Egressos

Caros Amigos! Essa página é para vocês que fizeram parte do Grupo da Coxilha.

Venha contar as suas experiências e trajetória de vida.

Guilherme Arismendi

Eng. Agr.

Tive a oportunidade e a felicidade de atuar como estagiário e bolsista do Grupo Coxilha desde meu ingresso no curso de Agronomia pela UFSM. Permaneci no grupo durante toda a graduação, tendo a oportunidade de conduzir experimentos, publicar artigos, resumos, enfim, enriquecer minha graduação. Hoje, como egresso, sou muito grato por todo o conhecimento adquirido durante minha trajetória no grupo. Sou grato também, ao companheirismo e as amizades que pude cultivar. Com certeza a participação foi um divisor de águas para mim, tanto profissionalmente como pessoalmente.

"Fui integrante do Grupo Coxilha durante cinco anos (2015–2020). Neste período fui aluno do Programa de Pós-Graduação em Agronomia, sendo dois anos de Mestrado (2015–2017) e três anos de Doutorado (2017–2020), ambos conduzindo projetos com fixação biológica de nitrogênio na cultura da soja.

A realização da pós-graduação no Grupo Coxilha possibilita a conciliação entre o planejamento da aplicação de práticas agronômicas, com a coleta de dados e interpretação dos resultados, permitindo o real entendimento das práticas de manejo, e servindo como base para a tomada de decisão na agricultura. Tudo isso associado ao trabalho em equipe, que possibilita ao profissional a diversificação da área de conhecimento.

Agradeço ao professor Thomas e a todos os colegas do grupo pelo acolhimento e pela contribuição para o meu crescimento profissional."


Evandro Deak

Eng. Agr. Dr.

"Tive a oportunidade de participar do Grupo de Pesquisa da Coxilha durante a realização do Doutorado em Agronomia (2013-2016). Essa experiencia me trouxe um grande crescimento profissional e pessoal. Temos a oportunidade de trabalhar com culturas de inverno e verão e além disso percebe-se a importância de se trabalhar em equipe. Esta experiência hoje faz toda a diferença nas atividades desenvolvidas na universidade. Os projetos de pesquisa desenvolvidos pelo Grupo da Coxilha sob orientação do Professor Thomas vem contribuindo de maneira significativa para a adoção de práticas de manejo que visam a produção de alimentos em quantidade e qualidade de maneira responsável e segura.".

Gerusa Massuquini Conceição

Enga. Agra. Profa. Dra.

Unijuí

"Durante a faculdade de agronomia, tive a grande oportunidade de fazer parte do grupo da Coxilha entre 2011 a 2013. Foram 2 anos de experiências que contribuíram muito para o meu desenvolvimento pessoal e profissional. Foi no grupo da Coxilha os meus primeiros contatos práticos científicos, que se fazem tão importante para os profissionais do agro atualmente. Tive oportunidades de ser bolsista CNPq no qual consegui a minha primeira publicação na Revista Brasileira de Sementes com o artigo `Foliar application of silicon and the effect on wheat seed yield and quality`. Além do enorme desenvolvimento técnico que aprendi no Grupo, também foi uma grande oportunidade para aumentar o network entre colegas, desenvolver habilidades como apresentação de trabalho, falar em público e gerar impactos em toda a cadeia do agronegócio. Muita gratidão ao professor Thomas e aos integrantes do grupo da Coxilha que foram os melhores anos na agronomia da UFSM."

Diogenes Barella Pahins

Eng. Agr. Representante Técnico de Vendas na BASF.

"O grupo Coxilha cresceu e se consolidou dentro do Curso de Agronomia da UFSM, sendo referência como pesquisa, ensino e extensão, possibilitando a todos crescimento pessoal e profissional. O trabalho sério de toda a equipe desde o seu início no ano de 2011, com boa infraestrutura disponível e área bem manejada e localizada, faz da Coxilha hoje ser considerada um dos lugares para agregar conhecimento e fazer pesquisa sobre temas diversos em culturas como soja, milho e cereais de inverno. Essas características tiveram um peso muito grande e levadas em conta para realização do meu Pós-Doutorado, onde pude aperfeiçoar e crescer profissionalmente. Sinto-me orgulhoso por fazer parte e ter contribuído junto ao Grupo Coxilha onde sempre as portas estarão abertas para desenvolvimento da agricultura brasileira".

