>>>> Salas dos minicursos | Listagem em PDF <<<<
Apenas para os inscritos nos minicursos.
>>> LISTAS DOS INSCRITOS NOS MINICURSOS:
1) Produção de artigos científicos em Educação em Ciências: desafios e dicas | PDF
2) Complexidade contraditória das condições de Professores de Ciências: quais são os seus desejos de intervenção, as suas possibilidades de ação e os desafios que enfrentam? | PDF
3) Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências | PDF
4) Sugestões de atividades práticas em laboratórios multidisciplinares para desenvolver o Método de Investigação Científica no ensino de Ciências | PDF
5) Zoologia Cultural: Impulsionando o ensino de ciências no âmbito da zoologia | PDF
6) Identificação morfológica de insetos vetores de Doenças Tropicais Negligenciadas | PDF
7) Introdução à Paleontologia: Conhecendo os fósseis de Picos | PDF
>>> Inscrições nos minicursos encerradas!!! <<<
1) Produção de artigos científicos em Educação em Ciências: desafios e dicas
Modalidade: Presencial
Ministrante: Prof. Dr. Alexandre Leite dos Santos Silva
Nº de vagas: 15
Breve descrição do minicurso
O curso, que se baseia nas vivências do ministrante como autor, revisor e editor, visa discutir sobre os desafios e fornecer dicas para a produção de artigos científicos na área de Educação em Ciências. Será uma apresentação dialogada com o fornecimento de material em formato digital. Alguns artigos serão analisados quanto à sua estrutura. Os participantes sairão do Curso estimulados e com dicas para melhorarem a sua produção científica, especialmente para a publicação em periódicos da área de Educação em Ciências.
2) Complexidade contraditória das condições de Professores de Ciências: quais são os seus desejos de intervenção, as suas possibilidades de ação e os desafios que enfrentam?
Modalidade: Remoto
Ministrante: Prof. Dr. Leandro Silva Moro
Inscreva-seNº de vagas: 20
Breve descrição do minicurso
No desenvolvimento do minicurso, prevê-se a adoção de um tom inquisitivo, porque nos convida ao diálogo e à reflexão, como o próprio título sugere. Assim, o objetivo é propor aos participantes problematizações e perspectivas de percepção e análise das contraditórias condições de formação e atuação docente para que avancem na compreensão de si mesmos como profissionais necessários, bem dos contextos históricos, culturais e organizacionais que integram e os desafiam. Defende-se que muitas são as possibilidades de perceber, analisar e avançar na compreensão dessa temática na atualidade. Então, enseja-se a partir dos movimentos de contrários: desejos de intervenção; possibilidades de ação; e desafios que os docentes enfrentam, pois esses estão diretamente relacionadas a diversas variáveis: trajetória de formação e atuação, valorização profissional, condições de trabalho historicamente constituídas, políticas públicas, “sistema educacional” e outras. A avaliação será processual, considerando a condição mais ativa dos participantes, por meio do engajamento comportamental (comprometimento com as atividades propostas) e cognitivo (questionamentos e argumentações) via câmera, microfone ou chat da plataforma digital utilizada para a realização do minicurso.
3) Metodologias Ativas para o Ensino de Ciências
Modalidade: Remoto
Ministrante: Profa. Dra. Flávia Machado dos Reis
Nº de vagas: 50
Breve descrição do minicurso
O minicurso tem por objetivo apresentar e discutir com os participantes duas metodologias ativas para o Ensino de Ciências. As metodologias que serão apresentadas são a sala de aula invertida e a rotação por estações. O minicurso terá um formato teórico-prático. Haverá discussões teóricas sobre as metodologias ativas apresentadas e como prática os cursistas serão convidados a planejar uma aula utilizando uma das metodologias ativas e compartilhar com os demais participantes.
