Concurso de Andores 2021
Escolha aquele que você mais gosta e vote!
(o link de votação está no final desta página)
Escolha aquele que você mais gosta e vote!
(o link de votação está no final desta página)
Na categoria TRADICIONAL são mantidas as cores vermelho e branco, bem como adornos que remontem à tradição decorativa dos andores desde sua origem. Nesta categoria os andores podem utilizar apenas imagens sacras e não podem adornar as peças com aparatos tecnológicos/eletrônicos.
Concorrente: Alisson Assunção Vieira da Cunha
Concorrente: Denilce Fátima de Oliveira Rojas
Concorrente: Dilza Maria Franco
Concorrente: Eunice Moares da Silva
Concorrente: Kaesling Helensberger Bairros Moraes
Concorrente: Karla Helena Bastos dos Santos (Dona Epifânia)
Concorrente: Lenir Cunha Reinaldi
Concorrente: Reinaldo Calonga "Tieta"
Concorrente: Romário Correa Ramos
Concorrente: Rosária Gonçalves Vieira
Concorrente: Tatiana Amorim
Pertencem a essa categoria os andores que trazem temas, recortes da atualidade, alteração das cores tradicionais e/ou elementos decorativos para o adorno que difiram da disposição estética de decoração tradicional.
Concorrente: Bianca Machado "Shá Onça"
Desde 2019 reverenciamos os quatro elementos da natureza. Neste ano somos o “São João da Terra”, no seu adorno fazemos referência a esse elemento, que, por enquanto, ainda nos é tão abundante. Com folhagens, flores e sementes dos nossos quintais, transplantadas delicadamente para potes reciclados ao redor do Santo, vamos regar em 2021 para que no de 2022, com as bênçãos de São João, possamos colher saúde para o planeta e para os seres que nele habitam.
Concorrente: Catarina de Souza Nunes
O andor foi feito de palha de milho, fibra de folha de bananeira e semente de jacarandá. Com a simplicidade de sempre festejamos São João Batista e o aniversário do meu filho, o Nhô Zamo.
Concorrente: Elaine Ortiz
A festa de São João Batista é uma herança na nossa família. A cunhada da minha tia que fazia a festa faleceu, minha tia pegou para fazer e não deixar a tradição acabar. Isso já tem uns 40 anos. O quadro de João Batista menino que é a imagem festeiro. Quando assumimos a festa compramos a imagem de São João adulto, que agora também é festeira. Já temos mais de 10 anos fazendo a festa e esperamos que ele nos abençoe com muitos anos mais.
Concorrente: Elisangela Pinto de Oliveira
O andor foi confeccionado com tecidos, E.V.A., tintas, pigmentos, isopor, musgos, flores, gliter e seringas. A cura para o mundo é o nosso pedido ao milagroso São João Batista.
Concorrente: Fernanda Vanucci
Com a colaboração do carnavalesco Vinny Barioli, trouxe uma homenagem a essa grande festa da cultura e tudo que ela representa: o portal de entrada da Ladeira Cunha e Cruz com nossa tradicional viola de cocho, a quadrilha junina, balões, bandeirolas, fogueira, pau de sebo, a queima de fogos, ao fundo as matas da barranca do Rio Paraguai. E, por fim, nosso anfitrião, São João no meio do rio abençoando nossa Corumbá, festerios, devotos, milhares de turistas que nos visitam. É a nossa forma de parabenizar pelo título merecido, Banho de São João “Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil”
Concorrente: Luciene Magalhães Baracat
O presente andor tradicional no Arraial do Banho de São João, onde os festeiros costumam levar o santo para banhar nas águas do Rio Paraguai, recentemente considerado Patrimônio Cultural Imaterial do Brasil, tipicamente fabricado em madeira, forrado com tecido de cetim vermelho, coberto com tule branco e enfeitado com bandeiras de fitas nas mesmas cores. O boneco representando São João confeccionado em feltro, bem como os cururueiros e as flores que compõem o andor.
Concorrente: Luziangela da Silva Borges
A imagem de São João em gesso pintado pela artesã Luziangela, com flores e bandeiras em crochê, com aplicação em meia pérola, a chita usada na base relembra nossas festas juninas. A base é feita com madeira de reaproveitamento, característica no trabalho de muitas artesãs de Corumbá. O arco com o balão nos remete aos balões que decoram nossas festas juninas. A cor que predomina na ornamentação é o verde, formando um jardim de flores para alegrar aqueles que vivem no Pantanal e que querem que a pandemia Covid-19 seja expulsa de nosso País e do mundo.
Concorrente: Marcelo da Silva Ribeiro
Andor confeccionado com: festão branco, fita metálica, papel crepom, E.V.A. com gliter, garrafas de vidro, luzes de led, capim metálico, recortes de revista, tecido brocado, papel holográfico e arame galvanizado.
Concorrente: Maria Lucinda Rodrigues da Silva
O andor está enfeitado de um pano de chita colorida em florezinhas vermelhas, amarelas e verdes. As flores que enfeitaram o santo em cores rosa, vermelho e amarelas com alguns botões pequenos e outros maiores.
Concorrente: Mailza Silva Gonçalves
Vamos reviver os bailes nas residências dos festeiros, após a levada do santo para banhar no Rio Paraguai!
Concorrente: Mayara Luiza da Silva Gonçalves
A maior festa religiosa de Corumbá está sofrendo adaptações. Nós, festeiros, não desceremos até às margens do Rio Paraguai para banhar nosso Santo. No entanto, com muita fé, devoção e agora precaução, o Santo e o andor já estão sendo arrumados em casa. Espalhando a alegria de sempre e recebendo os pedidos de casamento!
Concorrente: Nilza Hellensberger
Bonecos carregando o andor para o Banho de São João, representando o Registro do Patrimônio Cultural do Brasil.