Reiki

O Reiki é uma terapia complementar, no âmbito das Terapias e Medicinas de Campo Bio Energético.

O Reiki é uma técnica considerada como terapia integrativa, em que o Terapeuta (ou Mestre Reikiano) estende suas mãos sob partes do corpo do paciente para canalizar energia vital universal, a fim de restaurar o equilíbrio físico, regularizar suas funções vitais e equilibrar o campo mental e emocional.


O método é reconhecido pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e também é aplicado no Sistema Único de Saúde (SUS) do Brasil, através do projeto de Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, que contempla outros tratamentos alternativos, como meditação, arteterapia, musicoterapia, tratamento naturopático e quiropraxia.


Segundo a mestre reikiana Tetê Stocco, o Reiki é o uso da energia vital universal que está disponível a todos, porém, devido às "sujeiras" energéticas provocadas por pensamentos, sentimentos, atitudes negativas e alimentação sem vida (industrializados), nossos canais (chakras) são obstruídos. Assim, a energia não entra por inteira, limitando a capacidade de auto cura.


Para que serve o Reiki?


O Reiki funciona como uma prática integrativa para equilibrar partes do corpo físico e emocional. De acordo com a mestre Eliana Zacariotti, a sabedoria oriental explica que a energia é a base de tudo. No corpo, ela flui pelos canais energéticos, alimenta órgãos e células e regula as funções vitais.

É uma Terapia Complementar, não realiza diagnóstico, não é equiparada às Bio Medicinas ou Medicinas Tradicionais;

Não exclui as outras medicinas ou terapêuticas, antes pelo contrário, pode ampliar a sua eficácia;

Enquanto prática tem técnicas de auto-ajuda com vista ao crescimento pessoal, além da possibilidade de auto-tratamento.