Colóquio “A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas”
Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024)
Lisboa Pessoa Hotel/Biblioteca Nacional de Portugal
5 e 9 de Dezembro de 2024
Colóquio “A Mensagem de Fernando Pessoa: Leituras Filosóficas”
Nos 90 anos do livro Mensagem (1934-2024)
Lisboa Pessoa Hotel/Biblioteca Nacional de Portugal
5 e 9 de Dezembro de 2024
Participantes
Bartholomew Ryan é filosofo, músico e investigador no IFILNOVA, Universidade Nova de Lisboa. É o coordenador do grupo de pesquisa Formas de Vida e Práticas da Filosofia no IFILNOVA. Entre as suas várias publicações que interpenetram a filosofia e a literatura, é autor de Critical Lives: Fernando Pessoa (Reaktion Books, 2024) e Kierkegaard´s Indirect Politics: Interludes with Lukács, Schmitt, Benjamin and Adorno (Brill, 2014). Atualmente está a escrever um livro chamado James Joyce: The Unfolding Art of Flourishing and Decay (Oxford University Press, 2025). É co-editor dos livros: Fernando Pessoa and Philosophy: Countless Lives Inhabit Us (co-editor, Rowman & Littlefield, 2021); Nietzsche e Pessoa: Ensaios (co-editor, tinta da china, 2016); e Nietzsche and the Problem of Subjectivity (co-editor, De Gruyter, 2015). Ensinou em várias universidades do Brasil à Índia, e em Lisboa, Berlim, Oxford, Aarhus, Bishkek, Zagreb e Split. É compositor e músico da banda internacional The Loafing Heroes (lançaram seis álbuns entre 2009 e 2019); da formação de áudio experimental Headfoot, e lançou um solo álbum chamado ‘Jabuti’ (sob o nome Loafing Hero) em 2022.
Cinzia Russo é doutora em Filosofia das Ciências Sociais e Comunicação Simbólica com a tese doutoral: Iconologia do poder em Portugal no século XVI: a imagem régia de Dom Sebastião. Colabora com a Faculdade de Ciências Políticas da Università degli Studi di Trieste. Tem obtido bolsas de investigação e aperfeiçoamento no estrangeiro. Tem participado em projectos de investigação científica financiados pelo Ministero dell’Istruzione, dell’Università e della Ricerca, pela Università degli Studi di Trieste e pela Università degli Studi dell’Insubria di Varese. Tem sido oradora em vários Colóquios Internacionais na Itália e no estrangeiro. Conta com numerosas publicações em revistas especializadas e em obras colectivas na Itália, Portugal e França.
Fabrizio Boscaglia é subdiretor do mestrado em Ciência das Religiões da Universidade Lusófona, onde é professor e investigador do LusoGlobe. Doutor em Filosofia pela Universidade de Lisboa, com uma tese sobre Fernando Pessoa e o Islão. Os seus interesses de investigação são: a receção e a presença do Islão no pensamento e na cultura portuguesa contemporânea; Fernando Pessoa; o Sufismo (a mística islâmica). Autor e coordenador de publicações académicas a nível internacional, entre as quais Orpheu Filosófico: a Geração de Orpheu entre Artes e Filosofia (com Paulo Borges e Pedro Vistas, 2022). Editor convidado das revistas Pessoa Plural e El Azufre Rojo. Curador convidado da exposição Sabedoria Divina: o caminho dos sufis no Museu Calouste Gulbenkian, e de exposições na Biblioteca Nacional de Portugal. Autor de um livro de poemas (Il ritorno dell’anima, 2021). Coordenador para Portugal da associação de estudos sobre Ibn ʿArabī MIAS-Latina. Consultor no King’s College London.
Fernando de Moraes Gebra é Licenciado em Letras – Português e Francês (2002). É Mestre em Estudos Literários (2003), pela Universidade Estadual de Londrina e Doutor na mesma área (2009) pela Universidade Federal do Paraná, respectivamente com teses sobre Fernando Pessoa e Mário de Andrade. Desenvolveu um estágio de Pós-Doutoramento (2015) na Universidade de Lisboa acerca das poéticas da geração de Orpheu. Foi professor universitário durante vinte anos no Brasil. Poeta, contista e cronista, é autor de ensaios publicados em periódicos e livros em Portugal, Brasil, França e Estados Unidos. Destaca-se seu artigo “As cinco chagas de Cristo, de Alfredo Guisado: Um livro inédito no ano de Orpheu”, na revista Pessoa Plural (Primavera de 2022). Participa do Centro de Estudos em Letras (CEL), na Universidade de Évora, onde desenvolve um segundo estágio pós-doutoral acerca da edição dos textos de imprensa de Alfredo Guisado.
