Para continuarmos crescendo enquanto comunidade sustentável e de apoio ao agricultor, a CSA SP gostaria de apresentar uma nova proposta para o ano de 2018.
Rafael Tenório é um jovem agricultor urbano, que mora em São Mateus, extremo leste de SP.
É a primeira horta urbana em nosso projeto, e encontramos no Tenório uma chance de semear novas oportunidades para o consumo local e consciente.
Sem falar que, além de investirmos em uma alimentação de qualidade e livre de agrotóxicos, estamos também melhorando a biodiversidade num espaço tão cinza como o que habitamos.
A Horta do Tenório se localiza no centro comercial de São Mateus, em uma área concedida pela SABESP.
Sua principal referência teórica é o americano John Jeavons (agricultura biointensiva).
Tenório já está realizando os plantios para a colheita de verão e agora estamos a procura de apoio para formar a Placenta deste projeto.
:: Para quem gosta de agricultura biodinâmica uma novidade é: os preparados biodinâmicos já começaram ser aplicados na Horta do Tenório ::
É uma nova metodologia criada por nós, que funciona como um grupo de apoio que está disposto a apoiar e investir no desenvolvimento de novos canais com agricultores rurais e urbanos.
O nome Placenta é uma homenagem aos apoiadores que se envolvem nos projetos embrionários e os protegem, dão força e energia para que ele cresça e ganhe a sua autonomia.
Estimamos que a PLACENTA da ação junto ao Tenório precisaremos de entre 20 e 30 apoiadores!
Por isso, contamos com o apoio de todos aqueles que puderem contribuir!
Pelos nossos cálculos, o investimento anual por pessoa será entre R$ 1000,00 e R$ 1500,00, já incluindo uma % para gastos técnicos e de viabilização da CSA SP.
Para o período de verão/outono, já preparamos os canteiros com mudas e semeadura de cultivos variados, entre eles: alface, rúcula, escarola, cenoura, berinjela, beterraba, batata-doce, e outros.
Mas gostaríamos de criar, junto com os futuros membros da Horta do Tenório que têm interesse por agroecologia, um planejamento participativo de cultivo para os plantios de inverno e primavera.
Se você se interessou, é só clicar nesse link e preencher o formulário até o dia 23/11.
Thiago Klein
CSA Vila Madalena