Mediadores dos Podcasts
Vice-presidente de Negócios e Sustentabilidade e
Coordenador do Centro de Negócios da ACRJ.
Salles é um empreendedor e empresário de sucesso. Aos 14 anos, nas férias escolares, começou a trabalhar na empresa da família como auxiliar administrativo e hoje é um executivo reconhecido em desenvolvimento de novos negócios. A exemplo de seu avô Amando Salles de Barros que em 1946 se associou a ACRJ e de seu pai Aureo Salles de Barros, iniciou sua participação associativa bem jovem. Começou a participar da Casa de Mauá em 1997 na gestão de Arthur Sendas, um amigo de família, e cliente, que era uma referência como empreendedor. Em 2007 integrou o Conselho Fiscal e desde 2011 é diretor e acumula a função de Vice- Presidente da ACRJ - Associação Comercial do Rio de Janeiro. Atua em outras entidades empresariais desde 1985, como FIESP, SMACNA, SINDRATAR, ABRAVA, CNRC, FIRJAN como conselheiro de Infraestrutura, e no Grupo de Infraestrutura no B20 do G20, dentre outras. Hoje tem focado ações no desenvolvimento de cidades inteligentes, auxiliando na economia circular com a geração de Bioenergia. Escreve uma coluna sobre Cidades inteligentes no “Jornal do Brasil” e lidera o Centro de Negócio RJ+ da ACRJ e apresenta o podcast RJ+ que fala sobre negócios no Rio de Janeiro e no Brasil através do Rio de Janeiro. Principais atividades profissionais: ASM Engenharia. (abril 1995 – presente. Fundador e presidente, especializada em eficiência energética e geração de energia renovável na América Latina. A. Salles & Cia. mar. 1982 – set.1996 - Sócio e diretor comercial – Hoje: Conselho diretor. Empresa fundada em 1938 por seu avô Amando Salles. Especializada em sistemas de cogeração e ar-condicionado atuando em vários segmentos, como:shoppings, hospitais e indústrias.
Fundador e CEO da Play Produções que conecta os eventos CLAE, ENDEB, ENER-SSECO, ENER-NNE e CONBDE. Pesquisador e na área de Ciência e Tecnologia dos materiais - UFRS.
Engenheiro Civil, Mestrando em Ciência e Tecnologia dos Materiais, foi Diretor de Divulgação e Imprensa do Centro Acadêmico de Engenharia Civil da Faculdade Pitágoras de Ipatinga (CAEC-FPI), Organizador da 1° e 2° Semana de Engenharia Civil, Coordenador Geral do Encontro Nacional dos Estudantes de Engenharia Civil - Belo Horizonte Vice-Coordenador Geral do Encontro Nacional dos Estuantes de Engenharia Civil - Rio de Janeiro (ENEC) Coordenador Geral do Encontro das Engenharias do Brasil (ENDEB). Fundador e CEO da Play Produções que conecta os eventos CLAE, ENDEB, ENER-SSECO, ENER-NNE e CONBDE. Pesquisador na área de Ciência e Tecnologia dos materiais - UFRS. Destaca-se pela sua expertise em comunicação social, apresentação e formulação de eventos na área científica e pelo trabalho em prol da divulgação das Engenharias em ambientes corporativos e institucionais.
Diretora de Comunicação do CLAE/ENDEB 2024.
Embaixadora da Associação Brasileira de Energia Nuclear - ABEN.
Pesquisadora e bolsista CNPq na área de salvaguardas, soberania e Análise Forense Nuclear.
Diretora de Comunicação do CLAE/ENDEB. Embaixadora da Associação Brasileira de Energia Nuclear (ABEN). Engenheira Ambiental, Arquiteta e Urbanista. Comunicadora científica na área nuclear através do Dicionário Winclear do LABEC/IEN/CNEN. Mestre em Ciências e Tecnologias Nucleares, Doutoranda e Pesquisadora CNPq em Engenharia Nuclear, Sustentabilidade, Salvaguardas Nucleares, Soberania Nuclear e Análise Forense Nuclear na COPPE/UFRJ. Especialista em Gestão Ambiental e Engenharia Ambiental Integrada. Especialista em Arquitetura de Interiores em edificações e instalações industriais de uso restrito, voltada para Instituições Militares na área Nuclear. Foi oficial da Marinha do Brasil, recebeu a medalha "Amigos da Marinha" e sua ampla experiência em projetos, permitiu desenvolver projetos de arquitetura de interiores para a Diretoria Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha (DGDNTM) e para a AgNSNQ atual Secretaria Naval de Segurança Nuclear e Qualidade em áreas de uso restrito nuclear militar, também Arquiteta responsável pelo Projeto arquitetônico do Centro de Ensino a Distância da Autoridade Marítima (CEDAM) no CIAGA e além disso , implementou o Sistema de Gestão Ambiental Nível 1 no Instituto de Pesquisas da Marinha. Comunicadora científica especializada em ciências nucleares e palestrante, destaca-se pela sua expertise em comunicação social e pelo trabalho em prol dos usos benéficos da energia nuclear. Entre suas conquistas em competições científicas, estão: 1º lugar no Quiz Rosatom, 1º lugar no Minuto da Sustentabilidade da SBPC, 1º lugar no Embaixadores Nucleares da ABEN e 3º lugar no Stand up for Nuclear, entre outros.
Líder de Sociedades de Propósito Específico de geração e transmissão de energia na Eletrobras.
Líder de Sociedades de Propósito Específico de geração e transmissão de energia na Eletrobras. Administradora, pós-graduanda em Políticas Públicas e Relações Institucionais pelo IBMEC. Possui mais de 19 anos de experiência em funções de Gerência, Assessoria Executiva C-Level e Relações Institucionais nos setores público e privado, dos quais os últimos 10 anos foram dedicados ao setor de Energia. Possui ampla experiência em eventos nacionais e internacionais no setor de energia, incluindo o setor nuclear, realizados em várias cidades no Brasil e no exterior, tais como eventos do G-20, ONU, OEA, Conference of the Parties - COP, e algumas edições da "General Conference" da International Atomic Energy Agency, em Viena, entre outros. Foi Oficial da Marinha do Brasil e Assessora de autoridades de destaque como o Ministro de Minas e Energia, do Vice-presidente de Estratégia e Desenvolvimento de Negócios da Eletrobras, do CEO da Itaipu Binacional e do Diretor de Gestão Corporativa e Sustentabilidade para Assuntos de Monitoramento Nuclear na Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional S.A. - ENBPar, entre outras experiências.
Presidente da Associação Feminina de Engenharia,
Agronomia e Geociências : AFEAG-DF.
Diretora de Relações Institucionais, Coordenadora da Comissão de Ética e Coordenadora Adjunta de Relações
Governamentais do CREA-DF.
