Por muito tempo, nos últimos anos, o universo da tecnologia foi marcado por uma presença majoritariamente masculina — e isso não foi por falta de interesse, capacidade ou talento feminino. Barreiras culturais, sociais e estruturais afastaram muitas mulheres das áreas de exatas e computação. Felizmente, esse cenário está mudando. Cada vez mais meninas e mulheres estão ocupando espaços na ciência, na engenharia, na programação, no design digital e muito mais. Mas ainda há muito a fazer.
A presença feminina em tecnologia não é apenas uma questão de equidade: é também uma questão de inovação. Equipes diversas criam soluções melhores, mais justas e mais representativas. Incluir mulheres é abrir portas para novas ideias, experiências e perspectivas que enriquecem toda a sociedade.
O CodeQueens nasceu com esse propósito: empoderar meninas e mulheres na tecnologia, oferecendo apoio, inspiração e aprendizado coletivo. Somos um grupo feminino de computação que visa trazer mais garotas para a área de TI, além de promover o público já existente com eventos mensais e cursos com assuntos didáticos.
O Grupo CODE QUEENS foi idealizado e fundado em 2019 no Departamento de Sistemas de Informação (DSI - UFS) tendo apenas membros do departamento, em 2020 se tornou oficialmente ativo entre as discentes do curso, e em 2022 projeto se expandiu abrindo vagas para o Departamento de Computação (DCOMP - UFS), hoje somos a união dos departamentos da área de tecnologia da informação e buscamos a cada dia melhorar e compartilhar um pouco desse mundo com todos que tenham interesse.
Desenvolver ação de popularização dos feitos de mulheres na computação e ciências por meio da publicação de postagens no Instagram do grupo Code Queens, de forma que essas possam servir de modelo a meninas que desejam ingressar na área científica. Promoção de eventos de qualificação em Ti como palestras, entrevistas e minicursos preferencialmente ministrados por mulheres. Ação de divulgação do Code Queens e da Olimpíada Brasileira de Informática nas escolas de ensino médio.
Busca-se alcançar esse propósito atuando de formas distintas: divulgando ações de profissionais, mulheres, de sucesso na área, que possam ser tomadas como modelos para as meninas e promovendo a qualificação das meninas em temas específicos da computação. A divulgação do trabalho de mulheres na área de computação, figuras femininas em que as meninas possam se espelhar será feita por meio de publicações no Instagram e canal de YouTube do grupo.
É importante ressaltar que ainda em 2020 o Code Queens recebeu a chancela da Sociedade Brasileira de Computação (SBC). Desde 2020 diversas ações têm sido desenvolvidas pelo grupo.
Desde 2020 diversas ações têm sido desenvolvidas pelo grupo. Desde 2020, o Code Queens vem organizando cursos de preparação para a Olimpíada Brasileira de Informática (OBI) direcionado para as meninas do primeiro período do curso de Bacharelado em Sistemas de Informação. A ideia era que essa fosse uma iniciativa piloto e que em edições subsequentes esse curso fosse oferecido também a meninas do ensino médio como forma de atraí-las para a área. Adicionalmente o Code Queens também criou um canal no YouTube para publicar o material de vídeo gerado pelo grupo, e atualmente é movimentado através de palestras online, além disso criou-se um Instagram (@code.queens) onde regularmente são postadas notícias sobre mulheres que se destacaram na computação e na área de tecnologia em geral.