Saiba mais sobre os oradores que irão participar no Congresso Comunicar 2024
Sessão de Abertura
Diretora da Fundação Altice desde novembro de 2023.
Engenheira e gestora com paixão pelas telecomunicações, sustentabilidade, comunicação e educação.
Experiente Gestora Executiva e C-Level Executive, com vasta e profunda experiência no sector das telecomunicações, com posições de liderança em sustentabilidade, comunicação, marketing e desenvolvimento de negócio, a nível nacional e internacional. Desempenhou diversas funções técnicas, de gestão e direção, nomeadamente em gestão de produtos e portfólio, consultoria técnica e de negócio, gestão de clientes e mercados, desenvolvimento de negócio, marketing e comunicação e gestão de projetos. Experiência de ensino a nível universitário.
Licenciado em Eng.ª Eletrotécnica pelo Instituto Superior Técnico/Universidade de Lisboa (1976), Mestre em Engª Biomédica e de Reabilitação pela Universidade de Dundee, Escócia, (1988) e Doutorado pela Universidade do País Basco, Espanha (2006). Desenvolve atividades no domínio das Tecnologias de Apoio desde 1978, é Investigador (aposentado) da Universidade de Lisboa e diretor da ANDITEC. Professor convidado de Universidades nacionais e internacionais em Eng.ª Biomédica e de Reabilitação. As áreas científicas em que atualmente desenvolve atividade, incidem sobretudo nos domínios das Tecnologias de Apoio para Necessidades Complexas de Comunicação bem como na Formação especializada de profissionais em Tecnologias de Apoio.
Sessão Inaugural - Inteligência Artificial e Comunicação Aumentativa - Mito ou Realidade?
Professor Afiliado Sénior na Universidade Católica Portuguesa e presidente da AAATE – Association for the Advancement of Assistive Technology in Europe. Com formação em Controlo e Robótica, tem estado envolvido em projetos destinados ao desenvolvimento de tecnologias de apoio robóticas para permitir que crianças com disfunções neuromotoras participem em atividades lúdicas e académicas.
Atual coordenador do Conselho Nacional para as Ciências da Saúde da Universidade Católica Portuguesa. Diretor do Instituto de Ciências da Saúde entre 2014 a 2022. Foi até Fevereiro de 2004, Professor Catedrático de Neurologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e Diretor do Serviço de Neurologia do Hospital de Santa Maria em Lisboa.
Foi, ainda, presidente da Sociedade Portuguesa de Neurologia entre 1989-1992 e presidiu à International Neuropsychological Society entre 2001-2002.
É autor de mais de 200 artigos e capítulos científicos e de alguns livros sobre as Ciências do Cérebro.
De entre os prémios recebidos salienta-se o Grande Prémio Bial de Medicina e o Distinguished Career Award da International Neuropsychological Society.
Paulo Dimas é o CEO do Center for Responsible AI, um consórcio liderado pela Unbabel que junta startups de IA, um escritório de advocacia, centros de investigação e empresas líderes do setor com a missão de desencadear a próxima geração de produtos de IA orientados pelos princípios e tecnologias da IA Responsável.
Na Unbabel, Paulo Dimas é o Vice-Presidente de Inovação de Produtos, contribuindo para a construção da primeira plataforma de operações linguísticas do mundo que combina IA e inteligência humana. As suas contribuições ajudaram a Unbabel a alcançar o top 3 das Empresas Mais Inovadoras do Mundo na categoria Enterprise pela Fast Company (em 2020).
Sessão 1 - Acessibilidade Digital - Reabilitação
Licenciado em Ciências da Nutrição (FCNAUP) e Licenciado em Fisioterapia (ESS-IPS).
Mestre em Ciência Cognitiva (UL)
Doutorando em Ciências da Saúde (UdC)
Membro do CI-IPOP e IPOP/ Porto Comprehensive Cancer Centre(& RISE@CI-IPOP)
Diretor Técnico na APELA - Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica.
Terapeuta da Fala Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, Pós-Graduada em Supervisão Clínica e Gestão de recursos em Terapia da Fala e em Necessidades complexas de comunicação.
Terapeuta da fala na APELA (Associação Portuguesa de Esclerose Lateral Amiotrófica). Professora colaboradora em diversas Escolas Superiores e Institutos de Saúde nos cursos de licenciatura e pós-graduações para terapeutas da fala, nos temas de necessidades complexas de comunicação adquiridas no adulto.