Engenheira Eletricista e de Segurança do Trabalho, especialista em Gestão Pública, Tecnologias Assistivas e Energia Solar e mestranda em Energia e Ambiente. Presidente da Associação Feminina de Engenharia, Agronomia e Geociências do Distrito Federal - AFEAG-DF e Diretora da AFEAG-BR. Foi eleita Diretora de Relações Institucionais do CREA-DF, onde também exerce o cargo de Coordenadora da Comissão de Ética e Coordenadora Adjunta de Relações Governamentais. Sócia-proprietária da FAOS Energia e da iGear - Soluções Inteligentes, empresa que nasceu para fornecer tecnologia de ponta e soluções inovadoras por meio de tecnologia da informação às iniciativas pública e privada.
Conselheiro da Femeni, Federação Nacional da Engenharia Mecânica e industrial, Diretor Financeiro da ABEMEC MS.
Mestre em Eficiência Energética e Sustentabilidade, MBA em Gestão de Projetos de Engenharia e em Gestão Empresarial. Graduação em Engenharia Mecânica Tem experiência em Engenharia Mecânica, com ênfase em montagem, manutenção e treinamento industrial. com atuação destacada em biogás, suinocultura, confinamento bovino, aterros sanitários e resíduos agroindustriais. É pioneiro na utilização de gasoduto virtual no Brasil. Vinculado ao programa MS Carbono Neutro, promovendo energias renováveis. É proprietário da Candia & Braga Laboratório. Responsável técnico em diversas empresas, incluindo Imporcate, Balanças Chialvo, ABF Oxigênio, e ARGEMON Produtos Hospitalares. foi diretor Industrial na COPAZA, gerente de Manutenção na SANESUL. Atualmente é professor na Anhanguera e IFMS, áreas relacionadas à engenharia e técnica. Atuou em cargos honoríficos como Membership Promotion na ASHRAE Brasil, Presidente da Federação Nacional da Engenharia Mecânica e Industrial - FENEMI. Presidente da Associação Brasileira de Engenharia Mecânica e Industrial – ABEMEC MS. Coordenador e conselheiro em diversas entidades de classe nacionais. Além disso possui contribuições significativas para normas técnicas, como a NBR 17075 sobre transporte escolar. Participação ativa na aprovação da lei do PMOC e na criação de debates e resoluções técnicas importantes na área de engenharia mecânica. Recebeu várias homenagens e prêmios, incluindo certificados de mérito pela Câmara Legislativa do Distrito Federal e reconhecimentos como patrono em cursos de engenharia.
Presidente da COPIMERA (Confederación Panamericana de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramas Afines).
Professor Titular do DEMEP da
Universidade Federal de São João del-Rei - UFSJ.
Engenheiro Mecânico; Pós Doutor, Doutor e Mestre em Engenharia Mecânica. Professor Titular do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção (DEMEP) da Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ). Presidente da Confederación Panamericana de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramas Afines (COPIMERA). Especialista em Detecção de Falhas em Máquinas Rotativas através de Técnicas Preditivas e em Inteligência Artificial. Laureado com a Medalha do Mérito do Sistema CONFEA/CREA e MÚTUA. Reconhecido por sua atuação, coleciona títulos, certificados, tem dezenas de trabalhos premiados e assina vasta produção bibliográfica – mais de quatro centenas – entre artigos e publicações especializadas nacionais e internacionais e dezenas de bancas de TCC, Especialização, Mestrado e Doutorado.
João Bernardo Valentin Casali
CEO NATIVA Latam.
Experiências nos setores da sustentabilidade, impacto e regeneração - de ONGs de justiça climática, direito ambiental, academia, governo, territórios, políticas públicas, empreendedorismo social a negócios de impacto como: Greenpeace Australia, WWF, PNUD, Sistema B, Wellbeing Economy Alliance, Grupo Heineken, Ball Corporations, Viva Água, Sebrae, INEA, Estado de Pernambuco, Aiesec Science-Po France, PUC-Rio, Pinheiro Neto e Sergio Bermudes Advogados . Participação e liderança em cursos, formações e vivências baseados em projetos, como Schumacher College, Gaia Education ''Art of Hosting'', ''Dragon Dreaming'', Pedagogia da Cooperação, Sociocracia, Direito, Gestão Ambiental, Design em Sustentabilidade, Ecologia Profunda e Economia Regenerativa. Idealizador de projetos de impacto social trabalhando com minorias em torno de temas como geração de renda para a classe periférica, desenvolvimento comunitário, empoderamento feminino, equidade racial dentre outros. João, após um recente período de profunda investigação pessoal e profissional na área de Economia Regenerativa, embarcou em uma jornada significativa de nomadismo com propósito ao redor do mundo. Durante esse tempo, também esteve envolvido em uma joint-venture internacional. Agora, em um momento importante tanto globalmente quanto no Brasil e em sua vida pessoal, João retorna ao Rio de Janeiro. Ele assume a liderança da expansão da NATIVA na América Latina. A NATIVA é uma consultoria italiana, pioneira como a primeira empresa de Benefícios fora dos Estados Unidos e uma referência global em sustentabilidade. Há mais de 10 anos, a empresa auxilia pequenas, médias e grandes empresas a realizarem uma transformação radical em seus negócios.
CEO e Cofundador TECHWISE Inteligência Empresarial.
Executivo C-Level, apaixonado por tecnologia e inovação, perfil ágil e sempre orientado a resultados de impacto. Trajetória de carreira de sucesso no setor da administração pública no Brasil, acumulando mais de 25 anos de experiência em cargos de direção estratégica nas áreas de Gestão, Tecnologia e Transformação Digital. Administrador público, com Mestrado e Especialização na área e ampla experiência na direção executiva, desenvolvimento e implementação de projetos estratégicos de tecnologia e transformação digital no setor público. Algumas funções ocupadas:
Subsecretário de Transformação Digital na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2023). Diretor de Tecnologia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2021). Diretor Administrativo e de Tecnologia na CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) (2021 – 2023), responsável pela implementação da cultura data-driven. Diretor Presidente na IplanRio (2018 – 2020), responsável pelo desenvolvimento e implementação de diversas soluções tecnológicas inovadoras, promovendo a transformação digital na cidade do Rio de Janeiro. Conselheiro do Conselho Municipal de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade (CMPDPP) da cidade do Rio de Janeiro. Presidente do Conselho Empresarial de Inovação, Transformação Digital e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ. Conselheiro de Administração com ênfase em Inovação e Segurança Cibernética e Mentor de Startups.
Convidados dos Podcasts
Josier Vilar
Presidente da ACRJ
Formado em Medicina pela Universidade Federal Fluminense (UFF), com Pós-Graduação em Gestão de Crise e Governança Corporativa pelo Ibmec, MBA pela Coppead-UFRJ e mestrado em Pneumologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Organizador do Livro Governança Corporativa em Saúde e coautor do livro Gestão em Serviços da Editora FGV. Autor de centenas de artigos sobre governança e gestão em saúde e sócio-fundador da Pronep Home Care e do IBKL. Possui mais de 25 anos de experiência profissional em gestão empresarial e atualmente é o presidente da Iniciativa FIS (Fórum Inovação e Saúde) – uma organização sem fins lucrativos cujo propósito é consolidar o ecossistema da saúde com foco na garantia de acesso a serviços de medicina de qualidade para toda população. É benemérito e foi vice-presidente e presidente do Conselho Empresarial de Medicina e Saúde da ACRJ.