Jorge Croce Rivera, Licenciado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia (Lisboa) da Universidade Católica Portuguesa (1983), mestre em Filosofia em Portugal pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa (“A Meditação do Tempo no Pensamento de José Marinho”, 1990), doutorou-se em Filosofia na Universidade dos Açores (“A Doutrina do Nada: O Pensamento Meontológico de José Marinho”, 1999). Iniciou a sua carreira académica na Universidade do Açores, sendo actualmente docente da Universidade de Évora. Os seus interesses, no âmbito da Ontologia, da Epistemologia e da Filosofia da Ciência, estão centrados nos problemas da Verdade e do Tempo, mas alargam-se à consideração das experiências subjectivas, nas Artes, no Teatro, na Paisagem e na Arquitectura. Organizador do espólio do filósofo José Marinho (1904-75), depositado na Biblioteca Nacional de Portugal, foi o responsável pela primeira fase da edição das “Obras de José Marinho”, que possibilitou a publicação, pela Imprensa Nacional-Casa da Moeda, de onze volumes. Prepara actualmente a segunda fase, na qual está prevista a publicação de dez volumes.
Julia Alonso: Doctora en Filosofía con la tesis “Fernando Pessoa o la belleza de la Geometría del Abismo”. Es miembro de la SIFG, Sociedad Ibérica de Filosofía Griega, Miembro del Instituto de Filosofía de Oporto, Miembro de la Sociedad de Filosofía de Castilla la Mancha, Miembro de MIAS LATINA. Investigadora en la Cátedra de Hermenéutica Internacional HERCRITIA, integrada en el Vicerrectorado de Investigación de la UNED (Madrid). Traductora en la Editorial Amargord. Directora en la misma editorial de la Colección de Poesía portuguesa: Laberinto de Saudade. Ha participado en diversos congresos y seminarios nacionales e internacionales. Ha publicado numerosos artículos en revistas especializadas en España, Portugal Y EE.UU. Ha traducido varios libros sobre poesía y pensamiento poético português. Ha publicado sus trabajos, tanto en solitario como en colaboración con otros autores y antólogos, en las Editoriales Amargord y Manuscritos. Preside la Asociación cultural LA FABRICA COWORK, en Ciudad Real, a través de la cual se promueve la edición de libros y revistas, la organización de congresos, exposiciones de artistas plásticos, arte urbano, y conciertos. En la actualidad, en colaboración con Nuno Ribeiro, se halla investigando la influencia de la Cábala en la obra pessoana.
Miguel Real - Últimos livros nos últimos quatro anos: Pessoa & Saramago (ensaio), As 7 Vidas de José Saramago (biografia, com Filomena Oliveira), O Último Minuto na Vida de Saramago (romance), “25 Mulheres na Cultura Portuguesa” (divulgação Marie Claire, com Carlos Nogueira), Autobiografia de Jesus (romance) e Florbela, Florbela (teatro, com Filomena Oliveira). Em outubro de 2024, é igualmente publicado História Global da Literatura Portuguesa, uma ideia de José Eduardo Franco com a minha colaboração, a de Annabela Rita, a de Isabel Ponce de Leão (coordenadores) e de mais 100 autores.
Nuno Ribeiro é investigador auxiliar contratado do IELT – Instituto de Estudos de Literatura e Tradição (NOVA – FCSH), com um projecto (referência CEECIND/ 08872/2023) financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito do Concurso de Estímulo ao Emprego Científico Individual – 6ª Edição, e autor de mais de 30 edições sobre a obra de Fernando Pessoa publicadas na Europa, no Brasil e nos Estados Unidos. Doutorou-se em Filosofia com uma tese sobre o espólio filosófico de Fernando Pessoa intitulada Tradição e Pluralismo nos Escritos Filosóficos de Fernando Pessoa. Publicou os seguintes ensaios pessoanos: Fernando Pessoa e Nietzsche: O pensamento da pluralidade (Verbo, 2011); Fernando Pessoa e a Filosofia: Um estudo a partir do espólio (Apenas Livros, 2016); A Filosofia como Poetar: Escritos sobre Wittgenstein e Fernando Pessoa (Apenas Livros, 2016); Fernando Pessoa entre Leituras e Poéticas (Húmus, 2021); Fernando Pessoa: Pré-heteronímia, Drama em Gente e Desassossego (Húmus, 2023: em co-autoria com Cláudia Souza).
