Galeria

THE QUILLING ART

O que é o QUILLING ?

Tudo começa com a técnica da FILIGRANA. Técnica tão antiga que tem registros em 2500 a.C. no Iraque e em 2100 a.C. na Síria. A FILIGRANA é o processo na qual a técnica de fusão era usada para juntar fios finíssimos de ouro, como também fios de metal e prata compondo assim a historia da Joalheria. Outras fontes afirmam de que a FILIGRANA foi praticada no Antigo Egito e há alguns indícios de que a técnica era realizada na Europa durante a Idade Média, pois existem diversas peças, vasos, joias e pilastras decoradas com fios de prata e ouro.

Das joias para o papel. Acredita-se que, com a crescente escassez dos fios de metal ao longo do tempo, a técnica passou a ser usada com o papel. Apesar de não existirem registros de seu início, muitos creem que essa arte tenha começado logo após a invenção do papel em 105 d.C. na China. Durante o Renascimento, as freiras e monges franceses e italianos aprimoraram a técnica. Eles cortavam as beiradas douradas dos livros religiosos e usavam as tirinhas para ornamentar orações, santos, livros e outros objetos religiosos. Daí surge o a palavra QUILLING que vem do termo em inglês "to quill" que corresponde a enrolar tiras de papel. Alguns desses trabalhos estão preservados até hoje na França. A capela Sistina, no Vaticano, por exemplo, tem painéis com Quilling. No século XVII, na Inglaterra, o Quilling passou a ser usado para decorar latas, caixinhas, berços e até mesmo as paredes das casas com brasões de família.

O Quilling tem em sua delicadeza a capacidade de compor diferentes ornamentos, variando em cores e formas. A técnica pode ser usada para diversas finalidades. Você pode criar quadros decorativos, bijuterias, decoração em caixas, cartões, objetos 3D ou seja, inúmeras possibilidades !

Galeria de fotos