Projeto

Este é um projeto interinstitucional envolvendo professores e alunos da Universidade Federal de Minas Gerais e da Universidade Federal de Viçosa, que pretendeu criar um corpus sistematizado de artigos científicos produzidos na língua portuguesa (PB), na variedade brasileira a partir de 2010.

O CAPB (Corpus Artigos Acadêmico de Português Brasileiro) objetivou:

  1. representar o uso do registro formal do PB em produções escritas de gêneros acadêmicos distintos, contemplando todas as Grandes Áreas da CAPES [1], e suas respectivas áreas de avaliação.
  2. desenvolver pesquisas linguísticas e textuais sobre, baseadas em corpus de textos acadêmicos, e publicar trabalhos de modo a ampliar a literatura existente sobre a Linguística de Corpus aplicada ao PB;
  3. desenvolver material didático para o ensino do registro formal do PB;
  4. formar alunos de graduação e de pós-graduação na coleta de dados e tratamento de dados e na utilização de corpus como ferramenta de pesquisa linguística e
  5. disponibilizar o corpus e/ou amostras dele para outros pesquisadores, professores e estudantes por meio de uma plataforma online.

De tal forma, o corpus contribuirá para os estudos da linguagem da língua em uso, relativos ao domínio acadêmico, podendo oferecer material de pesquisa para estudos sobre a interface sintaxe-semântica; os processos de gramaticalização e pragmaticalização em perspectiva sincrônica; os estudos sobre o léxico e a descrição do português escrito, entre outros.