Joanei Cechin

Eng. Agr. Prof. Dr.

Universidade Estadual de Ponta Grossa

"A coxilha possibilita aos estudantes de diferentes momentos do curso de agronomia conhecer e executar projetos de pesquisa e consequentemente aprender sobre o manejo de diferentes cultivos.

Certamente essa experiência faz a diferença na carreira profissional destes estudantes. Ao executar meu projeto de mestrado junto a coxilha, tive também a oportunidade de interagir com este grupo fantástico, e auxiliar nos diferentes projetos de tcc, dissertações e teses desenvolvidos o que possibilita o amadurecimento profissional pelo intercambio de informações entre todos."

Patricia Bertoncelli

Zoot. Dra. Prof. Dpto. de produção animal e pastagens e Pós doc no Depto. produção vegetal. Universidad de la Republica - UdelaR, Uruguay

“Durante minha graduação em Agronomia na UFSM tive a oportunidade muito enriquecedora de trabalhar na Coxilha com o Prof. Thomas e equipe.

Além de muito conhecimento técnico, esta atividade contribuiu com muitos aprendizados que estão sendo fundamentais na minha carreira.

Trabalho em equipe, cooperação entre áreas e mentalidade de aprendizagem contínua, estes fatores tem sido pontos chave no meu desenvolvimento profissional."

Luis Antonio Saccol Fros

Eng. Agr. Gerente Fabril

Maltaria Passo Fundo, Ambev

"Foi no grupo de pesquisa da Coxilha onde fiz meu curso de Doutorado em Agronomia. A Coxilha proporciona a todos os seus integrantes um crescimento pessoal e profissional.

Através da integração de todos são executados projetos de pesquisa de grande relevância na área agronômica e as atividades permitem aliar a teoria e prática contribuindo para o aprendizado de todos.

A Coxilha foi fundamental para o meu crescimento profissional abrindo portas para o mercado de trabalho."

Marcos Brum

Eng. Agr. Dr. Consultor de Vendas BIOSPHERA

“Glauber atuou de no grupo de pesquisa enquanto estava vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Agronomia (PPGAgro/UFSM) durante cinco anos e com dedicação exclusiva. No mestrado (2013-15) o projeto executado envolvia a utilização de rizobactérias promotoras do crescimento vegetal na cultura da soja e estratégias de inoculação combinada e/ou inoculação antecipada. No doutorado (2015-2018) o projeto executado envolvia a utilização de herbicidas não-seletivos aplicados na pós-colheita do trigo visando sua antecipação e preservação da qualidade física e fisiológica das sementes. Atualmente ocupa o cargo de Professor do curso de Agronomia (UNIPAMPA – Campus de Itaqui), atuando na linha de pesquisa em Fisiologia e manejo de grandes culturas em ambientes de terras baixas "várzeas", Biologia e controle de plantas daninhas e, Legislação Profissional. De maneira colaborativa atua eventualmente na coorientação e/ou avaliação de processos de discentes vinculados a este grupo de pesquisa."

Glauber Monçon Fipke

Eng. Agr. Prof. Dr.

Universidade Federal do Pampa - Campus Itaqui

"Em 2012, quando iniciei na coxilha, cheguei um agrônomo arrozeiro, com muitas experiências baseadas na cultura do arroz irrigado. Porém, logo no primeiro ano comecei a trabalhar com diversas culturas como trigo, aveia, soja, milho, feijão, etc, que hoje fazem parte do meu dia-a-dia. Acho que isso é algo que define a coxilha muito bem: a diversidade. Diversidade de culturas, de experiências, de aprendizados. Sou muito grato pelo tempo que fiquei lá, tanto pelos ensinamentos como também pelas amizades que cultivei. Então, esse é o ambiente que a gente encontra na coxilha: diversidade de culturas para trabalhar na companhia de pessoas amigas e dedicadas! "