Onésimo Teotónio Almeida é Doutorado em Filosofia pela Brown University (EAU), onde foi Professor Catedrático no Departamento de Estudos Portugueses e Brasileiros, de que foi director durante catorze anos. Lecciona também no Wayland Collegium for Liberal Learning e no Center for the Study of the Early Modern World, da mesma universidade. É agora Professor Emérito. É co-editor das revistas: E-Journal of Portuguese History; Pessoa Plural; Gávea-Brown. Co-dirige as colecções de livros Lusophone World Series na Liverpool University Press (Reino Unido) e Bellis Azorica na Tagus Press/University of Massachusetts Press (EUA). É membro da Academia da Marinha e da Academia das Ciências. Recebeu doutoramentos Honoris Causa das universidades de Aveiro e Lusófona. Foi Presidente da Comissão de Honra e orador oficial no Dia de Portugal (2018). Tem centenas de artigos em revistas e livros colectivos, bem como de três dezenas de livros. Entre os da última década contam-se Pessoa, Portugal e o Futuro (Gradiva, 2014), Despenteando Parágrafos (2015), A Obsessão da Portugalidade (2017) e O Século dos Prodígios. A ciência no Portugal da Expansão (2019), este recebedor de vários prémios, entre os quais Presença de Portugal no Mundo, Gulbenkian/Academia Portuguesa de História e D. Dinis, da Fundação Casa de Mateus. O mais recente é Diálogos Lusitanos – com Portugal à Distância (Quetzal, 2024). Entre outros prémios, recebeu o Chair’s Award for Lifetime Achievement in the Humanities (Rhode Island Council for the Humanities) e, da Presidência República, as condecorações de Oficial e de Grã-Cruz da Ordem do Infante. A Brown University concede-lhe a cátedra honorária Royce Family Professor in Teaching Excellence.
Paulo Borges (Lisboa, 1959) é Professor no Departamento de Filosofia da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e investigador do Centro de Filosofia da mesma Universidade. Professor de Medicina e Meditação e do Mestrado em Cuidados Paliativos na Faculdade de Medicina da mesma Universidade. Cofundador e Presidente do Círculo do Entre-Ser, associação filosófica e ética. Cofundador e Presidente da MYMA, associação para a cultura contemplativa. Membro da Direcção da Associação Agostinho da Silva. Autor e organizador de 65 livros de ensaio filosófico, aforismos, poesia, ficção e teatro. Doutor Honoris Causa pela Universidade Tibiscus de Timisoara (Roménia), em 2017. Prémio Ibn Arabi – Taryumán 2019, atribuído pela Muhyiddin Ibn Arabi Society Latina, em 2019.
Renato Epifânio, Doutorado em Filosofia pela Universidade de Lisboa (2004), é Investigador Integrado do Instituto de Filosofia da Universidade do Porto e Membro da Direcção do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira. Dirige a NOVA ÁGUIA: Revista de Cultura para o Século XXI e preside ao MIL: Movimento Internacional Lusófono desde a sua formalização jurídica (2010). É, desde 2021, Membro do Conselho Supremo da SHIP: Sociedade Histórica da Independência de Portugal e, desde 2022, Membro da Academia Internacional da Cultura Portuguesa e Presidente da Direcção da PASC: Plataforma de Associações da Sociedade Civil – Casa da Cidadania.
Ricardo Belo de Morais é escritor, investigador literário, poeta e dramaturgo. Tem publicados vários livros, prefácios, capítulos de obras colaborativas, ensaios e artigos académicos sobre vida e obra de Fernando Pessoa. É membro da equipa da Casa Fernando Pessoa, ministra palestras didácticas e comparatistas pessoanas para todos os públicos, concebeu e guia diversos passeios literários pessoanos em Lisboa e é realizador, há sete anos, do único programa semanal de rádio do mundo dedicado ao mais universal dos escritores portugueses.
Rui Maia Rego, Doutorado em Filosofia pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (2023), foi bolseiro de doutoramento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) no desenvolvimento da sua tese: «Altruísmo e Racionalidade Prática na Filosofia de Thomas Nagel». Presentemente é investigador do Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa (CFUL) e do Centro de Estudos Globais da Universidade Aberta (CEG-UAb). Neste Centro desenvolve a sua investigação como membro integrado do grupo Política, Cidadania e Direitos Humanos e como coordenador da linha Memória e Património. No campo da Ética e da Religião tem desenvolvido atividade letiva nas Universidades Aberta e Lusófona.