Alan Cienki
Alan Cienki é Professor de Linguagem e Cognição na Vrije Universiteit, Amsterdã, Holanda, e também Diretor do Laboratório de Comunicação e Cognição Multimodal (conhecido como "PoliMod") na Universidade Estadual de Linguística de Moscou, Rússia, onde atualmente é investigador principal em uma subvenção na Russian Science Foundation sobre "Verbos e meios co-verbais de interpretação de eventos entre línguas". Anteriormente, trabalhou na Universidade Emory, em Atlanta, EUA, onde foi co-fundador do Programa em Linguística. Foi presidente da Associação de Investigação e Aplicação de Metáforas (Researching and Applying Metaphor - RaAM) e Vice-Presidente da Sociedade Internacional de Estudo do Gesto (International Society of Gesture Studies- ISGS). Ele co-editou os dois volumes do manual Body-Language-Communication (Mouton, 2013, 2014) e o livro Metaphor and Gesture (Benjamins, 2008). Suas dez palestras sobre linguagem falada e gestos na perspectiva da Linguística Cognitiva do Fórum Internacional da China sobre Linguística Cognitiva foram recentemente publicadas por Brill (2017).
Mark Turner
Mark Turner é Professor de Instituto e Professor de Ciência Cognitiva na Case Western Reserve University. É Diretor Fundador da Rede de Ciências Cognitivas; Co-Diretor do Red Hen Lab; Vencedor do Prêmio de Investigação Anneliese Maier da Fundação Alexander von Humboldt, vencedor do Prix du Rayonnement de la langue et de la littérature française de la Academie Française; Presidente fundador do Myrifield Institute for Cognition and the Arts; Pesquisador do Instituto de Estudos Avançados, do Centro para Estudos Avançados nas Ciências do Comportamento, do Centro Nacional de Humanidades, da Fundação John Simon Guggenheim Memorial, do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de Durham, do Centro de Estudos Avançados da Academia Norueguesa de Ciências e Letras, do Instituto de New England para a Ciência Cognitiva e Psicologia Evolucionária, da Dotação Nacional para as Humanidades, e do Instituto para a Ciência das Origens; Membro do Humanwissenschaftliches Zentrum der Ludwig-Maximilians-Universität; Professor de Pesquisa Externa do Instituto Krasnow de Estudo Avançado.
Eve Sweetser
Eve Sweetser é professora de Linguística na Universidade de Berkeley, Califórnia. Tem interesses de pesquisa de longa data em metáfora e iconicidade, em pontos de vista (viewpointing) e comunicação multimodal, e em modelos cognitivos de sintaxe e semântica. O grupo Metaphor Matrix está atualmente trabalhando em análises de metáforas no discurso médico, usando abordagens baseadas em corpus. Outros projetos atuais em andamento incluem: projeto sobre a relação entre as construções condicionais inglesas e gestos que co-ocorrem com a fala; projeto sobre múltiplos pontos de vista simultâneos em gestos que co-ocorrem com a fala; e projeto sobre a categorização de fatores que contribuem para a interpretação do ponto de vista (viewpointing) no gesto. Também possui trabalhos relativos à Gramática de Construções (particularmente dos condicionais), em Poética, em Linguística Cognitiva da rima e da métrica, em interação entre iconicidade metáfora, e em metáforas na arquitetura religiosa.
Lilian Ferrari
Lilian Ferrari é professora titular do Departamento de Linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É diretora do Laboratório de Linguística Cognitiva (LINC) na referida universidade. Seus principais interesses de pesquisa são Linguística Cognitiva, subjetividade e ponto de vista (viewpointing), condicionais e dêixis. Publicou um livro introdutório sobre Linguística Cognitiva (Introdução à Linguística Cognitiva, Ed. Contexto, 2011) e coeditou dois livros - um sobre Linguística Cognitiva (Linguística Cognitiva: da linguagem aos bastidores da mente, 2016) e outro sobre Linguística Geral (A Linguística no Século XXI, convergências e divergências no estudo da linguagem, Contexto, 2016).