O CMAS

A criação dos conselhos municipais de assistência social está definida na Lei Orgânica da Assistência Social - Lei 8.742/1993. O Conselho Municipal de Assistência Social - CMAS de Linhares, foi criado por meio da Lei Municipal nº ____ de 1995, sendo uma conquista para a Política de Assistência Social, rompendo com o caráter assistencialista e meritocrático vigente até então, passando a exercer o seu papel com maestria e avançando em busca dos direitos, da universalização dos acessos e da responsabilidade estatal .

O CMAS é um órgão de controle social da Política de Assistência Social do município, que reúne representantes do Governo e da Sociedade Civil de forma paritária. Possui caráter permanente, com poder normativo, deliberativo, controlador e fiscalizador.

Em relação à estrutura, o CMAS é composta por 12 membros e seus respectivos suplentes, de acordo com a paridade que segue:

O mandato dos representantes da Sociedade Civil é de dois anos, sendo permitida uma única recondução por igual período. As reuniões ocorrem ordinalmente a cada mês e, extraordinariamente, sempre que convocados por seu Presidente, ou pela maioria de seus membros.

COMPETÊNCIAS

As competências do CMAS, de acordo com a legislação vigente são:


COMO REQUERER INSCRIÇÃO NO CMAS

A Resolução CNAS nº 14 de 15 de maio de 2014, define os parâmetros nacionais para a inscrição das entidades ou organizações de Assistência Social, bem como dos serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais nos Conselhos de Assistência Social. Portanto, para requerer a inscrição junto ao CMAS, é fundamental que toda a documentação necessária seja encaminhada por meio de ofício à Secretaria Executiva.

QUEM PODE SER CONSELHEIRO

Dois grupos de conselheiros compõem o CMAS: os representantes do poder público, indicados pelo Governo Municipal, e os representantes da sociedade civil, eleitos pelas entidades inscritas no CMAS. São representantes da sociedade civil as entidades sociais prestadoras de serviços, as entidades de defesa dos usuários, e as entidades que representam os trabalhadores da área social. São representantes governamentais os servidores que representam a prefeitura, e que atuam nas Secretarias e Fundações. Cada grupo tem o mesmo número de representantes: seis conselheiros governamentais e seis conselheiros não-governamentais, e o período de gestão no CMAS é de dois anos.

Como Chegar