Ainda não tive a alegria de conhecer o Cláudio pessoalmente, mas conheço-o pelas palavras. Primeiro, ele trabalhou polindo-as nos meus textos. Depois, estudei os seus dizeres e poemas através do podcast Balaio de Letras.
Nunca havia entregado minhas palavras a um revisor, e reconheço que esse é um caminho sem volta: o texto é o mesmo, mas jamais será como antes. Cumpre de forma muito mais alta e clara o seu objetivo principal, que é comunicar-se com o leitor.
Alice Maria de Medeiros
Cláudio B. Carlos é, sem dúvida, um grande revisor, leitor, companheiro dos livros, um lapidador das arestas textuais – que sabe exatamente tudo o que se deve fazer para deixar o livro prontinho pra ser lido. Admiro esse magnífico profissional que, além do mais, é um senhor escritor. Recomendo o seu trabalho sem pensar duas vezes.
Remisson Aniceto
Cláudio B. Carlos foi o editor do meu “Espantos para uso diário” e seu trabalho foi irretocável. Não é favor recomendá-lo: é obrigação.
Mário Baggio
Amigo, se você procura um profissional com amplo conhecimento no mercado editorial, conhecedor profundamente dos relevos e subterfúgios da nossa língua, para "aparar as arestas" do seu texto, indico Cláudio B. Carlos. Revisor e editor do meu livro “extemporâneo”, o seu trabalho dispensa apresentação pelo seu profissionalismo, olhar apurado e gentileza (sim, precisamos de críticos com alma), um gentleman dos pampas. Além, é claro, de ser um poeta e contista de excelência.
Delalves Costa
Tenho dificuldade em concluir meus escritos. Parece que nunca está suficientemente bom, há sempre alguma melhoria a fazer, algum acréscimo ou alguma supressão.
Mas chega a hora em que é preciso dar um basta e entregar o texto ao revisor.
E feliz do escritor que pode contar com a competência de um revisor como o Cláudio B. Carlos.
O Cláudio, além de excelente escritor, é um revisor experiente, atento, detalhista, que se preocupa em melhorar o texto, e não em desvirtuá-lo.
E todas as alterações são feitas às claras; discutidas, se preciso for.
Em resumo, é um baita profissional, que recomendo sem receio.
Leonardo José Andriolo
Ficamos muito satisfeitos com a revisão de Cláudio B. Carlos para nosso próximo livro. Queremos destacar a pontualidade, rapidez e efetividade na entrega do serviço, bem como a clareza e a disponibilidade para discutir os pontos não compreendidos. Felizes com essa nova parceria para Pirulitos e Cambalhotas. Breve estaremos enviando novo material para preparação.
Ana Paula Mira
Cláudio B. Carlos - s.m. 1. Revisor. 2. Editor. 3. Poeta.
p.ext. Competência de um filólogo. Sensibilidade de um poeta.
Alexandre Azevedo
Eu não sei como é a arrumação das gavetas na casa dele, mas na revisão e preparo do nosso texto o Cláudio é um neurótico obsessivo exemplar, incansável, meticuloso, detalhista...
Leonardo Brasiliense
Quem é do meio literário sabe que um livro não pode - ou, pelo menos, não deve - ser publicado sem passar antes pelas mãos de um bom revisor. Por melhor que seja o escritor, seus olhos ficam viciados e não são capazes de capturar erros às vezes banais. Para essa tarefa, não conheço ninguém melhor do que o Cláudio B. Carlos. É que, além de profundo conhecedor da língua, Cláudio é também escritor, editor e intelectual. Seu processo de revisão é metódico, cirúrgico, obstinado, inclusive. Mas é também marcado pela sensibilidade, pelo entendimento do texto e do que quer dizer o autor, e é aí que está o seu diferencial.
Oxalá eu possa sempre contar com o Cláudio B. Carlos nos meus trabalhos futuros!
Ádlei Carvalho