I COLÓQUIO INTERNACIONAL 

 CONSTRUIR  POR PALAVRAS 

FIGURAÇÕES DO ESPAÇO NAS ARTES E LITERATURAS EUROPEIAS



27, 28 e 29 de NOVEMBRO DE 2023

Organização: Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias


Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa 


ANF. III 

APRESENTAÇÃO

O poeta Eugénio de Andrade (1923-2005) destaca que as palavras “Secretas vêm, cheias de memória”. Construir por palavras: eis a luta incessante de poetas, prosadores, dramaturgos e ensaístas. Cada objeto é revestido de sua concretude por meio da ação das palavras, que chegam a edificar paisagens completas. Todo um espaço ficcional pode ser construído por palavras, na sua dimensão mais ampla de campo e cidade e no seu componente mais íntimo da casa. Tanto no campo como na cidade (e também nas vilas), as relações sociais construídas por palavras podem ter lugar em espaços abertos ou em edifícios como cafés, repartições públicas, igrejas, grémios, bibliotecas, hotéis e vivendas. Romances como Os Maias (1888), de Eça de Queiroz, não podem prescindir desses espaços para a construção das relações sociais das personagens.


O tema do colóquio agora proposto terá uma abrangência eminentemente interdisciplinar, procurando construir momentos de diálogo e de reflexão conjunta sobre a forma como escritores portugueses e estrangeiros abordaram e teorizaram o conceito de “campo”, “cidade”, “edifício” ou “arquitectura”, sempre na sua estreita ligação com a sociedade.


No ano em que se celebram os 100 anos do nascimento de Eugénio de Andrade, hábil construtor de espaços com palavras, recordaremos textos como a Relação de casas boas e más para juízo dos arquitectos Carlos Loureiro e Pádua Ramos, sem esquecer nomes e obras destacados do panorama cultural português como Eça de Queiroz (A Cidade e as Serras, 1901) ou Aquilino Ribeiro (A Casa Grande de Romarigães, 1957). Do mesmo modo, não podemos deixar de referir autores, porventura, menos conhecidos, como Manuel Ribeiro (1878-1941), o qual, com a sua obra A Catedral (1920), ocupou um lugar central na discussão sobre o restauro arquitetónico, de cariz nacionalista, em Portugal nas primeiras décadas do século XX.


Para além disso, acolherá também propostas que incidam sobre os diálogos entre a Literatura e o ideário do Património Arquitectónico, através do olhar de autores estrangeiros, desde Thomas Hardy (How I built myself a house, 1865), Federico García Lorca (A Casa de Bernarda Alba, 1936), Italo Calvino (As cidades invisíveis, 1972), sem esquecer escritores do continente americano como Edgar Allan Poe (The Fall of the House of Usher, 1839), Thoreau (Walden, 1854) ou ainda o chileno Pablo Neruda ("Oda al edifício", in Odas Elementales, 1954).


A actividade agora apresentada é uma iniciativa das Linha de Investigação 3 "Tradições Estéticas e Artísticas na Cultura Portuguesa e Europeia", e da Linha de Investigação 5 "Modernidades", do Grupo de Investigação 4, “Literaturas e Culturas Europeias” do Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias da Universidade de Lisboa (CLEPUL). Tem como objectivo criar um elo entre os seus investigadores e a comunidade académica internacional.  

ORGANIGRAMA

Comissão Organizadora

Patrícia Monteiro (CLEPUL | FLUL)

Fernando de Moraes Gebra (CLEPUL | FLUL)


Cristiana Lucas (CLEPUL | FLUL)

Joana Balsa de Pinho (ARTIS-IHA | CLEPUL | FLUL)

Madalena Costa Lima (ARTIS-IHA | CLEPUL | FLUL)

Porfírio Pinto (CLEPUL | FLUL)

Rui Costa (CLEPUL | FLUL)

Susana Alves-Jesus (CLEPUL | FLUL)


Comissão Científica

Clara Moura Soares (ARTIS – IHA | FLUL)

Cristina Firmino Santos (UÉ)

Dionísio Vila-Maior (Uab)

Glória Marques Ferreira (Universidade de Jacarta | Indonésia)

Marília Futre Pinheiro (CLEPUL | FLUL)

Mário Vitor Bastos (CLEPUL | FLUL)

Nélia Cruz (FLUL)

Serafina Martins (CLEPUL | FLUL)



PROGRAMA

CHAMADA PARA TRABALHOS

O colóquio não terá restrições de cariz cronológico, pelo que serão bem-vindas propostas abrangentes que privilegiem os diferentes olhares de escritores (alguns deles também arquitectos) para o tema do património arquitectónico. O presente colóquio propõe, pois, um debate acerca dos pontos de convergência e divergência nas figurações dos espaços (campo, cidade, casa) nas artes europeias, e receberá trabalhos nos seguintes eixos temáticos:

 


ACEITAM-SE PROPOSTAS DE COMUNICAÇÃO EM WORD INDICANDO:





INSCRIÇÕES

DATAS IMPORTANTES

Data limite de envio de propostas: 18 de Setembro de 2023

Notificação de resultados: 30 de Setembro de 2023


MODALIDADES

Participante com comunicação: 30,00 eur.

Assistência: 20,00 eur.


Entrada livre para investigadores integrados e colaboradores do CLEPUL.


Apoio institucional:

Actividade financiada por fundos nacionais através da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia, I. P.,no âmbito do projecto UIDB/00077/2020

CONTACTOS

Centro de Literaturas e Culturas Lusófonas e Europeias

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa

Alameda da Universidade, 1600-214 Lisboa (Portugal)

Telef.: + 351 217 920 044

construirporpalavras@gmail.com