Atualmente, este curso está sendo ofertado nas cidades de Monte Carmelo e Uberlândia, sendo que em Monte Carmelo, o curso é ofertado no campus da UFU, nas escolas estaduais Professor Vicente Lopes Perez (209 alunos) e Gregoriano Canedo (112 alunos), Centro Educacional Rei Leão (28 alunos) e Associação dos Deficientes de Monte Carmelo – ADEMC. Já em Uberlândia, o curso é ofertado no campus Santa Mônica e na escola estadual Parque São Jorge (50 alunos). Nas escolas, o curso de Xadrez é ministrado em um horário de aula de Matemática, cedido pelo professor responsável. Já os cursos nos campi da UFU e na ADEMC são abertos a toda a comunidade.
A metodologia do curso segue a seguinte didática:
• nos primeiros 15 minutos da aula, o professor (coordenador ou aluno da UFU) apresenta uma regra ou jogada de estratégia do Xadrez. Nesta explicação poderão ser utilizados computador, data show, lousa, televisão, peças e tabuleiros, além de outros materiais didáticos disponíveis para o bolsista;
• nos próximos 15 minutos, os alunos resolverão os exercícios teóricos de uma lista que será entregue pelo professor;
• durante os últimos 20 minutos da aula, o aluno deverá praticar o movimento aprendido utilizando exercícios práticos.
Estes exercícios serão desenvolvidos em dupla, com outro aluno, e no próprio tabuleiro de Xadrez. Ou então, os alunos se dividirão em duplas para jogarem partidas de Xadrez.
Ao longo do curso, também são explicados conteúdos e conceitos de Matemática que possam ser abordados com a utilização do tabuleiro e das peças de Xadrez. Desta forma, é esperado que os alunos possam compreender melhor estes conteúdos Matemáticos.