Apprendre le français à travers des activités et par le jeu, c'est génial!
Enquadramento do projeto:
Tendo em conta a necessidade de selecionar e organizar atividades de enriquecimento linguístico e cultural de forma lúdica e pedagógica, a docente Clara Wildschütz propos o projeto “Clube de Francês” para a dinamização da aprendizagem da língua francesa na escola de uma maneira mais lúdica e criativa, sem, no entanto deixar de ser pedagógica e adequada aos parâmetros escolares.
As atividades de enriquecimento linguístico encontram-se definidas pelo Ministério de Educação como aquelas que incidem nos domínios artístico, científico, tecnológico e das tecnologias da informação e comunicação, de ligação da escola com o meio, de solidariedade e voluntariado e da dimensão europeia da educação, nomeadamente, no ensino de outras línguas estrangeiras e na própria legislação, nomeadamente nas Aprendizagens Essenciais e no PASEO (Perfil dos Alunos à Saída da Escolaridade Obrigatória).
Deste modo, considerando a diversidade cultural e o multilinguismo do mundo atual, é fundamental valorizar a diversidade das línguas, promover a dimensão europeia nas nossas escolas, abrindo-as a outras realidades, e construir valores de tolerância passando pela aceitação do Outro e pelo respeito das identidades culturais.
A importância do papel da língua francesa na União Europeia e no mundo assim como a sua proximidade à língua materna justificam a sua aprendizagem através de um meio lúdico e pedagógico dificilmente realizável em tempo de sala de aula com apenas dois tempos letivos semanais dado o programa a cumprir.
A escolha da língua francesa vai de encontro às recomendações do Conselho da Europa que aconselha, no mínimo, a aprendizagem de duas línguas estrangeiras, a primeira da mesma família da língua materna e a segunda de outra família linguística, o que já acontece mas não com a mesma carga horária.
As atividades propostas integram uma forte componente lúdica e visam desenvolver competências básicas de comunicação em língua francesa e/ou aprofundamento da mesma, implicando o aprendente na construção do seu próprio saber. A prioridade será dada à variedade das experiências de linguagem através duma escolha adequada de tipos de discurso, de tipos de texto, de meios linguísticos e de estratégias aproveitando o mundo das TIC e elaborando projetos lúdicos.
Estas atividades lúdicas exploram aspetos funcionais da língua, mas também aspetos culturais e civilizacionais dos países francófonos e da França.
Será ainda dada relevância a inúmeros aspetos culturais e prioridade nas várias artes que podem incluir-se na abordagem deste Clube.
Ainda se propõe que os participantes do Clube possam partilhar conhecimentos e atividades bem como materiais por si construídos com alunos mais novos, nomeadamente, 1° Ciclo.
Também sera reservada uma componenete para a preparação dos alunos para o DELF Escolar.
Para concluir, as atividades a desenvolver terão em conta os interesses e os gostos dos alunos. Embora se privilegie o trabalho de grupo, na medida do possível, tendo-se em conta a situação pós-Covid atual, outras formas de organização (trabalho individual, de pares e subgrupos e/ou à distância – via TIC bem como sessões online) serão implementadas para a realização de certas tarefas.
A comemoração de efemérides francófonas e outras, encontrar-se-á sempre presente.