Candidato principal da Lista B
ao Conselho Geral da Universidade do Porto
“Visto a camisola da Universidade todos os dias. E faço-o com orgulho, dedicação e sentido institucional.”
Sou, acima de tudo, um rosto próximo da U.Porto. Estudei nesta casa, trabalhei como professor durante mais de uma década, e desde 2005 desempenho funções na Universidade, onde construí um percurso assente no rigor, no serviço público e na ligação constante com a comunidade académica.
Sou licenciado em Ensino da Biologia e Geologia pela Faculdade de Ciências da U.Porto, onde concluo atualmente o Doutoramento em Ensino e Divulgação das Ciências. Integro o grupo de investigação SEI (Inovação Social e Educacional), no CIIMAR, e tenho colaborado na produção de conteúdos pedagógicos e científicos, nacionais e internacionais e em cursos PRR.
Nos últimos anos, tenho estado na linha da frente de algumas das iniciativas mais relevantes da Universidade — da Universidade Júnior, que coordeno desde 2006, à Mostra da U.Porto, passando pela dinamização de iniciativas de comunicação de ciência e ligação à sociedade civil. Coordenei alguns projetos europeus e continuo a trabalhar na captação de financiamento e na promoção do impacto dos nossos programas.
Mas é no Conselho Geral da Universidade do Porto que também concentrei alguma parte da minha ação institucional. Fui membro eleito entre 2017 e 2021, e desde então acompanho diretamente o funcionamento do órgão, prestando apoio técnico e estratégico nas reuniões, na elaboração de atas, na gestão de documentos, e na articulação entre membros e serviços da Universidade, bem como um apoio muito próximo ao Presidente do Órgão.
Conheço profundamente o funcionamento do Conselho Geral — não só os seus procedimentos, mas sobretudo o seu papel central na definição da estratégia institucional da U.Porto. Ao longo do tempo, participei em TODAS as comissões de trabalho do órgão, onde se discutem os grandes temas da vida universitária: financiamento, planeamento, avaliação, educação e investigação, relação com a Sociedade, coesão e futuro.
Candidato-me com o compromisso claro de continuar a representar os colegas com responsabilidade, conhecimento e proximidade. Quero continuar a dar voz a quem, como eu, trabalha diariamente nos bastidores da Universidade, mas com impacto direto no seu presente e no seu futuro.
Porque a Universidade do Porto também se constrói com o nosso trabalho. E com a nossa voz.
JUNTOS SOMOS +U.PORTO