É com grande entusiasmo que damos as boas-vindas à Conferência Internacional Joga-Mate, um evento que celebra a interseção entre jogos e educação matemática. Este encontro é uma oportunidade para professores, educadores e investigadores explorarem o potencial transformador dos jogos como ferramentas pedagógicas na matemática.
A Conferência Internacional Joga-Mate está estruturada em dois dias, de modo a promover a partilha de conhecimento e inovação. No primeiro dia haverá palestras e comunicações, onde serão apresentados estudos e experiências práticas do uso de jogos no ensino e aprendizagem da matemática. No segundo dia haverá workshops práticos que permitirão aos participantes explorar estratégias e metodologias baseadas em jogos:
Workshop 1 - Mais Jogos e Origami no Ensino da Matemática no 1.º e 2.º CEB (parte integrante da oficina de formação com o mesmo nome);
Workshop 2 - Mais Jogos e Origami no Ensino da Matemática no 3.º CEB e Ensino Secundário (parte integrante da oficina de formação com o mesmo nome);
O 1.º dia está acreditado como ação de curta duração e os worshops do 2º dia são uma parte das respetivas oficinas de formação cuja informação pode ser consultada em
Mais Jogos e Origami no Ensino da Matemática no 1.º e 2.º CEB
Mais Jogos e Origami no Ensino da Matemática no 3.º CEB e Ensino Secundário
A Conferência Internacional Joga-Mate irá decorrer no Departamento de Matemática da Universidade de Aveiro, em Aveiro, Portugal, de 21 a 22 de fevereiro de 2025.
Poderá descarregar o cartaz aqui.
Acreditamos que a Conferência Intenacional Joga-Mate será um espaço de inspiração, colaboração e troca de ideias, contribuindo para enriquecer o ensino da matemática através de abordagens lúdicas e criativas. Convidamos todos os participantes a mergulharem neste universo e a explorarem as infinitas possibilidades que os jogos podem oferecer na construção do conhecimento matemático.
As línguas oficiais da conferência serão o inglês e o português.