Alexandre Honaiser
Diretor Executivo da Framatome para a América do Sul.
Em Janeiro de 2022, Alexandre Honaiser foi nomeado Diretor Executivo da Framatome para a América do Sul. Honaiser é formado em Ciências Navais com especialização em Engenharia Mecânica. Honaiser tem também em seu currículo cursos de Inteligência e Gerenciamento Integrado de Processos. Antes de ingressar na Framatome. Em 2007, ingressou na Eletronuclear, trabalhando no diálogo entre as diferentes áreas da empresa para acelerar a bem sucedida aquisição da Licença Ambiental e Nuclear de Angra 3. Em 2012 ingressou na Queiroz Galvão Defense, trabalhou no desenvolvimento de negócios e no estabelecimento de parcerias internacionais. Em 2015, Honaiser ingressou na DCNS (Naval Group) como gerente de projetos e contratos do programa do Submarino Nuclear Brasileiro, e seu último cargo foi na Collins Aerospace/ARINC Security.
Almirante de Esquadra (RM1) Petronio Augusto Siqueira de Aguiar
Secretário Naval de Segurança Nuclear e Qualidade.
Almirante de Esquadra PETRONIO AUGUSTO SIQUEIRA DE AGUIAR, graduado pela Escola Naval, aperfeiçoado em Máquinas, mestrado pela Escola de Guerra Naval e possui o título de doutor em Ciências Navais pela Escola Superior de Guerra. Exerceu os cargos de Comandante do Navio-Varredor “Albardão”, Capitão dos Portos do Rio Grande do Norte, Comandante da Fragata Liberal, Representante Alterno da Representação Permanente do Brasil junto à Organização Marítima Internacional, Coordenador do Programa de Reaparelhamento da Marinha, Assistente da Marinha na Escola Superior de Guerra, Comandante do 6º Distrito Naval, Diretor de Gestão de Programas da Marinha e Chefe de Operações Conjuntas do Estado-Maior Conjunto das Forças Amadas e Diretor-Geral de Desenvolvimento Nuclear e Tecnológico da Marinha.
Vice-Almirante (RM1) Ney Zanella dos Santos
Presidente da Seção Latino-Americana da
Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS).
Graduado em Ciências Navais pela Escola Naval, possui formação em governança corporativa, Política e Estratégia Marítimas, e Altos Estudos de Política e Estratégia. Ocupou cargos de destaque, como chefe do Estado-Maior do Comando de Operações Navais, vice-chefe da Chefia de Preparo e Emprego do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas do Ministério da Defesa, secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação da Marinha e diretor do Centro de Inteligência da Marinha, entre outros. Também atuou como Adido Naval na Argentina. Foi CEO da empresa estatal Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A. (AMAZUL) de 2013 a 2019 e CEO da empresa estatal Empresa Brasileira de Participações em Energia Nuclear e Binacional (ENBPar) de 2022 a 2023. Atualmente, é Vice-Almirante da Reserva da Marinha do Brasil e Presidente da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS).
Paulo Coelho
Head de Nuclear na Tractebel na América do Sul.
Profissional com mais de 25 anos de experiência nos seguintes setores: Consultoria em Engenharia e Meio Ambiente, Petróleo & Gás e Industrial. Ocupou posições de alta gerência, como Gerente Comercial para a América Latina, Country Manager para a América Latina e Gerente de Unidade de Negócios, com experiência em planejamento estratégico, impulsionamento do crescimento, responsabilidades de P&L, desenvolvimento de negócios, relacionamento com clientes, Fusões e Aquisições, e projetos de infraestrutura. Experiência em negócios e estratégias globais, com ampla experiência internacional e uma extensa rede de contatos.
Celso Cunha
Presidente da ABDAN – Associação Brasileira para
Desenvolvimento das Atividades Nucleares.
Engenheiro Eletricista. Ele possui um MBA em Análise de Sistemas de Informação, Gestão Empresarial e Conservação de Energia. Mestre em Engenharia de Sistemas e Computação pela UFRJ, tem uma extensa carreira em cargos públicos como Secretário das Prefeituras de Niterói, Nova Iguaçu e Paracambi, e foi Diretor Comercial da NUCLEP. Também participou da Fundação do Planetário da Cidade do Rio de Janeiro e, desde 2017, é Presidente da Associação Brasileira para o Desenvolvimento das Atividades Nucleares - ABDAN. Além disso, é Membro do Conselho da Federação das Associações do Setor Elétrico - FASE, do Conselho de Desenvolvimento Econômico da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e do Conselho de Administração da Empresa de Pesquisa Energética do Brasil (EPE).
Superintendente Técnico do CREA- RJ.
Engenheiro Civil com sólida experiência no setor público e privado, atualmente atuando como Superintendente Técnico no Crea-RJ. Um profissional generalista com foco em gestão de processos e pessoas. Superintendente Técnico Crea-rj, coordena e supervisiona a aplicação de normas técnicas e regulamentares, gerenciamento de equipes e processos para assegurar a eficiência e a conformidade nas atividades técnicas e administrativas. Desenvolvimento de estratégias para aprimorar a performance organizacional. Diretor EMOP (Empresa de Obras Públicas do Estado do Rio de Janeiro, Gestão de manutenção, reforma e revitalização de prédios públicos e conjuntos habitacionais. Supervisão de equipes e controle de orçamento e prazos de projetos de obras públicas.Implementação de soluções para otimização dos processos de obra.Gestor de Pessoas e Contratos RIOLUZ, Gestão de contratos e coordenação de equipes de trabalho. Monitoramento e avaliação do desempenho dos contratos e das equipes. Diretor de Obra Secretaria de Ação Social Liderança do projeto Casa Carioca, focado na melhoria habitacional para famílias em vulnerabilidade social. Coordenação das atividades de construção e reforma, garantindo a execução conforme as especificações e prazos estabelecidos.Implementação e Supervisão de Obras Públicas e Análise e Aplicação de Normas Técnicas.
Bruno Eustáquio
Diretor de Relações Institucionais e
Programas Setoriais - Eletrobras.