4) Sugestões de atividades práticas em laboratórios multidisciplinares para desenvolver o Método de Investigação Científica no ensino de Ciências
Modalidade: Presencial
Ministrante: Taciana Rocha dos Santos (Mestre) / Lhaís Suelen Soares Leal (Mestre) / Alciene Pacheco da Silva (Mestre)
Nº de vagas: 20
Breve descrição do minicurso
Com uma proposta investigativa, o minicurso pretende fomentar conceitos e demonstrar as etapas do método científico sugerindo atividades práticas de laboratórios para despertar a curiosidade e o questionamento em resolver situações-problema, relacionando diversas áreas de conhecimento, e utilizando procedimentos e linguagens adequados à investigação científica.
5) Zoologia Cultural: Impulsionando o ensino de ciências no âmbito da zoologia
Modalidade: Presencial
Ministrante: Profa. Dra. Áurea Aguiar Cronemberger
Nº de vagas: 15
Breve descrição do minicurso
A Zoologia é a ciência na qual se estuda a diversidade animal e suas definições. Estamos cercados de animais no nosso cotidiano, mas possuímos pouco conhecimento científico e formal sobre zoologia, tampouco nos enxergamos como elementos dessa ciência. Muitas vezes, apenas na escola é que entendemos zoologia sob uma abordagem científica e, a partir disso, conseguimos perceber a diversidade morfológica, entender sobre os sistemas de classificação e sobre os conceitos evolutivos básicos. No entanto, no ensino tradicional de ciências sobre a zoologia, a diversidade animal é demonstrada de maneira abstrata, através de poucas imagens esquemáticas em livros didáticos. Em contraste com esse cenário, a Zoologia Cultural apresenta-se como uma ferramenta didática importante, por trazer à tona a presença de elementos da zoologia em diferentes manifestações da cultura, impulsionando os educandos a perceberem os animais em seus cotidianos e assim assimilar o conhecimento científico sobre eles. Nesse contexto, a proposta desse minicurso é refletir sobre as potencialidades pedagógicas que a Zoologia Cultural proporciona para o ensino de ciências, e apresentar ideias para a abordagem dessa ferramenta, aproveitando recursos tecnológicos atuais.
6) Identificação morfológica de insetos vetores de Doenças Tropicais Negligenciadas
Modalidade: Presencial
Ministrante: Profa. Dra. Ana Carolina Landim Pacheco
Nº de vagas: 15
Breve descrição do minicurso
Este minicurso tem por objetivo apresentar conceitos, metodologias de monitoramento de insetos vetores de doenças tropicais negligenciadas (DTNs) que afetam principalmente, mas não exclusivamente, populações pobres nas regiões mais vulneráveis e miseráveis do planeta. Abordaremos dois grupos: 1. Os culicídeos que são os mais importantes vetores de doenças, com os gêneros Culex, Aedes, e Anopheles transmitindo muitos patógenos humanos incluindo os causadores da malária, dengue, zika, chikungunya, febre amarela, e filariose; e os triatomíneos, insetos hematófagos, pertencentes à subfamília Triatominae (Hemiptera: Heteroptera: Reduviidae) tem três principais gêneros no Brasil: Panstrongylus, Rhodnius e Triatoma, e são os vetores da Doença de Chagas.
7) Introdução à Paleontologia: Conhecendo os fósseis de Picos
Modalidade: Presencial
Ministrante: Prof. Dr. Paulo Victor de Oliveira
Nº de vagas: 60
Breve descrição do minicurso
O minicurso abordará as seguintes temáticas:
1. Introdução à Paleontologia
1.1. Definição
1.2. Conceitos básicos
1.3. Tipos de fósseis
1.4. Locais onde os fósseis se formam
1.5. Fossilização
2. Potencial Paleontológico de Picos
2.1. História das pesquisas paleontológicas em Picos
2.2. Caracterização paleoambiental
2.3. Afloramentos fossilíferos locais
2.4. Fósseis encontrados em Picos
2.5. Ameaças ao patrimônio paleontológico local
2.6. Importância da preservação
Como levar esse conhecimento à comunidade escolar e à população em geral?