É professora auxiliar na Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa e diretora do Value for Health CoLAB, um laboratório colaborativo da rede da Fundação para a Ciência e Tecnologia. É investigadora integrada no Comprehensive Health Research Center, na Nova Medical School da Universidade Nova de Lisboa. Tem o doutoramento em Neurociências pela Faculdade de Medicina da Universidade de Lisboa, mestrado em Engenharia da Saúde pela Universidade Católica Portuguesa, licenciatura em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico. Ao longo da sua vida profissional tem trabalhado em projetos nacionais e internacionais que conciliam as áreas da Engenharia e Saúde, em investigação e inovação. Trabalhou em empresas de desenvolvimento tecnológico na área da Saúde e Reabilitação, em funções de inovação, formação e desenvolvimento de produto. Dedica parte da sua investigação a tópicos relacionados com o desenvolvimento de interfaces homem-máquina para pessoas com disfunções neuromotoras, em particular a Esclerose Lateral Amiotrófica.
Licenciada em terapia ocupacional pela Escola Superior de Saúde de Alcoitão (ESSA) em 2013.
Especializada em Integração Sensorial.
Trabalhou em diversas instituições em contexto de CACI durante 7 anos. Trabalhou em duas escolas de ensino especial em Nova Iorque.
Atualmente intervém com crianças em contexto escolar e clínico.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Politécnico de Leiria. A frequentar o mestrado na mesma área na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Com pós-graduações nas áreas da Comunicação e da Disfagia Orofaríngea, além de formação específica em Pluralidades da Comunicação na Demência. Realiza a sua atividade clínica no CNS - Campus Neurológico de Torres Vedras dedicada à área das doenças neurodegenerativas e centrada em promover o bem-estar e a qualidade de vida dos utentes.
Sessão 2 - Acessibilidade Digital - Educação Inclusiva
Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências da Saúde e Enfermagem da Universidade Católica Portuguesa e investigadora integrada no Centro de Investigação Interdisciplinar em Saúde, onde dinamiza o grupo de trabalho Mente, Cérebro e Educação. É psicóloga da educação, doutorada em Ciências da Saúde e escreveu o ensaio «Mente, Cérebro e Educação» (2023, FFMS) e, em co-autoria, «Quando o Cérebro do Seu Filho Vai à Escola» (2017) e «Neuromitos» (2020, Contraponto).
Tem aliado a investigação à divulgação da ciência transdisciplinar.
Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina de Lisboa. Especialista em Fisiatria (Internato Complementar no Centro de Medicina de Reabilitação do Alcoitão).
Fez parte da Direção da Secção de Pediatria do Desenvolvimento da Sociedade Portuguesa de Pediatria - como Presidente e posteriormente como Vice presidente. Fez parte da Direção da Secção de Reabilitação Pediátrica da Sociedade Portuguesa de Medicina Física e de Reabilitação, tendo estado envolvida na sua criação.
Atualmente faz parte do grupo coordenador do Programa de Vigilância Nacional de Paralisia Cerebral e colabora como docente na Formação Avançada em Tecnologias de Apoio para a Inclusão (FATAI) na Universidade Católica de Lisboa.
Professora de Matemática e com formação em Tecnologias de Apoio para a Inclusão, é mãe da Matilde, uma criança com deficiência e com Necessidades Complexas de Comunicação.
Nos últimos anos tem-se dedicado à CAA, fazendo sessões de partilha de conhecimentos em vários contextos e para várias idades, nomeadamente, indo às escolas do pré-escolar e do 1. ° Ciclo apresentar o seu livro "A primeira aula", onde aborda o tema da deficiência e da comunicação.
Ativa nas redes sociais, criou o grupo Utilizadores e potenciais utilizadores do Grid3 - CAA | Facebook juntamente com a Sara Rodrigues e, recentemente, com a Liliete Santos, onde procura divulgar e ajudar os seus membros na utilização do referido software.
Docente de Educação Especial.
Experiência de 37 anos a trabalhar no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral de Lisboa com diversas patologias neuro-motoras. Responsável da UTAAC- Unidade de Técnicas Aumentativas e Alternativas de Comunicação do CRPCCG, onde se dedicou às áreas de Avaliação-Intervenção-Formação na área da Comunicação Aumentativa.
Responsável por diversos projetos de investigação a nível nacional e internacional na área da Comunicação Aumentativa e Tecnologias de Apoio.
Docente convidada em diversas Universidades a nível Nacional e Internacional na área da Avaliação e Intervenção em Comunicação Aumentativa.
Psicóloga Clínica e Educacional com Especialidade Avançada em Neuropsicologia Clínica e Intervenção Precoce; atividade profissional exercida ao longo de 40 anos de trabalho em equipa, na área da neuroreabilitação e inclusão de crianças e jovens com Perturbações do Neurodesenvolvimento.