Engenheiro Civil , PhD, DSc. em Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos além de Especialista em Políticas de Infraestrutura , Master em Política Pública . É membro da carreira de analista de Infraestrutura do Ministério da Economia há mais de 14 anos, ocupando no Ministério da Infraestrutura a posição de Secretário-Executivo, no MME a de Secretário Executivo-Adjunto. Atuou como Diretor Concessões e Parcerias na Codemge, Secretário Executivo do MINFRA e na Presidência da República atuou como: coordenador dos temas de minas e energia pelo grupo de infraestrutura na transição governamental (2018-2019); diretor e secretário substituto em coordenação e estruturação de projetos no setor de energia, petróleo e gás e mineração, coordenador da carteira de projetos do PPI e da agenda de licenciamento ambiental da Secretaria do PPI (2015-2019); e chefe de gabinete e coordenador de projetos de infraestrutura da Secretaria de Assuntos Estratégicos (2012-2015). Além disso trabalhou na estruturação do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Respostas aos Desastres Naturais do Ministério do Desenvolvimento Regional. Foi também assessor no Ministério do Meio Ambiente.
Bruno Cata Preta
Diretor de Relações institucionais do Grupo Melo Cordeiro. Coordenador da Absolar em Minas Gerais.
Diretor de relações institucionais do Grupo Melo Cordeiro, Coordenador da ABSOLAR - Associação Brasileira de Energia Solar, em Minas Gerais.
Administrador de empresas, Especialista em administração de empresa, energia solar fotovoltaica e em docência do ensino superior. Foi Professor
na UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, atuou na Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica - ABSOLAR como Membro do Conselho Fiscal e Coordenador estadual em Minas Gerais, já na na Genycs Solar atuou como Diretor de Relações Corporativas e Institucionais e Diretor Comercial.
Daniel Sobrinho
Diretor do SINDUSCON PA, Diretor da FIEPA, Coordenador Estadual da ABSOLAR, Sócio na DSE Engenharia.
Diretor do Sindicato da Indústria e da Construção Civil/Pará - SINDUSCON PA, Diretor da Federação das Indústrias do Estado do Pará - FIEPA , Coordenador Estadual da ABSOLAR, Sócio na DSE Engenharia. Atua nas áreas de Engenharia e Representações nas áreas de Energia Solar Fotovoltáica , Mercado Livre de Energia e Materiais de Obras Civis e Elétricas. Atuou como Conselheiro Federal do CONFEA, Presidente do Clube de Engenharia do Pará, e Diretor Financeiro da Mútua PA.
Thiago Ivanoski
Diretor de Estudos Econômico-Energéticos e Ambientais na Empresa de Pesquisa Energética (EPE).
Engenheiro Eleletricista, pós-graduado em Engenharia Econômica e em
Administração Pública, possui MBA em Finanças. É Diretor de Estudos Econômico energéticos e Ambientais desde dezembro/2023. Ingressou na EPE em 2008, onde atuou como Assessor da Presidência, Superintendente, Superintendente- Adjunto, Consultor Técnico e Analista de Pesquisa Energética na Superintendência de Projetos de Geração. Dentre outras atividades, trabalhou na avaliação técnica de projetos de geração, no desenvolvimento de estudos de viabilidade, inventário e otimização de hidrelétricas, na elaboração do Plano Decenal de Expansão de Energia PDE e Plano Nacional de Energia - PNE, bem como na elaboração de diversos estudos técnicos que visam subsidiar o planejamento do setor energético do Brasil.
Gabriel Kropsch
Presidente do Conselho de Energia da ACRJ
Fundador da SINERGAS.
Desenvolve atividades na área de comércio exterior, produtos e serviços para a indústria de petróleo e gás desde 1991, em empresas como Tramp Oil, World Fuel Services, Terrana, Aspro e Neogas. Sócio-Fundador da Sinergás, provedora de soluções integradas para infraestrutura de compressão de gás natural e biometano. Presidente do Conselho Empresarial de Energia e Transição Energética da Associação Comercial do Rio de Janeiro (ACRJ), fundador e Conselheiro da Associação Brasileira de Biogás (ABIOGAS), Diretor Executivo do Comitê Nacional do GNV e Membro do Board da Entrepreneurs Organization.Formado em Administração de Empresas pela PUC/RJ, MBA pela Coppead/UFRJ, Formação para Conselheiros em Gestão Estratégica e Governança Corporativa pela Fundação Getulio Vargas e Alumni do programa Owners/Presidents Management da Harvard Business School.
Ednei de Oliveira
Presidente e CEO no Grupo Condeports.
Fundador e Presidente do Programa Reciclar Social, premiado pela Federação do Comércio do Estado do Rio de Janeiro – FECOMÉRCIO, como melhor programa ambiental de 2022. Condeports Internacional - Presidente - de 2005 a 2009 - de 2009 a 2011 - 2011 a 2015 - 2015 a 2025. Conselho Internacional Público Privado de Desenvolvimento Econômico e Social de Portos, Aeroportos e InfraEstrutura - Condeports Internacional, instituição de caráter científico, cultural, educacional, tecnológico, social e de desenvolvimento institucional e econômico, com Diretorias Estaduais e m vários Estados brasileiros e na África . O Condeports Internacional tem entre suas finalidades a prospecção e o fomento de negócios no exterior para empresas brasileiras. É composto por Instituições Públicas e Privadas, sendo elas: Prefeituras, Sindicatos, Associações, ONGs, OSCIPs, Fundações, Faculdades, Universidades, Câmaras de Comércio e Empresas Privadas, como membros associados. Sindicato Dos Jornalistas Do Município Do Rio De Janeiro: Presidente - mandato de 2015 a 2018. Revista Brasil Conexão África - Presidente e Editor Executivo. A revista Brasil Conexão África, surge como ferramenta de excelência no trato entre o Brasil e países da África. Hoje o estreitamento de negócios com a África tende a aumentar devido ao incentivo que o Governo tem imprimido em diversos países africanos. Homenageado na sede da ONU - - Nova Iorque - Estados Unidos - Idealizador do Projeto "Construindo e Aprendendo" - considerado o melhor projeto humanitário do Brasil para o Mundo em 2009, para implantação em países Africanos como Angola e República Democrática do Congo. Título de Cidadão do Estado do Rio de Janeiro - Através da Resolução nº. 1152 de 17 de abril de 206. Título de Embaixador da Cultura da Paz e da Justiça - Outorgado na sede da ONU - Nova Iorque - Estados Unidos - ano 2008. Confederação Nacional do Turismo - CNTUR - Vice-Presidente para Intermodais de Turismo - mandato de 2008 a 2011 e de 2011 a 2015. Objetivando o Desenvolvimento de ações no sentido de melhorar os principais modais de transportes: Rodovia, Ferrovia, Portos, Aeroportos e Hidrovias, para um melhor atendimento do turismo brasileiro. Programa Portos, Aeroportos e Modais - Tv Bandeirantes - Apresentador - ano de 2008/2009. Apresentou na TV Bandeirantes - canal aberto - o programa Portos, Aeroportos e Modais, com duração de 1 hora, todos os sábados, debatendo a infraestrutura dos modais brasileiros. Prefeitura Municipal de Itaguaí - Secretário de Agricultura, Meio Ambient e Pesca - de 2002 a 2004. - Ocupou o cargo de Secretário Municipal, desenvolvendo ações junto às colônias de pescadores e agricultores do município, além de atuações na área do meio ambiente, entre elas a busca de solução para o passivo ambiental da empresa Inga. Prefeitura Municipal de Itaguaí - Diretor de Expansão Comercial e Industrial de Itaguaí - de 2002 a 2004 - Ocupou o cargo de Diretor de Expansão Comercial e Industrial, buscando o desenvolvimento industrial para a geração de empregos. Teve atuação decisiva na vinda para do Rio de Janeiro da Thyssen Kroup - Alemanha - que originou a criação da CSA - Companhia Siderúrgica do Atlântico. Porto de Itaguaí - Membro do Conselho de Autoridade Portuária - de 2003 a 2005. Desempenhando a função de Conselheiro do CAP do Porto de Itaguaí, onde apresentou diversas propostas importantes para o seu desenvolvimento, entre elas a implantação da "Hidrovia Dos Jesuítas", importante acesso hidroviário, ligando a Rodovia Presidente Dutra ao Porto de Itaguaí, inserindo municípios no contexto portuário como: Queimados, Seropédica e Nova Iguaçu. Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itaguaí - ACIAP - Diretor de Expansão Comercial e Industrial na gestão de 2005 a 2007. Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Itaguaí - ACIAP - Assessor da Presidência - de 2003 a 2005. Desenvolvimento de ações em busca da Expansão Comercial e Industrial de Itaguaí, o fortalecimento e defesa das empresas existentes e a busca da qualificação profissional dos trabalhadores. Federação de Hotéis, Bares e Similares do Estado de São Paulo - FHORESP- Diretor - de 1992 a 2009. Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes de Jales - Presidente de 1992 a 1994.