Vinicius Cunha

Eng. Agr. Dr. AGCO

Coordenador de marketing de produto - Agricultura de Precisão

"Fui integrante do grupo de pesquisa em grandes culturas de coxilha durante os anos de 2012 e 2013. Fiz parte da equipe pioneira da coxilha, ajudamos a construir partes da estrutura da área experimental. Também tive a oportunidade de apresentar meu primeiro trabalho em dia de campo, realizar estágio e trabalho de conclusão de curso. Foi um período de muito aprendizado. Recentemente, fui visitar a área da coxilha e dá gosto de ver o capricho e a evolução em todos os sentidos. Agradeço muito ao professor Thomas Martin e aos demais colegas, que através de suas experiências e conhecimentos, contribuíram de forma ímpar para o meu crescimento profissional. O ambiente sempre foi de muito trabalho, envolvimento, estudo e descontração. Muito obrigado e um grande abraço. "

Fabricio Bulcão

Eng. Agr. Cvale Cooperativa Agroindustrial

Unidade de Dilermando de Aguiar


"Fui integrante do grupo coxilha de 2012 a 2014. Me sinto muito honrada de ter visto todo o crescimento e estruturação do grupo.

Me orgulho em ter participado e auxiliado direitamente na organização dos primeiros dias de campo do grupo, evento que é referência até hoje para alunos e comunidade.

Além disso o trabalho nos experimentos a campo né auxiliaram muito a unir a teoria das aulas com a prática de campo, sendo fundamental no meu desenvolvimento profissional.

Deixo aqui minha gratidão ao professor Thomas e aos meus colegas de coxilha. "

Beatriz Barboza

Eng. Agr. Mosaic Fertilizantes

"O grupo coxilha é um ambiente de intenso crescimento profissional, mas ao mesmo tempo familiar. Em 2014, quando ingressei no mestrado advindo de uma área de estudo distinta, foi muito bem acolhido pelo Prof. Thomas e colegas.

Neste ambiente acolhedor obtive um grande incremento no conhecimento na área de fisiologia vegetal e cultivos agrícolas, tornando-me, portanto, um profissional mais bem preparado para a continuação da vida acadêmica, mas também para o mercado de trabalho.

A passagem no grupo coxilha contribuiu muito para a formação de diversos estudantes, buscando sempre valorizar o trabalho em equipe, agregar conhecimento multidisciplinar e conferir vivência profissional na área agronômica."

Paulo Eugênio Schaefer

Eng. Agr. Doutor

"É excepcional termos dentro da Universidade um grupo de pesquisas como a Coxilha, que auxilia na formação técnica e científica de alunos e gera conhecimento para a comunidade do Agro. Meu primeiro contato com a Coxilha foi no quarto semestre do curso de Agronomia, e assim se passaram 8 anos de aprendizado neste grupo, onde realizei também meu mestrado e doutorado. No grupo tive a oportunidade de trabalhar com diversas culturas (soja, milho, trigo, aveia...) e acabei me apaixonando ainda mais pela profissão que escolhi. Além disso, apredi a trabalhar em grupo, tomar decisões e me expressar o que contribuiu para meu crescimento profissional e pessoal. A participação dos alunos de graduação nos grupos de pesquisas dentro das universidades é fundamental para a formação de alunos melhores capacitados, e o grupo Coxilha, sem dúvidas, agrega/agregou muito na vida dos alunos que por ali passaram. Só tenho a agradecer ao professor Thomas por ter me acolhido nesse grupo, e pela orientação e amizade. Agradeço também pelas amizades que fiz dentro do grupo!"

Jessica Deolinda Stecca

Enga. Agra. Doutora

"Em 2018 iniciei o meu percurso na pós-graduação dentro do grupo Coxilha. Ao longo de dois anos pude vivenciar diversas experiências com a cultura da soja, trigo e milho, que foram fundamentais para ampliar os meus conhecimentos técnicos e científicos.

No mestrado, pude pesquisar a co-inoculação via sulco de semeadura e os fatores relacionados, visando contribuir com a agricultura brasileira.

Durante o processo também aprendi muito sobre trabalho em equipe, onde fiz muitas amizades que pretendo cultivar ao longo da vida. Agradeço muito ao grupo e, em especial, ao professor Thomas pela oportunidade que me foi concedida. "


Dionatas Rodrigues da Silva

Eng. Agr. Msc. – ATV Bayer Crop Science



"O grupo de pesquisa em grande culturas de coxilha da UFSM tem excelência em realizar pesquisa para solucionar problemas práticos da agricultura de terras altas.


