Simuladores, são ferramentas que permite ao usuário fazer experimentações sem causar danos ao equipamento e as pessoas. As ferramentas de simulação permitem a você dissecar e analisar partes de um circuito ou aplicação de forma metódica com um mínimo de esforço. Este tipo de análise em um circuito ou aplicativo do mundo real exigiria manipulação física de conexões ou elementos na aplicação, que é pesado e demorado. Além da flexibilidade proporcionada para o design do circuito, vários tipos de análise sofisticados são frequentemente fornecidos com ferramentas de simulação dessa natureza. Eles permitem a análise de circuitos complexos, como Fourier, AC e DC Sensitivit.
A confiabilidade dos simuladores no mercado de hoje permite que essas ferramentas sejam usadas em lugar da protoboard ao trabalhar na fase de protótipo de um projeto.
A grande maioria das ferramentas possuem muitos componentes e fornecem analises que exigiriam muitos instrumentos de medição, como multímetro, osciloscópio, fonte de bancada, gerador de função e etc...
Alguns exemplos de simuladores: Proteus, Kicad, Thinkercad, Circuit Sims, EveryCircuit entre outros.