A história dos registros sonoros da música cristã brasileira se inicia no ano de 1948 com a gravação das primeiras canções em discos de 78 rpm. Devemos esse feito ao cantor Feliciano Amaral que entrou para o Guinnes Book (o livro dos recordes) como o cantor que permaneceu mais tempo em atividade no mundo da música, entre 1948 e 2018.
Os 10 discos mais importante da História da Música Gospel no Brasil
1º Luiz de Carvalho (1955)
Se Feliciano Amaral gravou a primeira canção evangélica do Brasil, foi o "cantor das multidões" Luiz de Carvalho quem teve a proeza de gravar o primeiro LP completo no país. Em 1958 ele gravou outro disco onde foi incluído arranjos de violão, que época era considerado pela igreja como um instrumento boêmio, ou seja, mundano.
2º Vencedores por Cristo (VPC) de 1971 - Fale do Amor
O primeiro disco dos Vencedores por Cristo (VPC) pode ser considerado um momento de ruptura na música evangélica nacional, já que a própria capa do disco traz uma mensagem de protesto, algo impensável para a época. Novamente em 1977 eles gravam um novo disco com influências de ritmos nacionais, algo até então, inédito no país para um grupo evangélico.
3º Conjunto Voz da Verdade (1978) Quem é o caminho ?
A banda Voz da Verdade no inicio de sua carreira, sofreu diversos tipos de preconceito de parte significativa dos evangélicos, principalmente os chamados pentecostais. Ao longo de sua discografia, é possível perceber a diversidade de ritmos que o grupo consegue unir de forma simples e objetiva.
4º Rebanhão (Mais doce que o mel) de 1981
Considerado por muitos como o primeiro grupo de rock cristão brasileiro, sua diversidade musical fez com que muitas barreiras fossem quebradas, criando assim as bases para o surgimento do movimento cristão underground no país.
5º Catedral - Você (1988)
Primeiro disco efetivamente de rock no mercado evangélico, o grupo Catedral causou um impacto bastante significativo na forma de se comportar em cima dos palcos. Podemos considerá - los como um dos grandes responsáveis por popularizar o Rock Cristão no Brasil.
6ª João Alexandre (1991) - Simplesmente João
Considerado o maior compositor da história da música gospel no Brasil, suas letras e arranjos provam que a MPB ainda precisa reservar um espaço de reconhecimento a muitos artistas cristãos.
7º Calvário - Ixoye (1993)
O grupo de Heavy Metal Calvário foge totalmente dos parâmetros da história da música evangélica no Brasil. O único independente desta lista, ainda hoje é considerado uma grande referência para grupos que não se encaixavam nos esteriótipos, ditos cristãos , para música gospel popular brasileira.
8º Renascer Praise (Vol.01) de 1993
O disco que modificou a forma de se fazer louvor dentro das igrejas evangélicas no Brasil. Depois deste trabalho, a música de adoração nunca mais foi a mesma.
9º Apocalipse 16 ( 2º vinda - A Cura ) ano 2000
Considerado um clássico do rap nacional, esse disco do grupo APC 16 atingiu públicos até então distantes do circuito musical evangélico. Reconhecido entre o movimento hip hop como um marco, teve durante a sua produção, a participação de grupos seculares, entre eles, Racionais Mc´s.
10º Diante do Trono interpreta Hillsong (2012)
Este disco modificou por completo a música evangélica feita atualmente no Brasil, pois até então, dava-se preferência as composições criadas no país, sendo que, a partir deste trabalho a música evangélica se transformou, tornando - se mundialmente conhecida ao realizar reeleituras de canções internacionais.