O QUE SÃO?
Os sistemas de numeração, da forma mais básica possível, são basicamente a forma em que contamos e usamos as unidades de medida. O ideal surgiu a partir da ideia do ser humano da necessidade de contabilizar para seu dia-a-dia.
Ao longo da história, cada povo desenvolveu seu próprio tipo de grafia para fazer essa contabilização. Tivemos vários sistemas, criados por diversos povos, como os romanos, egípcios, sumérios, maias, chineses, entre outros.
É certo de que ao longo do tempo, esse sistema numérico que usavam ia se aperfeiçoando pra ficar cada vez mais fácil e simples de entender. Mas ainda há alguns que usamos hoje em dia que você talvez nem perceba. Um exemplo deles é o sistema de numeração de base 12, que é usado para contabilizar os meses e também quando vamos ao mercado e pedimos um certo produto em dúzias, por exemplo.
O sistema mais atual que usamos é o decimal posicional. Esse nosso sistema atual possui apenas 10 algarismos e nele a posição dos algarismos é o que mais importa, pois é essa ordem que diz o quão grande é o numero do qual está sendo retratado. Ao longo da história possuiu sistemas de 5 símbolos, 60 símbolos e entre outros.
OS SITEMAS DO DIA-A-DIA
Como citado anteriormente, existem alguns sistemas que usamos no nosso dia-a-dia, como o padrão sistema decimal com 10 algarismos que usamos na contagem básica, temos o de base 12 usado para contabilizar os meses do ano e também itens no mercado contados de dúzia em dúzia, temos o hexadecimal usado para poder pegar o código de cada cor existente do espectro e também temos o sistema binário que é muito utilizado em computadores, tendo apenas os números 1 e 0 em toda sua composição
O sistema hexadecimal nas cores, citado acima, possui 16 símbolos, sendo esses símbolos os algarismos dos números decimais, de 0 a 9, e mais 6 letras do alfabeto, sendo essas as letras "a", "b", "c", "d", "e" e "f".
Com isso, os números vão variando desde 0 até "f" (exemplo de sequência: 0, 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, a, b, c, d, e, f, 10 e assim por diante). Para gerar o código hexadecimal de cada cor, cada cor possui 6 casas para serem descritas, segue imagem abaixo com alguns exemplos:
Como pudemos ver, cada cor possui seu código único e sua pigmentação única, uma cor para cada número desde 000000 até ffffff.
Podemos explorar um pouco mais das cores pesquisando "color picker" no Google para descobrirmos o código de nossas cores favoritas:
Sobre o sistema binário, que possui apenas os algarismos 1 e 0, a contagem ja é bem diferente. Nos computadores, usamos esses números justamente para averiguar quando algo da verdadeiro e quando algo da falso, usamos 0 para falso e 1 para verdadeiro. Se usássemos o sistema decimal para o computador fazer suas leituras, iriam ter várias coisas além de somente verdadeiro e falso. Exigiria bem mais dos hardwares, sendo necessário placa-mães mais potentes, processadores mais rápidos e muitas outras coisas das quais até hoje em dia poderiam não ser possíveis por exigir 5x mais potência pelo menos.
A contagem desse sistema é feita da seguinte forma: começa pelo número 0, logo após vai para o 1, em seguida 10, 11, 100, 101, 110, 111, 1000, 1001, 1010, 1011, 1100, 1101, 1110, 1111, e assim sucessivamente até a infinidade. Cada um desses números representa os nossos números decimais, porém somente de base 2. Os números 0 e 1 de ambos representam eles mesmos, porém o número 10 em binário representa 2, 11 representa 3, e assim por diante.
Graças aos números binários, todo o sistema de computação é possível, toda sua engenharia é alcançável e são eles que fazem ser possível a você fazer a leitura desse site. Por trás de tudo há bilhões de números 0 e 1 fazendo com que cada ação de sua programação ser possível.
Você sabia que esses números fazem parte da álgebra booleana? Graças a George Boole, britânico autodidata em matemática, filosofia e outras ciências, hoje temos esse sistema que também é usado para circuitos eletrônicos. Aquilo citado anteriormente, de 0 ser falso e 1 verdadeiro, se trata sobre a álgebra booleana, na qual toda a eletrônica digital e computacional da atualidade, estão baseadas nos seus cálculos.