Título do Minicurso:
Cultura Maker e Cidades Inteligentes - Promovendo a Agenda 30
Descrição:
Este minicurso tem a intenção de evidenciar que projetos de cidades inteligentes envolvem não apenas inovação tecnológica , mas também capacitação das pessoas para criar, compartilhar, inovar e coproduzir. Oficinas Maker compartilhadas oferecem as ferramentas e a mentalidade para que os cidadãos se tornem os principais agentes de transformação de suas próprias cidades. A promoção da Cultura Maker não é apenas um hobby ou uma tendência tecnológica, mas uma estratégia pragmática e poderosa para enfrentar os desafios do desenvolvimento econômico sustentável e as emergências climáticas. Ferramenta que capacita, educa e mobiliza a sociedade para construir, de forma colaborativa e resiliente, um futuro mais sustentável para todos, promovendo as diretrizes da Agenda 30 da ONU.
Ministrantes e colaboradores: Da UFSC: Ligia Cleia C. R. (Especialista em Educação Ambiental); Eugênio Luiz Gonçalves (Coordenador do Fórum ECOAR); Marciele Berger Bernardes (Especialista em Cidades Inteligentes).
Do Instituto IVG: Melissa Figueiredo Silvestre (Coord. Pedagógica do Projeto Pode Crer); Carol Martins (Articuladora Tech); Tainara Lemos (Coordenadora de programas e projetos do IVG).
Jeff Lima ( Fundador do Prototipando a Quebrada)| CEO | Educador | Palestrante | Pai do Ravi ).
Mediadores pedagógicos: Dra. Luciana Machado Schmidt (Consultora na área educacional, Psicologa); Prof. Dr. Pierre André de Souza (UFAM).
Mais informações sobre nosso time >
Objetivo:
Este minicurso tem como objetivo trazer relatos sobre a Cultura Maker como catalisador fundamental para o desenvolvimento social e fortalecimento das cidades inteligentes. Também aborda ferramentas de desenvolvimento humano que permitem a potencialidade de sustentar negócios de impacto social solidário para cidades inteligentes. Promove a Agenda 30 da ONU. Apresentar a Cultura Maker e Cidades Inteligentes como tema de pesquisa.
Público alvo:
Professores, educadores e agentes sociais comunitários. Estudantes, profissionais e entusiastas de tecnologia, urbanismo, design e áreas afins, que desejam conhecer ferramentas e metodologias "faça você mesmo" que podem facilitar soluções mais sustentáveis e inclusivas, para que os cidadãos se tornem os principais agentes de transformação de suas próprias cidades.