Está pensando em suicídio?
Para participar da Campanha é suficiente utilizar os materiais disponibilizados pela (e com o selo da) Concafras Global Prevenção ao Suicídio e, durante o ano, realizar as atividades listadas abaixo (novas atividades serão adicionadas com o tempo).
As atividades prezam pela educação, conscientização e prevenção do suicídio e podem ser realizadas com diferentes públicos (crianças, jovens e adultos). Você encontrará uma descrição e como realizar cada atividade, além de materiais para download. Em caso de dúvidas, contate-nos!
Você pode realizar essas atividades, que promovem a valorização da vida, no seu núcleo familiar, na sua comunidade local, ou até mesmo a nível nacional ou mundial. Realize atividades da Campanha durante todo o ano e não apenas no mês de prevenção ao suicídio (que é setembro).
Se participa de algum grupo ou conhece pessoas interessadas na valorização da vida, convide-as a se juntar a você e, assim, fazer com que a Campanha tenha um alcance ainda maior. E, não se esqueça de preencher o formulário de adesão à Campanha.
O que é: uma reunião, em dia e horário fixos, pelo menos uma vez por semana, para o estudo do Evangelho de Jesus à luz da Doutrina Espírita e a oração em conjunto.
Objetivo: criar o hábito da oração em conjunto, que permite higienizar espiritualmente o ambiente por meio de pensamentos e sentimentos elevados em momentos de prece, paz e união; fortalecer os laços de união e entendimento mútuo entre as pessoas; e, incentivar a reforma moral cristã do ser a partir das lições de Jesus.
Funcionamento: você (e seu grupo) pode: fazer no próprio lar (com os familiares que desejarem participar); propor para outras pessoas fazerem (explicando como funciona e participando com elas); realizar cultos específicos para os espíritos de suicidas, seus familiares e as pessoas com pensamento ou ideação suicida.
Material: download.
Conheça ainda a Campanha Mundial do Evangelho em Casa. Acesse: www.globaljesus.net
O que é: um trabalho que se desenvolve em locais públicos (como rodoviárias, aeroportos, repartições públicas, comércios, hospitais, praças, ruas...) e nas mídias sociais (Facebook, WhatsApp, Instagram, Telegram...) visando a entrega de mensagens curtas.
Objetivo: divulgação de mensagens impressas e virtuais que portam esclarecimento, consolo e fomentem a alegria de viver com a fé no futuro.
Funcionamento: você (e seu grupo) pode: imprimir as mensagens e se dirigir a um local público, preferencialmente movimentado, e fazer a distribuição aos transeuntes; e, escolher algumas redes sociais e compartilhar as mensagens virtuais com seus contatos bem como nos grupos que participa, convidando também as pessoas a compartilharem, curtirem e comentarem.
Material: download.
O que é: uma reunião voltada para um público geral e realizada em grupos, associações, escolas, universidades, empresas, etc., bem como em canais de rádio, TV e nas redes sociais.
Objetivo: levar estatísticas e esclarecimentos, quebrar tabus e evidenciar a alegria de viver através da reforma íntima e de saber suportar, com calma e resignação, as aflições da vida.
Funcionamento: você (e seu grupo) pode: oferecer e ministrar palestras sobre a prevenção ao suicídio, delimitando o conteúdo a ser abordado conforme o público ou espectadores. Se possível, divulgue o dia, horário e local da palestra com antecedência a fim de ter um maior alcance, bem como ver a possibilidade de gravar e depois disponibilizar nas redes sociais para posterior compartilhamento.
Material: download.
O que é: atividades que podem ser desenvolvidas para e com o público jovem.
Objetivo: levar esclarecimentos, evidenciar a alegria de viver e oportunizar o envolvimento de jovens na prevenção ao suicídio.
Funcionamento: você (e seu grupo) pode: oferecer e ministrar palestras sobre a prevenção ao suicídio voltadas para o público jovem; e, envolver os jovens na realização de ações que visem a prevenção ao suicídio.
Material: download.
O que é: atividades que podem ser desenvolvidas para e com crianças.
Objetivo: levar esclarecimentos e evidenciar a alegria de viver nas crianças.
Funcionamento: você (e seu grupo) pode: oferecer e ministrar palestras sobre a prevenção ao suicídio voltadas para o público infantil; e, realizar ações que envolvem a participação de crianças na prevenção ao suicídio.
Material: download.