da biomassa;
Implementação de hidrólise ácida utilizando ácido sulfúrico diluído para converter a biomassa em açúcares fermentáveis;
Análise dos resultados obtidos durante o processo de hidrólise e ajuste das condições de reação e
Aplicação de boas práticas de segurança e procedimentos laboratoriais durante os experimentos.
A experiência aprimorou minhas habilidades técnicas, ampliou meu conhecimento em biocombustíveis sustentáveis e fortaleceu minha capacidade de organização no trabalho .
Iniciação cientifica referente aos procedimentos de pré-tratamento e hidrólise do bagaço e da palha da cana-de-açúcar para obter etanol celulósico. A pesquisa envolveu estudos teóricos e práticos nas etapas de pré-tratamento, hidrolise, fermentação e destilação da biomassa de cana-de-açúcar, nos laboratórios da FACENS, com objetivo de realizar a obtenção de bioetanol. • Coleta e caracterização da biomassa de cana-de-açúcar para análise; Realização de estudos teóricos e práticos nas etapas de pré-tratamento, hidrólise, fermentação e destilação da biomassa; • Investigação de diferentes métodos de pré-tratamento para desativar a lignina e aumentar a acessibilidade da celulose e hemicelulose; • Aplicação de pré-tratamento ácido com peróxido de hidrogênio para otimização da quebra da biomassa; • Implementação de hidrólise ácida utilizando ácido sulfúrico diluído para converter a biomassa em açúcares fermentáveis; • Análise dos resultados obtidos durante o processo de hidrólise e ajuste das condições de reação e • Aplicação de boas práticas de segurança e procedimentos laboratoriais durante os experimentos. A experiência aprimorou minhas habilidades técnicas, ampliou meu conhecimento em biocombustíveis sustentáveis e fortaleceu minha capacidade de organização no trabalho .
Skills: Instrumentation · Quality Control · Research · Chemical Engineering · Analytical Chemistry · Food Science · Ensaios Físico-Químicos · Boas práticas de Laboratório · Organização · Manuseio de componentes químicos · Microsoft Office · English
O projeto proposto pretende ressignificar o resíduo do processo de refino da
bauxita (produção da alumina), o qual apresenta grande concentração de Cálcio e
Hidróxido de Sódio (alta alcalinidade e capacidade iônica), apresentando riscos para
o meio ambiente como: contaminação subterrânea com Hidróxido de Sódio, Ferro,
Alumínio, entre outros; elevados custos para manusear e dispor; atividade industrial
poluente.
Por meio da parceria entre o Centro Universitário FACENS e a empresa CBA
(Companhia Brasileira de Alumínio), existem potencialidades para execução do
projeto, como técnicas para o desenvolvimento de geopolímero de forma inovadora,
dados sobre composição, quantidade produzida, fornecimento do resíduo para
ressignificação, entre outros que serão disponibilizadas pela empresa parceira.
O projeto visa auxiliar na destinação da grande quantidade de resíduo
produzida pela empresa, corroborando para se alcançar as 17 metas globais dos
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando em Inovação e
Infraestrutura (09), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Vida sobre a Terra (15)
e Parcerias pelas Metas (17).
O projeto proposto pretende ressignificar o resíduo do processo de refino da bauxita (produção da alumina), o qual apresenta grande quantidade de Cálcio e Hidróxido de Sódio (alta alcalinidade e capacidade iônica), apresentando riscos para o meio ambiente como: contaminação subterrânea com Hidróxido de Sódio, Ferro, Alumínio, entre outros; elevados custos para manusear e dispor; atividade industrial poluente. Por meio da parceria entre o Centro Universitário FACENS e a empresa CBA (Companhia Brasileira de Alumínio), existem potencialidades para execução do projeto, como técnicas para o desenvolvimento de geopolímero de forma inovadora, dados sobre composição, quantidade produzida, fornecimento do resíduo para ressignificação, entre outros que serão disponibilizadas pela empresa parceira. O projeto visa auxiliar na destinação da grande quantidade de resíduo produzida pela empresa, corroborando para se alcançar as 17 metas globais dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), focando em Inovação e Infraestrutura (09), Cidades e Comunidades Sustentáveis (11), Vida sobre a Terra (15) e Parcerias pelas Metas (17).
Skills: Quality Control · Quality Improvement · Research · Chemical Engineering · Boas práticas de Laboratório · Organização · Controle de estoque · Manuseio de componentes químicos · Gestão de projetos
O objetivo do projeto foi validar a proposta escolhida pelo grupo, que envolveu a
construção de um gerador eólico e o uso da eletrólise para a produção de
hidrogênio. Além disso, o trabalho visou a aperfeiçoar os conhecimentos nas áreas
de química, elétrica, mecânica e mecatrônica.
Durante o projeto, foi observada a efetiva produção de hidrogênio, tanto
qualitativamente, por meio da explosão da bexiga, quanto quantitativamente,
medindo o nível na proveta conforme a metodologia adotada. Estes resultados
demonstraram que a proposta escolhida pelo grupo foi validada com sucesso.
