crianças hiperativas

Como lidar com crianças hiperativas?

Ser mãe ou pai significa também estar constantemente preocupado com o comportamento e com o crescimento do seu filho. Toda essa preocupação pode ser muito maior quando você percebe que seu filho é hiperativo. Pode surgir o medo, a insegurança para ele interagir com outras crianças e a incerteza sobre as dificuldades que essa condição trará para seu crescimento. Foi pensando nisso que decidimos hoje escrever sobre como lidar com crianças hiperativas e quais são as melhores formas de conviver com essa condição. Mas antes de entrar no assunto propriamente dito, você sabe o que é TDAH?

O que é TDAH?

Sigla para Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, o TDAH é uma doença que pode interferir em várias esferas da vida de uma criança, seja na parte social ou mesmo em seu aprendizado. É uma doença que por muito tempo não teve a atenção devida, mas que se tornou mais conhecida nos últimos tempos e, consequentemente, seus tratamentos também evoluíram, fazendo com que seja mais fácil lidar com ela hoje em dia.

As causas do TDAH podem variar desde complicações no parto até o estresse que o ambiente em que a família vive pode transmitir para a criança. Essa última causa, inclusive, exige mudanças mais radicais não só para a criança, mas para tudo o que a cerca também.

Os principais sintomas dessa condição estão na dificuldade de se concentrar, inquietude, impulsividade e desatenção. O tratamento da doença é importante porque esses sintomas podem acabar gerando doenças mais graves como transtorno de ansiedade e depressão, por exemplo.

Se uma criança é diagnostica como TDAH, o tratamento deve ser feito com o acompanhamento de um psicólogo. A medicação só será necessária se na avaliação existir alguma disfunção química que exija esse tipo de tratamento e deverá ser muito bem controlada pelos pais. Mas a parte principal do tratamento e o que vai ajudar a criança a melhorar de fato está nas atitudes que você toma com ela no dia a dia. Por isso é necessário aprender a como lidar com crianças hiperativas não só para que essa condição seja neutralizada, mas para que a criança possa levar uma vida normal e plena.

Lidando com a desobediência

Crianças hiperativas tendem a ser mais desobedientes do que o normal e intolerantes a regras. Por isso, é muito importante saber impor limites e mostrar para a criança qual a importância de respeitar ordens e seguir regras. Uma boa forma de fazer isso é utilizar recompensas e punições para o comportamento delas – claro que sem exageros para os dois lados – para ajudar a compreender melhor e torna-las um pouco mais obedientes. Outra boa dica é fazer isso desde cedo. Quanto mais nova a criança, mais fácil será para controla-la e fazê-la seguir as regras com mais facilidade.

Tenha paciência

Entender a condição da criança e quais são os efeitos que isso causa é muito importante porque uma criança hiperativa exige muita paciência dos pais. Como já dissemos aqui, é bastante comum que elas deixem se seguir regras ou que desafiem os pais até seu limite, além de estarem constantemente ativas e agirem por impulso. Esse conjunto de fatores torna a missão de criar um filho um tanto quanto complicada, já que é difícil manter a calma em certos momentos.

Mas mesmo assim é necessário compreender e não punir a criança além do que é recomendado, pois isso pode gerar uma série de efeitos negativos, além de não ajudar no tratamento da criança. Sim, muitas vezes sua paciência será testada, mas é importante manter a calma e pensar no que é melhor para a criação do seu filho.

Nunca abandone o tratamento psicológico

Um dos principais erros dos pais ao lidar com crianças hiperativas é retirar a ajuda psicológica assim que o problema é identificado, achando que é possível lidar com ele sozinhos. Na verdade, é necessário que haja ajuda dos dois lados. Por um deles, o psicólogo vai fazer com que a criança conheça a si mesma de forma melhor e que ela analise seu comportamento criticamente, de forma que apenas um especialista pode fazer. Do outro lado, os pais precisam agir para que essa análise do comportamento da criança não seja feita em vão. Ou seja, para que o tratamento seja completo, é muito importante que exista essa parceria entre psicólogo e pais.

Exercícios que ajudam

Realizar atividades físicas faz com que sintomas como a inquietude da criança diminuam, além de ser uma prática saudável e que pode ajudar a criança a lidar com regras e em sua convivência com outras crianças. Com tantos benefícios, é uma importante tarefa dos pais incentivar seus filhos a praticar esportes. Ofereça opções e perceba o que mais agrada a criança, pois fazer algo que a agrade irá ajudar ainda mais nessa parte.

Lidar com crianças hiperativas definitivamente não é uma tarefa fácil, mas com ajuda médica, paciência e dedicação dos pais, é algo que é possível ser feito. É importante colocar a criança em primeiro lugar, sem prejudicar sem aprendizado e nem seu convívio social, mas sabendo impor regras e até puni-las quando for necessário. Tudo isso faz parte de ser mãe ou pai. Faz parte de criar outra vida.