Fundador do Portal Energia e Biogás e
da Plataforma de cursos Biogás Academy.
Engenheiro em Energia e Desenvolvimento Sustentável, Mestre e Doutor em Energia pelo Programa de Pós-graduação da UFABC. Pesquisador, especialista em biogás, entusiasta no desenvolvimento e consolidação do mercado de biogás e biometano. Possui mais de 15 anos de atuação como consultor no setor de biogás e energia solar. Desenvolve projetos e contribui para divulgação de conteúdo, notícias e conhecimento na área de biogás. Fundador do Portal Energia e Biogás e da Plataforma de cursos Biogás Academy.
Consultor da Organização Mundial de Meteorologia (OMM) e Consultor do Banco Mundial para Ensino e Pesquisas em Mudanças Climáticas e Desastres Naturais.
Meteorologista formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), Mestre (2004) e Doutor (2010) em ciências em Engenharia Civil - Engenharia Ambiental (área de concentração de Ciencias Atmosféricas em Engenharia) pela Coordenação dos Programas de Pesquisa e Pós Graduação em Engenharia COPPE-UFRJ. Professor Adjunto na Universidade do Estado do Rio de Janeiro UERJ - FAOC, Faculdade de Oceanografia, Departamento de Oceanografia Física e Meteorologia. Servidor Público Federal do Instituto Nacional de Meteorologia - INMET (2007-2015). Tem experiência na área de Geociências/Meteorologia, com ênfase em Modelagem Meteorológica, sistemas acoplados de modelos na interface oceano-atmosfera, Previsão do Tempo, diagnóstico a prognóstico climático, modelagem numérica da Dispersão de poluentes atmosféricos, da formação de oxidantes fotoquímicos. Instrutor/Facilitador da Organização Mundial de Meteorologia - OMM, para atividades de Ensino à Distância em meteorologia, climatologia e oceanografia. Professor pós-graduação no programa ProfÁgua (Mestrado profissional CAPES/ANA). Ensino de Meteorologia, Climatologia e Meteorologia aplicada aos sistemas na interface ar-mar e à gestão dos recursos hídricos.
Diretor-presidente do Instituto Vital Brazil.
Obstetra e ginecologista formado na UFRJ e servidor da Secretaria de Estado de Saúde desde 2000, Alexandre Exerceu ainda o cargo de subsecretário de Vigilância em Saúde na secretaria e foi o coordenador durante a pandemia da dengue em 2008. Pós-graduado em Ciências Contábeis pela Fundação Getúlio Vargas, Nelson Rocha começou sua carreira na iniciativa privada e atuou em empresas como Ampla e Light. Na área pública, foi assessor Chefe do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) e secretário de Fazenda em 1995.
Presidente do Sindratar
CEO da A.Salles.
Dir. Executivo A.SALLES Engenharia, Presidente do SINDRATAR -RJ / Diretor na ACRJ, Leonardo é arquiteto e urbanista com especialização em administração de empresas e arquitetura hospitalar. Com mais de 26 anos de experiência em soluções de climatização para diversos setores, ele atualmente ocupa o cargo de Diretor Executivo na A.SALLES Engenharia. Nesta posição, lidera uma equipe comprometida com a excelência, inovação e sustentabilidade em projetos e serviços. Seus conhecimentos e habilidades abrangem estratégia, planejamento, gestão de projetos, negociação, liderança e relacionamento com clientes, fornecedores e parceiros. Além de sua atuação na A.SALLES Engenharia, Leonardo também é Diretor na ACRJ e Presidente do SINDRATAR-RJ. Nessas funções, ele contribui significativamente para o fortalecimento e desenvolvimento do setor de refrigeração, ar condicionado, aquecimento e ventilação. O objetivo de Leonardo é aprimorar continuamente seus conhecimentos e habilidades, visando oferecer soluções de qualidade, eficiência e segurança para seus clientes.
CEO e Cofundador TECHWISE Inteligência Empresarial.
Executivo C-Level, apaixonado por tecnologia e inovação, perfil ágil e sempre orientado a resultados de impacto. Trajetória de carreira de sucesso no setor da administração pública no Brasil, acumulando mais de 25 anos de experiência em cargos de direção estratégica nas áreas de Gestão, Tecnologia e Transformação Digital. Administrador público, com Mestrado e Especialização na área e ampla experiência na direção executiva, desenvolvimento e implementação de projetos estratégicos de tecnologia e transformação digital no setor público. Algumas funções ocupadas:
Subsecretário de Transformação Digital na Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro (2023). Diretor de Tecnologia na Câmara Municipal do Rio de Janeiro (2021). Diretor Administrativo e de Tecnologia na CEDAE (Companhia Estadual de Águas e Esgotos do Rio de Janeiro) (2021 – 2023), responsável pela implementação da cultura data-driven. Diretor Presidente na IplanRio (2018 – 2020), responsável pelo desenvolvimento e implementação de diversas soluções tecnológicas inovadoras, promovendo a transformação digital na cidade do Rio de Janeiro. Conselheiro do Conselho Municipal de Proteção de Dados Pessoais e Privacidade (CMPDPP) da cidade do Rio de Janeiro. Presidente do Conselho Empresarial de Inovação, Transformação Digital e Tecnologia da Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ. Conselheiro de Administração com ênfase em Inovação e Segurança Cibernética e Mentor de Startups.
Diego Fernando Venegas Vásconez
Confederación Panamericana de Ingeniería Mecánica, Eléctrica, Industrial y Ramas Afines - Chile.