No entanto, é essencial ressaltar que, embora o protótipo tenha sido bem-sucedido,
existem desafios significativos para implementar a produção de hidrogênio verde em
larga escala. Entre esses desafios estão o custo de produção, a eficiência do
processo e o desenvolvimento de sistemas de transporte e distribuição do produto
final de maneira rápida e segura.
Contudo, deve-se buscar alternativas mais sustentáveis para a produção de
hidrogênio, visando reduzir o impacto ambiental causado pelo hidrogênio cinza.
Além disso, o trabalho buscou validar a proposta escolhida pelo grupo, aprimorar
conhecimentos técnicos e identificar desafios a serem superados para implementar
a produção de hidrogênio verde em larga escala de forma lucrativa
O objetivo do projeto foi validar a proposta escolhida pelo grupo, que envolveu a construção de um gerador eólico e o uso da eletrólise para a produção de hidrogênio. Além disso, o trabalho visou a aperfeiçoar os conhecimentos nas áreas de química, elétrica, mecânica e mecatrônica. Durante o projeto, foi observada a efetiva produção de hidrogênio, tanto qualitativamente, por meio da explosão da bexiga, quanto quantitativamente, medindo o nível na proveta conforme a metodologia adotada. Estes resultados demonstraram que a proposta escolhida pelo grupo foi validada com sucesso. No entanto, é essencial ressaltar que, embora o protótipo tenha sido bem-sucedido, existem desafios significativos para implementar a produção de hidrogênio verde em larga escala. Entre esses desafios estão o custo de produção, a eficiência do processo e o desenvolvimento de sistemas de transporte e distribuição do produto final de maneira rápida e segura. Contudo, deve-se buscar alternativas mais sustentáveis para a produção de hidrogênio, visando reduzir o impacto ambiental causado pelo hidrogênio cinza. Além disso, o trabalho buscou validar a proposta escolhida pelo grupo, aprimorar conhecimentos técnicos e identificar desafios a serem superados para implementar a produção de hidrogênio verde em larga escala de forma lucrativa.
O presente projeto foca no estudo das perdas de cargas e no dimensionamento da tubulação, responsável por levar o gás que sai das cubas eletrolíticas e tem como destino a central de tratamento de gases, mantendo a velocidade média constante e a redução do consumo de energia. Devido às instalações já existentes na empresa e do alto impacto monetário que a instalação de um novo sistema de tubulações traria, optou-se por realizar simulações em software analisando diversos tipos de conexões a fim de se encontrar uma que suprisse os requisitos solicitados ou se aproximasse dos resultados esperados.
A otimização do sistema de tubulações contribuirá para a redução de gastos na planta de redução, promovendo maior eficiência no tratamento de gases e maior aproveitamento de HF utilizado para obtenção de alumina fluoretada, e cumprimento das legislações vigentes.
Dessa forma, as análises realizadas possuem muita importância, mostrando a viabilidade do projeto e os resultados esperados pelo protótipo podem ser alcançados de forma mais assertiva e sem custo momentaneamente, além de proporcionar ao grupo interação com sistemas de engenharia não utilizados até o momento.
O presente projeto foca no estudo das perdas de cargas e no dimensionamento da tubulação, responsável por levar o gás que sai das cubas eletrolíticas e tem como destino a central de tratamento de gases, mantendo a velocidade média constante e a redução do consumo de energia. Devido às instalações já existentes na empresa e do alto impacto monetário que a instalação de um novo sistema de tubulações traria, optou-se por realizar simulações em software analisando diversos tipos de conexões a fim de se encontrar uma que suprisse os requisitos solicitados ou se aproximasse dos resultados esperados. A otimização do sistema de tubulações contribuirá para a redução de gastos na planta de redução, promovendo maior eficiência no tratamento de gases e maior aproveitamento de HF utilizado para obtenção de alumina fluoretada, e cumprimento das legislações vigentes. Dessa forma, as análises realizadas possuem muita importância, mostrando a viabilidade do projeto e os resultados esperados pelo protótipo podem ser alcançados de forma mais assertiva e sem custo momentaneamente, além de proporcionar ao grupo interação com sistemas de engenharia não utilizados até o momento.
Skills: Trello · Desenvolvimento de Apresentações · Quality Improvement · Research · Chemical Engineering · Realização de Melhorias · Leitura e interpretação desenhos técnicos · Gestão de projetos
A proposta do presente projeto é desenvolver um termômetro infravermelho
digital para uso em áreas rurais. O dispositivo servirá para averiguar a temperatura
das pessoas que entram em estabelecimentos visando combater a disseminação do vírus da Covid-19.
A proposta do projeto consiste em um instrumento simples e funcional, que
seja compacto, de fácil manipulação, armazenagem e transporte, ou seja, o
termômetro deve informar de maneira instantânea a temperatura do indivíduo. Para
a eficiência do objetivo elencado, o termômetro terá um display para visualização da
medida do calor corporal, um sensor de temperatura, uma placa de arduino e placa fotovoltaica.