MEMORIAL DO COLÉGIO ESTADUAL GENTIL PARAÍSO MARTINS

Valença – Bahia



COLÈGIO GENTIL PARAISO: 69 ANOS A SERVIÇO DA EDUCAÇÃO VALENCIANA!

O atual Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins teve sua aula inaugural em 1º de maio de 1953. Nesta solenidade, o governador Lomanto Júnior foi representado pelo Major Heitor Sena Gomes. O supracitado estabelecimento de ensino tinha como objetivo ser um Ginásio orientado para o trabalho. A missa deste festivo dia foi celebrada pelo padre João Cassará. O prefeito de Valença na época era o Sr. Gentil Paraíso Martins.

A ideia do Ginásio veio do Dr. Antônio Ferreira de Oliveira Brito, motivo pelo qual, o mesmo recebeu o nome de Oliveira Brito, que na época era Ministro da Educação. O referido cidadão foi juiz da Comarca de Valença e era amigo dos valencianos. Esse Ginásio, depois passou a se chamar de Colégio Industrial de Valença, tendo os cursos de: artesanato, corte e costura, técnicas agrícolas, dentre outros. Na ocasião, possuía apenas 04 salas de aula, 01 cantina, 01 banheiro, a sala de administração e o pavilhão das oficinas.

Este Colégio foi construído em terras pantanosas e manguezais, do bairro de São Félix, num local quase inacessível. Foi a primeira construção naquela região, não havia ruas, nem estradas. Apenas um caminho aberto, deserto. No inverno os estudantes tinham que enfrentar muita lama. Os alunos faziam atalhos, vindo do porto, cortando o mangue. Assim encurtavam a distância.

Teve como primeira diretora a professora Macária dos Santos Andrade.

Com a Lei 5692/71 foram criados os Complexos Escolares, sendo assim, desmembrado do Colégio Estadual de Valença no ano de 1977.

O Complexo Escolar de Valença passou a ser chamado de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins de acordo com a Portaria 374 do diário Oficial de 21 de janeiro de 1977. A professora Maria Celeste Leite Silva Moura, foi diretora do Colégio Estadual de Valença e do Complexo Escolar que foi extensão até 1977, permanecendo como diretora até 1987.

Em 1972 foi criado os Departamentos: esportivo, jornalístico, artístico e recreativo. Nesse mesmo ano foi criado o Grêmio e em 1973 passou a contar com o Departamento do Centro Cívico que recebeu o nome de Centro Cívico Monsenhor André Costa.

A Portaria nº 4198, do Diário Oficial de 11 de junho de 1981, determinou a mudança de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins para Escola de 1º Grau Gentil Paraíso Martins.

Em 24 de janeiro de 1977, sob a portaria de nº 374, passou a ser chamado de Complexo Escolar Gentil Paraíso Martins, ato este publicado no diário oficial sob a portaria de número 374, no governo do Sr. Roberto Santos.

Em 1998 o Colégio passou por uma grande reforma, ganhando uma quadra poliesportiva, um laboratório de Informática, sala para vídeo conferência com equipamentos de última geração, salas equipadas para melhores condições de ensino. Nesta época o Colégio realizou eventos de relevância como: gincanas, feiras, desfiles, etc. Ganhou também uma fanfarra e passou a ter times de futsal de quadra, sendo campeão várias vezes em jogos poliesportivos e em concursos de fanfarra.

Em 24 de julho de 1982 foi inaugurada a cozinha do Complexo, dando aos alunos acesso a merenda escolar, com a colaboração do Dr. Eraldo Tinôco e do prefeito Sr. João Leonardo da Silva. Neste mesmo ano foi inaugurada a cantina com o nome de Dr. Eraldo Tinoco (hoje desativada), existindo no lugar, vários bebedouros disponíveis para os alunos dos três turnos.

Em agosto de 1983 foi inaugurado o pavilhão Brasílio Machado Silva Filho.

Em 11 de agosto de 1987, foi empossada a diretora, professora Edna Maria de Sousa Xavier Cerqueira. No dia 15 de maio de 1992 foi implantado o Projeto Vídeo Escola sob a orientação do IAT (Instituto Anísio Teixeira). Neste mesmo ano o colégio passou por uma grande reforma e reinaugurado com a presença de diversas autoridades da cidade.

Em 19 de junho de 2003 passou a ser chamado Colégio Estadual Gentil Paraíso Martins sob a portaria 5240, publicada no diário oficial, com o código de número 1111045.

Em 18 de janeiro de 2005 foi autorizado a oferecer também o Ensino Médio com o Projeto Tempo de Aprender sob a portaria número 04/05/2005.

O Gentil Paraiso Martins é um colégio que se integra e se atualiza ao longo do tempo.

Em 2020, o colégio passa a fazer dos colégios estaduais com oferta apenas para o Ensino Médio.