Licenciado em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal com estágio curricular em Fonoaudiologia na Universidade de São Paulo. Pós-graduado em Intervenção Multidisciplinar nas Perturbações do Espetro do Autismo pelo CRIAP. Formação Avançada em Tecnologias de Apoio à Inclusão, pela Universidade Católica Portuguesa. Terapeuta da Fala no Hospital Garcia de Orta - Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal. Atual Presidente da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala e parte dos Órgãos Sociais desde 2011. Formador e Orientador de Estágios. Experiência clínica com crianças, jovens e adultos com Perturbação do Espetro do Autismo e suas famílias/cuidadores.
Mestranda em Terapia da Fala, na Escola Superior de Saúde do Instituto Politécnico de Setúbal. Licenciada em Terapia da Fala, pela Escola Superior de Saúde Egas Moniz. Pós-graduada em Perturbações do Neurodesenvolvimento em Pediatria do Diagnóstico à Intervenção, pela Universidade Católica Portuguesa; Pós-graduada em Comunicação Aumentativa e Alternativa da Infância à Idade Adulta, pelo Instituto CRIAP; Formação Avançada em Tecnologias de Apoio à Inclusão, pela Universidade Católica Portuguesa; Especialização Avançada em Perturbações do Desenvolvimento da 1ª Infância à Adolescência, Instituto CRIAP; Desde 2015, Terapeuta da Fala no Hospital Garcia de Orta - Centro de Desenvolvimento da Criança Professor Torrado da Silva da Unidade Local de Saúde Almada-Seixal. Formadora e Orientadora de Estágios.
Sessão 3 - Acessibilidade Digital - Projetos Fundação Altice
Daniel Freitas é mestre em Interação Humano-Computador pela Carnegie Mellon University e licenciado em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores pelo Instituto Superior Técnico.
Atualmente, exerce funções como consultor na Fundação Altice, onde coordena e desenvolve projetos que visam promover a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) em benefício da inclusão social, escolar e profissional de populações em situação de vulnerabilidade, em particular, pessoas com deficiência.
Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Faculdade de Motricidade Humana, tendo realizado estágio na área das Dificuldades de Aprendizagem e Psicomotricidade. Seminário de investigação em Tecnologias de Apoio.
Gestora de projetos na área de Desenvolvimento de Soluções Digitais da Fundação Altice há cerca de 5 anos.
Mestre em Bibliotecas Escolares e Gestão da Informação. Exerce funções de Coordenador Interconcelhio da Rede de Bibliotecas Escolares e como membro do Gabinete Coordenador da Rede de Bibliotecas Escolares, desde 2010.
Acompanha o projeto “Todos Juntos Podemos Ler” e a formação contínua de docentes, promovida pela Rede de Bibliotecas Escolares, desde. É Formador pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua, na área das Bibliotecas Escolares e da Didática da História.
Responsável do projeto TJPL (desde 2011)
Responsável pela formação RBE (desde 2024)
Professor auxiliar do Departamento de Comunicação e Arte da Universidade de Aveiro e vice-coordenador da unidade de Investigação DigiMedia - Digital Media and Interaction.
Desde 2009 é investigador responsável do Campus Lab, uma iniciativa de I&D em parceria com a Fundação Altice, de onde resultaram produtos como o Campus by Fundação Altice, Fora d’aulas, rede GPS, miOne e ColLab. Desenvolve investigação em áreas relacionadas com Technology-Enhanced Learning.
Sessão de Encerramento
Davys é violinista, musicoterapeuta e maestro de Orquestras Infantis com uma vasta experiência profissional. Tem promovido o desenvolvimento de orquestras infantis para democratizar a aprendizagem musical no primeiro e segundo ciclos do ensino básico e a intervenção em Musicoterapia.
Davys foi recentemente galardoado com o título de Doutor Europeu em Educação pela Universidade de Aveiro (Portugal) com a tese “Inclusão de Crianças com Paralisia Cerebral no Ensino Artístico Especializado da Música: Da Investigação à Ação” e durante o desenvolvimento do seu doutoramento, realizou um estágio doutoral no Departamento de Informática Musical da Universidade de Milão (Itália).
A sua atual área de investigação centra-se na promoção da participação de todas as crianças nos processos de ensino/aprendizagem da música, fazendo sobressair o melhor de cada uma delas para que não seja necessário falar de inclusão.
Atualmente, os termos mais frequentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural com ênfase nas Ciências da Educação são: Paralisia Cerebral; Cancro em crianças; Cuidados Pediátricos; Comunicação; Investigação-Ação; Musicoterapia; Aprendizagem Musical; Educação Musical; Expressões Musicais; Tecnologia Musical; Aprendizagem reforçada pela tecnologia; TIC; Tecnologia Assistiva e Inclusão