Quem Somos? Missão...

Com a fundação do Clube Europeu do Agrupamento de Escolas de São Gonçalo pretende-se promover o valor da cidadania europeia e formar jovens ativos, com sentido crítico, interventivos e detentores de competências sociais facilitadoras da vivência democrática. O nosso trabalho tem por base uma colaboração ativa com a comunidade local e instituições nacionais e europeias.


Origem

O Clube Europeu do AE S.Gonçalo teve o seu início no ano letivo de 2013/2014, através de um projeto elaborado pela professora Teresa Carmo e destina-se a todos os alunos do Agrupamento. Conta com a dinamização de 2 docentes das disciplinas de HGP e Geografia e funciona como uma atividade extra- curricular para todos os alunos que voluntariamente nele se queiram inscrever.

Insere-se na Rede Nacional de Clubes Europeus e partilha dos objetivos comuns a todos os Clubes Europeus que esta rede integra, desde o ano da sua implementação em Portugal, em 1986.

O que são?

- Os Clubes Europeus são centros dinamizadores de atividades no domínio da Dimensão Europeia da Educação.

- Os Clubes Europeus são uma iniciativa portuguesa, lançada em 1986, decorrente da experiência de pertença de Portugal ao Conselho da Europa, bem como da adesão às comunidades europeias.

 - Esta iniciativa alcançou uma projeção significativa no continente europeu, tendo Portugal desempenhado a função de Coordenação da Rede Internacional de Clubes Europeus até 2007.

Quais os seus objetivos?

• Criar entre os seus membros um verdadeiro espírito europeu de cidadania ativa e transmiti-lo aos outros membros da comunidade em que estão inseridos;

• Promover, com o recurso a parcerias, ações de dinamização tendentes a uma melhor informação sobre:

                 – A Europa;

                – As Instituições Europeias;

                – Os Estados Membros da União Europeia e do Conselho da Europa;

                – O património cultural e natural da Europa;

                – Os problemas com que se defronta a Europa contemporânea;

                – Os objetivos da integração europeia;

                – A Declaração Universal dos Direitos Humanos.

• Contribuir para a compreensão do pluralismo europeu e para uma atitude de tolerância face à diferença;

• Contribuir para a tomada de consciência relativamente à interdependência europeia e mundial, e à necessidade de cooperação;

• Contribuir para a criação do sentido de responsabilidade no que respeita à paz, aos direitos do homem e à defesa e conservação do ambiente e do património cultural.