Possui graduação em Letras-Inglês pela Universidade Estadual de Londrina (2010), especialização em formação de professores de línguas estrangeira, práticas reflexivas, metodológicas e tradutórias pela UEM (2011) e mestrado em Estudos da Linguagem pela UEL (2015). Também obteve um bacharelado em Língua e Cultura Francesa pela UEL, no ano de 2019. Já atuou em diversos níveis de ensino (desde eduçação infantil até ensino médio), tendo destaque sua experiência como professora universitária (UEL). Trabalha, ainda como editora de livros didáticos, já tendo tido a oportunidade de compor equipes editoriais que aprovaram 3 obras para o Programa Nacional do Livro didático (entre os anos de 2012 e 2019). Entre os anos de 2016 e 2018, atuou na presidência da Associação de Professores de Língua e Literatura Inglesa do Paraná (APLIEPAR), buscando elaborar e implementar políticas de resistência para oferta de qualidade de Língua Inglesa no Estado do Paraná. Desde 2016, vem desenvolvendo sua tese de doutorado, orientada pela professora Dr. Vera Lúcia Lopes Cristóvão e co-orientada pela professora Dr. Mariana Souto-Manning (Teachers College - Columbia University). Sua tese busca elaborar a proposta de um quadro referencial que possa auxiliar professores a elaborarem e mediarem cursos de Língua Inglesa que contemplem como meta um Agir Social (Educação para Justiça Social) por meio de uma Ação de Linguagem (ISD) para incentivar ações sociais transformadoras, tendo como preocupação o contexto de comunidades em situação de marginalização e vulnerabilidade social. Tal construto visa investigar o desenvolvimento de saberes e capacidades docentes na formação de professores de língua inglesa para Educação para Justiça Social/transformativa. Por fim, destaca a iniciativa de abrir sua empresa de consultoria educacional e linguística em meio às demandas do mercado editorial: Calia - Assessoria Linguística e Editorial.
Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6196466703906953
Deise Picanço é Formada em Letras Português/ Espanhol (1995), Mestre em Educação (2001) e Doutora em Letras (2006) pela UFPR - Universidade Federal do Paraná. Atualmente trabalha na área de formação de professores, especialmente com o ensino de Línguas Neolatinas, e realiza pesquisas sobre os seguintes temas: Metodologia de ensino de línguas, História do ensino de línguas no Brasil, Análise do discurso sobre a língua e seu ensino, Análise e Produção de Materiais didáticos. Seus principais referenciais teóricos são a Linguística Aplicada, o Círculo de Bakhtin e a Análise do Discurso Francesa. É professora do Curso de Letras e do Programa de Pós Graduação em Educação da UFPR, linha Linguagem, Corpo e Estética e participa do Grupo de Pesquisa NPPD sobre publicações didáticas e do Grupo de Pesquisa NELID/PIPGLA/UFRJ. Foi Chefe do Departamento de Teoria e Prática de Ensino de 2006 a 2008. De 2010 a 2013 esteve no cargo de Vice-Diretora do Setor de Educação/UFPR. Foi coordenadora de gestão do PIBID/UFPR entre 2011 e 2013. Por 4 anos exerceu o cargo de Pró- Reitora de Extensão e Cultura na UFPR- 2013-2016. Foi presidente da Associação de Professores de Espanhol do Estado do Paraná/APEEPR - gestão 2012/2013. Entre 2015 e 2018, Coordenou o Projeto de Extensão Formação em Línguas para Fins Acadêmicos. No ano de 2017 coordenou o Projeto PIBID Espanhol da UFPR. Em 2019, realizou Pós-doutorado no Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ, na Faculdade de Letras, junto ao NELID - Núcleo de Estudos sobre Livros Didáticos.
Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/6756129434804412
Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Jovem Cientista do Nosso Estado da FAPERJ (2016-2019). Foi Professor Bolsista de Produtividade em Pesquisa 1A - UNIGRANRIO/FUNADESP de agosto de 2016 a julho de 2019. Professor do Mestrado e do Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da UNIGRANRIO. Possui experiência em Gestão Acadêmica, tendo sido coordenador do curso de Mestrado em Humanidades, Culturas e Artes (de 2015 a Janeiro de 2018) da UNIGRANRIO e de curso de Especialização (entre 2010 e 2013). Possui doutorado em Letras pela Universidade Federal Fluminense (2009), mestrado em Interdisciplinar Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2003), graduação em Bacharelado em Letras (Português-Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e graduação em Licenciatura Plena em Letras (Português/Inglês) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é professor adjunto doutor I da Universidade do Grande Rio (UNIGRANRIO), atuando no curso de graduação em Letras e no Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes. Tem experiência na área de Língua Inglesa, Língua Portuguesa e Linguística, com ênfase Linguística Aplicada e em Ensino de Línguas, atuando e publicando principalmente nos seguintes temas: lingüística aplicada, ensino/aprendizagem de línguas, tecnologia e ensino, cibercultura e letramento digital, formação de professores, ensino de língua inglesa e materiais didáticos. É autor dos livros Vocabulário Rápido em Inglês (Ciência Moderna - 2004) e Dominando os Verbos Ingleses (Ciência Moderna - 2005); Vocabulário Temático: Inglês para Profissionais e Estudantes (Ciência Moderna - 2010). Organizador dos livros Tecnologia, Sociedade e Educação na Era Digital (2016), Pesquisas e Experiências Interdisciplinares: Sociedade, Cultura, Memória e Discurso (2016), Cultura Digital, Educação, Tecnologia e Linguagem (2017) e João do Rio e o Carnaval: Um olhar para a Cidade do Rio de Janeiro no início do século XX(2014). É autor de artigos sobre cultura digital, ensino de línguas estrangeiras, ensino de língua materna, tecnologia e Educação, materiais didáticos de línguas, educação a distância, Membro de Conselho Editorial e Parecerista de Diferentes Periódicos nas áreas de Letras, Educação e Interdisciplinar. Membro com Comitê de Ética em Pesquisa da UNIGRANRIO. Tem experiência também na área de Educação a Distância (EaD) ministrando cursos em Ambiente Virtual de Aprendizagem. Site: marciovilaca.com.
Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/8277768121091487
María Eugenia Gómez Holtz Galvão é formada em Filologia Português / Espanhol pela UFPR e especialista em História da Arte pela PUCPR e Gestão Escolar pela FAE Business School. Professora com vasta experiência em diferentes áreas relacionadas ao ensino do espanhol e com mais de 26 anos de ensino e experiência na produção de materiais didáticos, tradução e coordenação de setores que vão da educação infantil ao nível universitário e de pós-graduação. Atualmente, trabalha como consultora pedagógica e consultora da Editorial Edinumen, continuando o trabalho de treinamento e apoio para professores de espanhol no Brasil.
Fonte: http://blogdisal.com.br/site/colores-de-la-muerte/
Rogério Casanovas Tilio possui Doutorado em Letras (Estudos da Linguagem - PUC-Rio, 2006), Mestrado em Linguística Aplicada (Interação e Discurso - UFRJ, 2001), Especialização em Língua Inglesa (PUC-Rio, 1998), Licenciatura em Língua Inglesa (Universidade Santa Úrsula, 1995) e Bacharelado em Ciências Econômicas (UERJ, 1994). É Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), onde atua no Programa Interdisciplinar de Pós-graduação em Linguística Aplicada e no setor de Língua Inglesa. É ainda Coordenador de Graduação dos cursos de Letras Anglo-germânicas na instituição. Foi coordenador de área de Inglês do PIBID (CAPES) e coordenador pedagógico de Inglês do programa Inglês sem Fronteiras (CAPES/SESu-MEC). Atuou na Diretoria da Associação de Linguística Aplicada do Brasil (ALAB) de 2012 a 2019, como tesoureiro e vice-presidente. É autor de livros didáticos para o ensino de inglês como língua estrangeira e seus interesses de pesquisa incluem: avaliação e produção de material didático, multiletramentos e letramento crítico, ensino de línguas e formação de professores.
Fonte: Currículo Lattes - http://lattes.cnpq.br/4176886574555470