O CientificAção foi criado após um projeto de iniciação científica realizado por Gorhan Freitas Noronha, bolsista do PIBIC-EM/IFBA entre 2022 e 2023. Esta pesquisa mostrou que estudantes com pouco contato com pesquisas, eventos científicos ou olimpíadas do conhecimento têm mais dificuldades em entender conceitos científicos básicos e a relação entre ciência, tecnologia, sociedade e meio ambiente e os fatores éticos e políticos envolvidos na prática científica.
Embora existam grupos de divulgação científica na região, eles não oferecem atividades de ensino de ciências com pesquisas feitas pelos próprios estudantes para pessoas de diferentes instituições de ensino. Para democratizar esse conhecimento, o CientificAção apresenta problemas ligados à realidade dos jovens de 14 a 21 anos. Isso os ajuda a desenvolver o pensamento científico e a compartilhar o que aprenderam com suas comunidades.
Nosso trabalho de voluntariado já envolveu 31 estudantes em atividades de pesquisa e atendeu mais de 800pessoas de diferentes comunidades com as ações desenvolvidas pelos participantes. Em breve teremos muito mais! Também quer fazer parte dessa história como participante, orientador/a ou nas redes sociais? Vem pro CientificAção!
Gorhan Freitas é estudante de licenciatura em física na Universidade Federal da Bahia. Medalhista olímpico nacional e internacional em astronomia, astrofísica e matemática, é embaixador da International Astronomy and Astrophysics Competition no Brasil. Atua nas linhas de pesquisa de Ensino e Educação em Ciências e Meio Ambiente, realizando pesquisa com temática de alfabetização científica e desde 2020 desenvolve ações de divulgação científica na Região Metropolitana de Salvador. No CientificAção, exerce as funções de Coordenador geral e orientador.
Alana Sales é estudante do curso técnico integrado em Tecnologia da Informação no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia. Foi aceita em programas como a Academia Latino-americana de Liderança (LALA) e o Power4Girls (P4G) de 2024, uma iniciativa da Embaixada Americana que incentiva o desenvolvimento de meninas em liderança e iniciação científica. Alana é também presidente de um núcleo do GirlUp, uma organização da ONU, e membro pesquisadora no Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (NEABI) do IFBA Campus Camaçari. Aspirante no aprendizado de Direitos Civis, Políticos e Sociais, ela atua em comissões de organização, ONGs, e em representações estudantis, onde é, principalmente, presidente do Conselho de Representantes de Turma. No CientificAção, exerce a função de Coordenadora de Mídias Sociais.
Gracielle Dias é estudante de graduação em física pela Universidade Federal da Bahia. Foi premiada em 2º lugar do Power4Girls de 2023 com o projeto PaceFree, um aplicativo que, conectado aos semáforos via IoT, permite que pessoas com deficiência visual mudem a luz de verde para vermelho, ajudando a atravessar a rua com segurança. Desenvolve ações de divulgação científica relacionadas com astronomia e engenharia aeroespacial. No CientificAção, exerce as funções de Coordenadora do AstroSaber e orientadora.
Alana França é uma jovem cientista da cidade de Camaçari que preza por um mundo cada vez mais avançado em inovação, sustentabilidade e inclusão. Também é uma estudante curiosa de Eletrotécnica que durante a jornada no Instituto Federal se encontrou na química como uma forma de aprendizagem e desenvolvimento de pesquisa o que me levou a ser Alumni da organização Society for Science.