Pesquisador PhD na Universidade do Bio-Bío (Chile).
Engenheiro Mecânico (2001) e Mestre em Engenharia Industrial e Produtividade pela Escola Politécnica Nacional de Quito, Equador (2006) e Doutor em Engenharia de Materiais e Processos Sustentáveis pela Universidade do Bio-Bío, no Chile (2024). Atualmente, Pesquisador Pós-Doutoral na Universidade do Bio-Bío (Chile) no Projeto FONDEF ID22i10123: Análise Prescritiva baseada em Machine Learning para a operação de plantas de painéis de contraplacado de alta produção de Pinho Radiata 4.0. Certificado pela NFPA nas normas: NFPA 58 e NFPA 101. Conferencista em vários congressos internacionais de engenharia no Equador, Colômbia, Peru, Chile, Bolívia, Argentina, México, Panamá, Cuba, República Dominicana, El Salvador e Venezuela. Coautor de 14 artigos científicos. Instrutor internacional em segurança humana e instalações de gás liquefeito de petróleo.
Coordenador do IFHE - International Federation
of Healthcare Engineering.
Arquiteto, professor, pesquisador. Doutor em Ciências da Arquitetura e Mestre em conforto ambiental e eficiência energética. Pós-Doutorado em Planejamento Energético IVIG/COPPE/UFRJ. Acadêmico Titular da Academia Brasileira de Administração Hospitalar (ABAH). Membro do Executive Committee (EXCO) da International Federation of Hospital Engineering (IFHE). Coordenador do IFHE Americas Regional Group. Presidente no período 2011-2014 da Associação Brasileira para o Desenvolvimento do Edifício Hospitalar (ABDEH). Professor em diversos cursos de graduação e Pós-graduação em arquitetura, arquitetura hospitalar, ergonomia e gestão hospitalar no Brasil e América Latina. Autor de diversos livros e publicações (português, inglês e espanhol) sobre os temas da arquitetura hospitalar, ambientes de saúde, planejamento urbano, cidades e ergonomia.
Fundador e CEO da Latam Sostenible
Possui mestrado em Gestão de Energias Renováveis e em Consultoria Empresarial, além de especializações em administração e vendas. É engenheiro eletricista de formação. Como fundador e CEO da Latam Sostenible, lidera o Centro de Transferência de Tecnologia e Conhecimento em Energia, Água e Transformação Digital 4.0, com um alcance regional significativo. Este centro está composto por um conglomerado de empresas tecnológicas e consultores internacionais associados provenientes de diversos países, incluindo EUA, Inglaterra, Israel, Itália, Finlândia, Espanha, Coreia do Sul, Japão e Canadá, com ações direcionadas para a região da América Latina. Na área de gestão de formação contínua na região, Oscar tem sido um gestor e impulsionador de programas de formação e certificação. Ele foi responsável pela formação e certificação de 179 profissionais como Gestores Energéticos de acordo com a ISO 50000 e também atuou na formação e certificação na Gestão da Manutenção de Ativos INGEMAN da Espanha. Além disso, tem sido gestor de projetos em desenvolvimento de economia circular e na área da Indústria 4.0. Oscar está envolvido em diversos projetos impulsionados na região, incluindo a geração elétrica com tecnologia undimotriz (utilizando ondas do mar) e a geração de energia e biocombustíveis a partir de resíduos sólidos municipais (RSM). Atualmente, ele é o Coordenador da Região 2 da América Central e Panamá, da Confederação Pan-Americana de Engenheiros Mecânicos, Eletricistas e Ramos Afins (COPIMERA) e presidente do Comitê Nacional COPIMERA, adscrito à ASIMEI, sendo um dos sócios fundadores da COPIMERA. Com mais de 28 anos de experiência, Oscar Celin Gomez Santos tem implementado projetos de melhoria produtiva e inovação tecnológica em diversos setores industriais na região, consolidando-se como uma referência no campo das energias renováveis e gestão empresarial.
Presidente Regional da SINAENCO-DF
Formado em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Maria no Rio Grande do Sul. Especializações MBA em Engenharia de Custos, Empreendimentos e Construções Sustentáveis. Gerente de Serviços e Negócios pela Fox Engenharia e Consultoria. Conselheiro suplente na câmara de civil do CREA-DF; Presidente Regional da SINAENCO-DF.
Diretor de Novos Negócios na Eficiente Energia
Consultor de Energia na Confederação Nacional do Comércio.
Engenheiro eletricista, consultor da Federação Brasileira de Hospedagem e Alimentação (FBHA), Consultor de energia no Sebrae - rj. Foi Consultor de Energia na Indeco - energia, águas e utilidades, Diretor de Patrimônio no Fluminense Football Club - Gestão de Energia onde assumiu o desafio de acertar todas as instalações elétricas do CLUBE. e de promover ações de EE nas instalações do CLUBE, objetivando mitigar os custos com os insumos Água, Gás e Energia Elétrica. Foi Conselheiro de Energia da Firjan , obtendo participação na Coordenação de Programa Eletricidade Eficiente dando as diretrizes das ações à serem diagnosticadas nas Indústrias participantes.Foi Diretor Executivo na SINDISTAL e se destacou pela participação na Coordenação do Grupo de Crise Energética (GCE) criado pelo SISTEMA FIRJAN em parceria com o SINDISTAL e SENAI-RJ, para atendimento a todas as Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, com o objetivo de através de Racionalização Energética, auxiliá-las a alcançar as metas impostas pelas CONCESSIONÁRIAS, em 2001.
Vice-presidente da Associação Brasileira de Energia Nuclear
Engenheiro mecânico, possui uma trajetória acadêmica complementar robusta, com qualificações em Gestão de Energia Nuclear, Gestão de Projetos além de ter participado de programas executivos no Strategic Management Group em Stanford (1989) e na Harvard Business School (1996), onde se especializou em Competição e Estratégia. Ao longo de sua carreira, acumulou vasta experiência profissional em diversas empresas de destaque. Iniciou sua trajetória na Furnas Centrais Elétricas S.A., onde atuou como engenheiro e gerente em diversas divisões, sendo responsável por projetos significativos, incluindo a usina termelétrica de Santa Cruz e a coordenação do projeto da usina nuclear de Angra dos Reis. Entre 1966 e 1974, sua atuação em Furnas incluiu a execução e supervisão de projetos termelétricos e nucleares, destacando-se pelo rigor técnico e capacidade de gestão em grandes empreendimentos.Posteriormente, ocupou posições de liderança na Promon Engenharia S.A., onde, de 1980 a 1987, foi responsável por gerenciar operações e desenvolver negócios tanto no mercado nacional quanto internacional. Sua atuação incluiu projetos nos setores de geração de energia elétrica, petróleo, petroquímica, siderurgia e mineração, sempre com foco em inovação e eficiência. Na Setal Engenharia e Construções S.A. e suas subsidiárias, entre 1987 e 1991, Antonio Ernesto foi Vice-Presidente e Diretor Estatutário, dirigindo o desenvolvimento de negócios em tecnologia, engenharia e construção, com projetos globais nas áreas de petróleo, petroquímica e gás. Em seguida, retornou à Promon Engenharia Ltda., onde permaneceu até 1999, desempenhando papel no desenvolvimento de negócios e operações em diversos segmentos industriais. Sua expertise foi ainda mais ampliada durante sua passagem pela INEPAR S.A. Indústria e Construções S.A., onde, como Vice-Presidente Estatutário de 1999 a 2002, liderou estratégias e desenvolvimento de negócios em diversos setores, incluindo petróleo, gás, hidrelétrico e petroquímica. Desde 2002. Tem atuado como sócio na AEM Serviços de Engenharia Ltda. e em outras empresas, contribuindo com sua vasta experiência e conhecimento técnico.Além de sua atuação profissional, tem uma presença significativa em associações e conselhos consultivos. É membro vitalício da American Society of Mechanical Engineers e já presidiu a Latin American Section of the American Nuclear Society. Tem participado ativamente em diversas organizações, como a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP), Associação Brasileira de Infra-estrutura e Indústrias de Base (ABDIB), e a Associação Brasileira de Engenharia Industrial (ABEMI), onde já ocupou cargos de direção e presidência.
