A Socioantropologia política do corpo, da saúde, da doença e da morte discute as construções históricas, as práticas, os discursos, as representações sociais e os imaginários que empregam o corpo, que, em sua complexidade, assume inúmeras facetas, desde a sua concepção à sua finitude. Ao falarmos sobre a nossa existência corporal é importante destacar o papel do binômio saúde-doença, já que as doenças têm histórias, não são conceitos “inocentes”/neutros, mas politicamente atuantes em qualquer época e em qualquer sociedade. Aliás, as doenças possuem processo discursivo mutante, ou seja, possuem linguagem própria e técnica e são fortemente influenciadas pela cultura, pelas estruturas sócio-históricas e econômicas e pelas políticas governamentais. São, assim como a saúde, mais do que experiências biológica e universal, sendo potencializadas pelas desigualdades sociais e pelo racismo e machismo estruturais.
Nessa perspectiva, o Núcleo Interdisciplinar de Pesquisa e Extensão em Sociologia da Saúde (NIPESS) foi pensado em 2020, submetido ao e aprovado pelo Edital PREX/PIBEU (UESPI) nº 018/2020, tendo suas atividades iniciadas em fevereiro de 2021. De lá para cá, passou pelo crivo de mais dois editais PREX/PIBEU números 024/2021 e 031/2022.
É aberto aos/às estudantes universitários/as e à comunidade em geral e conta com um grupo de estudos, realizado de forma remota, com duração de duas horas. Mantém um perfil na rede social Instagram para divulgação de suas atividades e dos trabalhos realizados no âmbito do programa de extensão Politicai-vos: acessibilidade e publicidade da discussão teórica da Ciência Política.
Realiza, gratuitamente, leituras e debates de livros e artigos; minicursos; palestras; oficinas e, com o apoio da Coordenação do Curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais/Parnaíba e de seu corpo docente, o Encontro de socioantropologia política do corpo, da saúde, da doença e da morte, que na edição de 2022, “reflexos e reflexões da pandemia”, no formato remoto pelo seu canal no YouTube, contou com 195 participantes efetivos de vários estados brasileiros. Os trabalhos que foram apresentados no encontro estão sendo organizados em uma coletânea em formato de e-Book, que será publicado em 2023.