COMUNICAÇÃO 1.3
COMUNICAÇÃO 1.3
CONSTRUÇÃO E VALIDAÇÃO DE UM PROGRAMA EDUCATIVO DE REABILITAÇÃO RESPIRATÓRIA NA PROMOÇÃO DA QUALIDADE DE VIDA E BEM-ESTAR DE DOENTES COM PARKINSON
Ricardo Loureiro, UICISA: E, ESEnfC, ricardo_loureiro_1@hotmail.com
Joana Bernardo, UICISA: E, ESEnfC, joana_bernardo@live.com.pt
Daniela Cardoso, UICISA: E, ESEnfC, Joanna Briggs Institute, dcardoso@esenfc.pt
Albertina Oliveira, FPCEUC, aolima@fpce.uc.pt
Margarida Pedroso de Lima, FPCEUC, mplima@fpce.uc.pt
A doença de Parkinson compromete negativamente a qualidade de vida das pessoas, constatando-se que os programas educativos assumem uma grande importância, no sentido de lhes potenciar um maior envolvimento no seu processo de saúde-doença. Objetivos: É nosso propósito conceber e testar um programa de Reabilitação Respiratória, na doença de Parkinson, investigando-se o seu impacto na qualidade de vida e no bem-estar físico e emocional dos doentes. Metodologia de investigação: Será utilizada a metodologia das intervenções complexas, delineado pelo Medical Research Council. O nosso projeto compreende três fases. Na primeira fase, de Desenvolvimento da Intervenção, irá realizar-se uma scoping review e entrevistas de grupo focal, a cidadãos com doença de Parkinson, emergindo a primeira versão do programa de Reabilitação Respiratória. Na segunda fase, denominada de Viabilidade, será realizado um teste de campo e, posteriormente, o programa será apresentado a um painel de peritos, sendo reformulado, resultando na segunda versão. Na terceira fase, Avaliação, será implementado o programa de Reabilitação Respiratória (estudo quasi-experimental, com grupo experimental e grupo de controlo), através de um estudo piloto, e serão realizadas entrevistas de grupo focal (componente qualitativa). Conclusões: Com a realização do presente estudo, esperamos disponibilizar um programa educativo de Reabilitação Respiratória, que melhore os níveis de qualidade de vida e bem-estar em doentes com Parkinson, sendo expectável produzir evidência no sentido de os habilitar com estas estratégias, fomentando a sua integração na gestão do quotidiano. Este estudo será o primeiro passo para posterior estudo de avaliação da efetividade deste programa, a ser implementado numa instituição de Saúde.
Palavras-chave: doença de parkinson, programa educativo de reabilitação respiratória; qualidade de vida; bem-estar físico e emocional.