Eleições para o Conselho Geral - 14 e 15 de junho de 2021

Lista B

Por uma Universidade de Qualidade, Unida, Sustentável e Voltada para o Futuro

A nossa visão | Delegada | Efetivo | Suplente | Vídeo

As Eleições para o Conselho Geral

Apresentamo-nos às eleições para o Conselho Geral dos dias 14 e 15 de junho de 2021, convictos da responsabilidade deste órgão na definição de uma orientação estratégica e do futuro da Universidade.

Apelamos à Vossa participação, para que a nossa Universidade reflita a sua vida interna e não apenas as rotinas do processo institucional.


Os Valores

Os valores da nossa lista assentam na união, na qualidade, na sustentabilidade e numa visão orientada para o futuro que tenha sempre presente o bem-estar social.


A Nossa Visão

Assente nos valores da união, qualidade, sustentabilidade e de uma visão orientada para o futuro que tenha sempre presente o bem-estar social, a lista B considera muito importante a valorização e a afirmação do trabalho que diariamente desenvolvemos para, em conjunto, construirmos um discurso responsável, coerente e eficaz.

Para nós importa reforçar, reconhecer e valorizar o papel fundamental dos trabalhadores não docentes como motor de funcionamento e desenvolvimento da Universidade do Porto. Amplificamos ainda a noção de uma cultura positiva baseada no diálogo e na partilha de ideias e de experiências, valorizando a abertura e a reflexão crítica sobre o que fazemos hoje, para melhorarmos o amanhã.

Diariamente, estamos todos a construir a Universidade do Futuro


Os Princípios

– Definição da estratégia e da ação

Propomo-nos defender estratégias que respondam aos novos desafios com ações transversais solidárias e sustentáveis, bem como o desenvolvimento de mecanismos eficazes de comunicação interna.

– Apreciação e supervisão dos atos de gestão

Seremos um membro atento e empenhado, que pugnará pela defesa de modelos de gestão que tenham como primazia a valorização das Pessoas e da Instituição.

Proposta de iniciativas ao bom funcionamento da instituição

Apresentaremos e/ou apoiaremos iniciativas integradoras e inclusivas que promovam a motivação, compensem o mérito, simplifiquem processos, maximizem a produtividade e racionalizem custos de funcionamento. Entendemos a importância de uma maior e melhor participação do corpo não docente nos Órgãos de Gestão da Universidade, traduzida numa proporcionalidade mais adequada à realidade, que minimize o diferencial representativo dos vários corpos.

– Valorização pessoal e profissional dos trabalhadores

Entendemos a importância de ações de formação eficazes e adequadas à realidade dos trabalhadores, bem como a gestão de carreira por meio da definição de critérios de evolução profissional, que visem dar resposta às expectativas e motivações dos trabalhadores. A Partilha e o Conhecimento podem igualmente ser estimulados através da participação em programas de mobilidade internacional (ex.: ERASMUS).

As medidas e os mecanismos de apoio aos trabalhadores, a formação, a prática reflexiva e a definição de objetivos a curto e longo prazo são alguns dos ingredientes importantes para uma carreira profissional bem sucedida.