Coordenador Técnico Nuclear
na Amazônia Azul Tecnologias de Defesa S.A
Bacharel em Química, 1981 – Faculdades Oswaldo Cruz / SP. MSc em Tecnologia Nuclear, 1989 – Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (IPEN/CNEN-SP). Atua na área nuclear desde 1982, tendo iniciado a carreiracomo Pesquisador do IPEN/CNEN-SP na área de tratamento de rejeitos radioativos. Trabalhou na Promon Engenharia, de 1987 até 2005, em projetos da área nuclear e petroquímica e, entre 2006 e 2021, na Genpro Engenharia, onde atuou como gerente de projetos da área nuclear, química e petroquímica. Exerceu a função de Gerente de Contratos nos projetos do Laboratório de Geração de Energia Nucleoelétrica(LABGENE), da Usina de Hexafluoreto de Urânio(USEXA), do Complexo de Manutenção Especializada do Estaleiro e Base Naval (CME)e da Usina Nuclear de Angra 1.
Atualmente atua na Amazonia Azul Tecnologias de Defesa (AMAZUL), como Coordenador Técnica Nuclear.
Perita Judicial pelo Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro e pelo Tribunal de Justiça Federal.
Atualmente atua como Perita Judicial pelo Tribunal de Justiça do RJ e Tribunal de Justiça Federal e é Bolsista/Pesquisadora da EMBRAPA Solos.Iniciou sua trajetória profissional como Diretora de Agricultura em Japeri/RJ, cidade de origem; passando por Nova Iguaçu como Diretora (quando consolidou o 1º Assentamento Municipal do Brasil – Marapicu) e depois Subsecretária de Agricultura. Atuou como Articuladora Estadual dos Programa Territórios Rurais e da Cidadania, no Rio de Janeiro, pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário - MDA em cooperação técnica com o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola – IICA. Trabalhou como Diretora de Agricultura em Itaboraí/RJ (quando coordenou equipe e elevou o fornecimento dos produtores de 2% dos recursos do PNAE para 22% em 8 meses e a mais de 40% no ano seguinte). Trabalhou como Assessora Técnica e Administrativa no CEPTA – Centro de Ensino, Pesquisa e Treinamento em Agroecologia, em Magé/RJ. Fez trabalhos junto a Fundação Banco do Brasil, Instituto de Desenvolvimento Social – IDS/Ânima relacionados à levantamentos de campo para implantação de mercado municipal, nos municípios impactados pelo COMPERJ. E com o SENAR, relacionados à capacitação e palestras para implantação do PNAE. Atuou como Secretária Executiva do CEDRUS - Conselho Estadual de Desenvolvimento Rural Sustentável, na SEAPPA - Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento do Rio de Janeiro, trabalhando na reformulação do Conselho, tornando-o mais representativo, paritário, com destaque a entrada de representações da sociedade civil, do seguimento da pesca. Também ATeG - Assistência Técnica e Gerencial pelo SENAR/RJ, em fruticultura. Cargos Voluntários: Esteve Vice-Presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos do Estado do Rio de Janeiro – AEARJ, Presidente da AEARJ em 2 mandatos, esteve Coordenadora do Colegiado das Entidades Regionais do Rio de Janeiro – CDER/RJ. Está Vice-Presidente Sudeste da CONFAEAB, Vice-Presidente da AEARJ, é membro do GT Mulher do CREA/RJ em Nova Iguaçu e Secretária Executiva do Conselho Deliberativo da APA Guandu.
Conselheiro no CREA-RJ. Meteorologista e
Consultor de Meio Ambiente.
Meteorologista, mestre em Engenharia Civil e Doutorando em Meteorologia pela UFRJ. Atualmente é Conselheiro Regional do CREA-RJ pela Sociedade Brasileira de Meteorologia (Núcleo Rio de Janeiro). É especialista em Meteorologia, Engenharia e Geociências, com ênfase em Licenciamento, Transição Energética e Controle Ambiental.
Vice-chefe do Departamento de Geologia Aplicada - UERJ. Especialista em Desastres Naturais e Avaliação de Riscos.
Geólogo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2001), onde fez mestrado e doutorado (2006 e 2010). Atualmente é Professor Associado da Faculdade de Geologia e vice-chefe do Departamento de Geologia Aplicada, onde é responsável pelas disciplinas de Geotecnologias (SIG). É professor e orientador nos Programas de Pós-graduação em Análise de Bacias e Faixas Móveis (PPGG), e Gestão e Regulação de Recursos Hídricos (PROFÁGUA)onde é coordenador-adjunto. Coordenador do Centro de Estudos e Pesquisas em Desastres (CEPEDES). Procientista da FAPERJ e bolsista de produtividade do CNPq. Membro do WG2 - Tsunami Hazard Assessment do ICG/CARIBE-EWS. Foi diretor de Geologia do Serviço Geológico do Estado do Rio de Janeiro, participou das Expedições Científicas Brasileiras Antártica XIV e XV.
Co-founder Instituto Conhecimento Liberta.
Trabalhar a inovação em sala de aula, a autonomia dos alunos na construção do conhecimento e estimulá-los a compartilhar são meus pontos fortes. Construí minha carreira passando por toda cadeia de valor da indústria de O&G que me permite ter uma visão sistêmica do setor e das energias em geral. Isto possibilitou-me lidar com treinamento e gestão do conhecimento por meio de times multifuncionais em todas as áreas por onde passei. Sou docente de cursos, palestras, treinamentos, soluções e projetos educacionais de geopolítica do petróleo e das energias, avaliação econômica de projetos, transição energética, economia da energia e geologia. Trabalhei na PETROBRAS, a maior Companhia de Petróleo do país, em diversas universidades e associações de classe além de empreendimentos próprios. Ministro cursos ou palestras em graduações, pós-graduações, MBAs, mestrados, doutorados, educação corporativa e em preparatórios para concursos públicos, visando contribuir para formação pessoal e profissional das pessoas.