Sinto-me orgulhoso de participar, durante meu Mestrado, de um grupo que forma recursos humanos qualificados para enfrentar os problemas técnicos, sociais e econômicos da atividade agrícola."


Eduardo Wink

Eng. Agr. Msc. Doutorando PPGA

"O grupo coxilha com certeza foi fundamental para meu crescimento pessoal e profissional durante minha caminhada da graduação.

Em 2014, no meu segundo semestre do curso tive a oportunidade de fazer parte deste grupo, no qual permaneci até o término da graduação. Lembro - me muito bem de quando o professor Thomas me deixou responsável pelo primeiro experimento de campo. Parece algo simples, mas a partir deste momento passei a entender a importância de certos valores, como compromisso, disciplina, trabalho em equipe e foco, os quais com certeza carrego comigo até hoje e foram fundamentais para todas as minhas conquistas.

O grupo coxilha foi responsável pela solidez de minha formação. Realiza pesquisas voltadas a atender as dores da agricultura brasileira, o que faz com que a geração de dados fruto de suas pesquisas sejam ainda mais importantes!

E sim, tenho orgulho de ter feito parte deste grupo."

Lucas Bruning

Eng. Agr. Representante Comercial - Nortox S/A

"Tive a oportunidade de fazer parte da Coxilha no período de 2017 a 2020, onde desenvolvi atividades de iniciação científica. O Grupo foi muito importante para minha formação profissional, pois contribuiu no desenvolvimento de habilidades dentre elas (trabalho em equipe, comprometimento, comunicação e responsabilidade), tive a oportunidade de conhecer, auxiliar e entender a importância das pesquisas voltadas a suprir as demandas da agricultura brasileira e contribuir para este setor muito importante no país.

Em fim o Grupo contribui para a sociedade através de conhecimento científico aplicado a agricultura, e também no crescimento pessoal e profissional de seus integrantes (graduandos, mestrandos, doutorandos e pós-doutorandos) que nos torna muito mais preparados para atuarmos no mercado de trabalho.

Sou muito grato por ter participado do grupo."


Luan Bortoli

Eng. Agrônomo

"Foi no grupo de pesquisa “coxilha” que cursei meu doutorado em Agronomia.


Neste ambiente obtive conhecimento na área de fisiologia vegetal e manejo dos cultivos agrícolas, o que me possibilitou tornar-se um profissional mais bem preparado para a atuação profissional.


Sou muito grato por ter participado do grupo!"

Marlo Bison Pinto

Eng. Agr. Prof. Dr.

Instituto Federal Farroupilha

marlo.pinto@iffarroupilha.edu.br

(55) 996 775 831


"Integrei o Grupo da Coxilha durante a realização do Mestrado em Agronomia no período de 2014 a 2015. A possibilidade de poder participar do grupo proporcionou uma experiência para o meu desenvolvimento profissional e principalmente individual.


Foi muito importante para a minha carreira no agronegócio brasileiro, pois além do aprendizado técnico adquirido em diversas culturas estudadas pelo grupo, foi possível pôr em prática algumas habilidades: trabalho em grupo, liderança, pró-atividade e ética, que são características muito procuradas em profissionais que estão entrando no mercado de trabalho.

Atualmente trabalho no Cerrado brasileiro num dos maiores grupos do Agronegócio, tendo como principais culturas a soja, milho e algodão. Muito obrigado pela oportunidade de ter participado do grupo, parabéns ao professor Thomas pela orientação aos seus alunos do Grupo da Coxilha. "


Fernando Picinini

Eng. Agrônomo, MSc.

Coordenador De Produção Grupo Bom Jesus

Fui membro do Grupo de Pesquisa Coxilha de 2012 a 2015, como aluno de iniciação cientifica. Durante esse período tive a oportunidade de aprender, na prática sobre o a manejo de culturais de soja, milho, cereais de inverno e pesquisa cientifica.

Participar do grupo, também me ajudou a desenvolver pessoal e de como trabalhar em equipe. Sem dúvidas, fazer do Grupo de Pesquisa Coxilha foi uma das atividades que gerou maior impacto na minha formação como Engenheiro Agrônomo.

Sou muito grato ao Professor Thomas pela orientação e a todos da os membros da Coxilha.


José Luiz M. dos Santos

Eng. Agrônomo

Yara Fertilizantes