O Centro Qualifica do Agrupamento de Escolas de Vila Real de Santo António proporciona serviços de orientação vocacional e encaminhamento para ofertas de ensino e formação de acordo com o perfil, necessidades, objetivos do adulto e qualificação a obter.
O que é?
O Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC) consiste no processo através do qual o adulto demonstra competências adquiridas e desenvolvidas ao longo da vida por vias formais, não-formais e informais, que são passíveis de validação e certificação para efeitos de obtenção de uma qualificação.
Para quem?
Destina-se a adultos com idade igual ou superior a 23 anos ou adultos maiores de 18 anos com, pelo menos, três anos de experiência profissional.
Qual a certificação?
No Centro Qualifica do AEVRSA, a conclusão de um processo de RVCC permite a obtenção de uma certificação escolar de nível básico (equivalente a 4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano).
O que é?
Os cursos de Educação e Formação de Adultos (EFA) são um percurso flexível de formação, de duração variável, que permite o desenvolvimento de competências e simultaneamente a obtenção de um nível básico ou do nível secundário de educação.
Para quem?
Os cursos de EFA podem ser o percurso indicado para quem tem idade igual ou superior a 18 anos e pretenda obter o 4.º, 6.º ou 9.º ano de escolaridade do ensino básico ou o ensino secundário (12.º ano).
Qual a certificação?
Nível Básico:
B1 - 4.º ano;
B2 - 6.º ano (nível 1 do Quadro Nacional de Qualificações);
B3 - 9.º ano (nível 2 do Quadro Nacional de Qualificações).
Nível Secundário:
12.º ano (nível 3 do Quadro Nacional de Qualificações)
Tipo A - acesso com 9.º ano completo ou frequência de 10.º ano - 1100h de formação;
Tipo B - acesso com 10.º ano completo ou frequência de 11.º ano - 600h de formação;
Tipo C - acesso com 11.º ano completo ou frequência de 12.º ano - 300h de formação.
Decreto-Lei n.º 357/2007
O que é?
As Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação, através do Decreto-Lei n.º 257/2007, são respostas criadas para quem frequentou, sem concluir, percursos formativos de nível secundário de educação, desenvolvidos ao abrigo de planos de estudo já extintos.
Para quem?
As Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação destinam-se a candidatos com idade igual ou superior a 18 anos, que tenham frequentado, sem concluir, planos de estudo já extintos, caso lhe falte até seis disciplinas/ano (que podem estar distribuídas pelo conjunto dos anos de escolaridade do ciclo de estudos ou concentradas num só ano).
Qual a certificação?
A certificação obtida através das Vias de Conclusão do Nível Secundário de Educação corresponde ao 12.º ano e confere o nível 3 de qualificação do Quadro Nacional de Qualificações.
O que é?
A Comissão de Avaliação e Certificação (CAC) pode ser mobilizada sempre que um adulto apresente um percurso incompleto de qualificação, com certificações parciais obtidas em mais do que uma modalidade de educação e formação ou em processo de reconhecimento, validação e certificação de competências, com vista à obtenção de uma qualificação.
Para quem?
Adultos com idade igual ou superior a 18 anos com percursos de qualificação incompletos.
Qual a certificação?
Através da CAC é possível obter uma certificação escolar de nível básico (4.º, 6.º ou 9.º ano) ou de nível secundário (12.º ano), de uma certificação de nível básico ou de ambas, designando-se neste caso dupla certificação e confere o nível 1, 2, 3, 4 ou 5 do Quadro Nacional de Qualificações.
O que é?
Os cursos de Português Língua de Acolhimento (PLA) têm como objetivos específicos promover o domínio da Língua Portuguesa, no âmbito da leitura, escrita e oralidade, bem como dar resposta ao requisito de conhecimento da língua portuguesa previsto nos regimes jurídicos para aquisição de nacionalidade portuguesa, concessão de autorização de residência permanente e estatuto de residência de longa duração.
Para quem?
Os cursos de Português Língua de Acolhimento destinam-se a cidadãos estrangeiros/as residentes em Portugal, com idade igual ou superior a 16 anos, cuja língua materna não é a língua portuguesa e/ou que não detenham competências básicas, intermédias ou avançadas em língua portuguesa.
Qual a certificação?
Permite certificação de nível A1, A2, B1 ou B2 em língua portuguesa, de acordo com o Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas (QECRL).
DIRIJA-SE AO NOSSO CENTRO E RECEBA
ORIENTAÇÃO E ENCAMINHAMENTO PERSONALIZADOS