A Copa do Mundo, a maior competição de futebol que existe atualmente, é organizada pela Fifa a cada quatro anos e tem o Brasil como o grande campeão, com cinco títulos.
A Copa do Mundo é uma competição internacional organizada pela Federação Internacional de Futebol a cada quatro anos. A Copa passou a ser realizada em 1930, com a primeira competição sediada e vencida pelo Uruguai. A escolha da nação-sede é determinada em eleições feitas pela própria Fifa.
Foto da seleção uruguaia de 1930. (colorida)
Escudo da seleção Uruguaia de 1930.
A primeira Copa do Mundo aconteceu em 1930, após muitos anos de tentativas de se organizar uma competição mundial de futebol. O início do evento está diretamente ligado ao surgimento da Fifa e sua atuação na popularização e profissionalização do futebol. A Federação foi fundada em 1904 e contou com a adesão inicial das seguintes nações: Bélgica, Dinamarca, França, Holanda, Espanha, Suécia e Suíça.
Os primeiros esforços na direção de se organizar uma competição como a Copa do Mundo foram realizados por um dos idealizadores da Fifa, o holandês Carl Anton Wilhelm Hirschman. Contudo, o grande responsável pela realização da primeira Copa do Mundo foi Jules Rimet, presidente da Fifa durante mais de trinta anos.
Os esforços de Jules Rimet concentraram-se na década de 1920, principalmente após o sucesso da competição de futebol realizada nos Jogos Olímpicos de 1924 e 1928 – ambos vencidos pelo Uruguai. A partir daí, as negociações pela realização de uma competição de futebol desvinculada do Comitê Olímpico Internacional (COI) intensificaram-se.
Com o passar dos anos e a popularização do futebol, a Copa do Mundo tornou-se um evento grandioso e que mobiliza uma quantidade de dinheiro gigantesca. A relevância da competição refletiu-se na quantidade de nações que participavam do evento.
Fonte: https://brasilescola.uol.com.br/educacao-fisica/copa-mundo.htm