Assessora técnica do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.
Gestora pública, Cientista, com ampla experiência em temas relacionados à sustentabilidade na agropecuária e setores afins. Nos últimos 20 anos, atuei em Políticas Públicas, Projetos, Programas e Parcerias, nacionais e internacionais, em nível estratégico, de gestão e operacional. Participo de Fóruns, Comitês, Conselhos e Grupos de Trabalho nacionais e internacionais. Minha formação é em Zootecnia (UFLA), com Doutorado Direto em Ciência Animal e Pastagens pela Esalq/ USP, e experiência internacional acadêmica na Itália. Tenho Pós-Doutorado (UFMS e UNIPD – Itália). Ingressei na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) como Pesquisadora A, em 2010, após passagens pelo Ensino Superior público (Professora concursada na Unemat), e setor privado (Diretora de P&D em milheto, na Sementes Adriana/ Grupo ATTO). Ministrei centenas de palestras, e participei de debates, moderações e articulação com parceiros, no Brasil e exterior. Em 2012, criei e liderei a iniciativa público-privada “Carne Carbono Neutro”, que deu origem a outras marcas comerciais certificadas com foco em carbono. Fui Coordenadora-Geral de Mudanças do Clima e Agropecuária Sustentável do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), onde liderei a reestrutução do Plano Setorial de Mitigação e Adaptação da Agropecuária. Como Diretora do Departamento de Produção Sustentável e Irrigação da SDI, do Ministério da Agriculltura, Pecuária e Abastecimento, coordenei as ações das principais Políticas Públicas brasileiras que fomentam a sustentabilidade no setor agropecuário. A frente da Diretoria do Departamento de Cadeias Produtivas e Indicação Geográfica, do Ministério da Agriculltura, Pecuária e Abastecimento, idealizei e coordenei a estruturação do Programa Carbono +Verde, do Programa de Cooperativismo e Associativismo e de ações para a reestruturação dos Programas de Agregação de Valor a produtos agropecuários (IG, Selo Arte, PI e BPA). Fui considerada pela Forbes/ Brasil uma das 100 mulheres mais influentes do Agro brasileiro em 2021. Também fui reconhecida como uma das Zootecnistas mais influentes de 2021, pela Associação Brasileira de Zootecnia (ABZ).
Assessora de Comunicação da Play Produções. Pesquisadora e Embaixadora do World Nuclear Energy Day - Escola Politécnica/Universidade Federal do Rio de Janeiro.
Formanda em Engenharia Nuclear pela Escola Politécnica/UFRJ, possui sólida experiência em divulgação científica, adquirida em projetos como o Canal Irradiação no YouTube. Participou do comitê do 'World Nuclear Energy Day' desde a segunda edição, tornando-se Embaixadora Oficial do Evento no Brasil em 2023. Gabriely que já trabalhou na Eletronuclear, hoje busca aplicar técnicas de IA na otimização processos. Sua missão central está em promover os benefícios das C&Ts Nucleares.
Diretor- presidente da Rio Luz.
Pós Graduado em Gestão do Conhecimento e Gestão da Administração Pública. Graduado em Engenharia Elétrica e Engenharia de Produção. Iniciou sua carreira na Companhia Municipal de IIuminação e Energia - Rioluz, empresa publica da Cidade do Rio de Janeiro, em 1996 nesses 28 anos de experiência em Iluminação Publica, ocupou diversos cargos importantes da empresa, chegando a Presidência cargo que ocupa atualmente.
Embaixador no Brasil da Rede Polkadot e Conselheiro de Implementação de Projetos em NTFs para Entretenimento.
Doutor em tecnologias disruptivas pela Universidade de Newcastle Inglaterra (2020) propondo a combinação de inteligência artificial e tecnologias imersivas. Mestre pela Universidade de Salamanca (2012) em Psicologia aplicada para Educação, mestre pela UFRJ (2005) em engenharia de transportes e graduado em em Comunicação Social pela PUC-Rio (2000). Raphael vem de uma longa carreira de produção de ferramentas de Inteligência Artificial e softwares de comunicação desenvolvendo parcerias estratégicas para a potencialização da competitividade e inclusão.
Conselheiro de Energia e Transição Enérgica na Associação Comercial do Rio de Janeiro - ACRJ. CEO Green Solar Energia.
Maurício Ribeiro é um dos fundadores da Green Solar Energia. Em sua carreira sempre trabalhou com energia, mas antes no mercado de óleo e gás. Passou por empresas como Keppel Fels Brasil e White Matins. Em 2013, decidiu empreender no mercado de renováveis e assim nasceu a Green Solar Energia, cujo objetivo é fornecer soluções turnkey de geração de energia utilizando a fonte solar. Após 10 anos, além de disponibilizar geradores solares, a empresa está expandindo sua linha para carregamento veicular, armazenamento de energia e comercialização.
Pres. Cons. de Governança, Compliance e Diversidade da ACRJ.
Pres. da Comissão de Estudos da Transparência Pública OAB/RJ.
Advogado. Atua há mais de 25 anos em Direito Empresarial, especialmente em consultoria, nos ramos de regulatório, compliance, proteção e gestão de dados, securitário e bancário, em escritório e empresas. Doutor em Ciência Política. Mestre em Direito Empresarial. Pós-graduado em Direito Econômico. Palestrante e Coordenador da Pós Graduação Compliance 4.0 do IAG/PUC. Prof. FGV LLM Law Program. Ex-Assessor Sênior da Presidência do BNDES. Ex-Conselheiro de Governança da Autoridade Pública Olímpica. Ex-Coordenador Geral dos Conselhos Empresariais da ACRJ. Presidente do Conselho Empresarial de Governança e Compliance da ACRJ. Ex-Membro da Comissão Especial de Anticorrupção, Compliance e Controle Social de Gastos da OAB/RJ. Coordenador da Linha de Pesquisa em Governança Pública, Instituições e Controle Social do Poder Político do CEBRAD/UERJ. Integrante da Lista de Árbitros do CBMA. Membro Fundador e Coordenador das Publicações do Instituto Compliance Rio - ICRIO. Presidente da Comissão de Estudos da Transparência Pública da OAB/RJ. Integrante da Comissão Brasileira para o Relato Integrado da ONU. Autor e coordenador de livros, artigos e colunas de jornais sobre as relações entre Democracia, Desenvolvimento e Direito. Criador do Prêmio de Inovação Institucional Barão de Mauá direcionado para o reconhecimento das melhores práticas e políticas empresariais nas esferas públicas e privadas e do Prêmio de Melhores Tecnologias de Compliance da ACRJ.
Patrocinadores
Apoio Institucional e Oficial