Decorreu no dia 17 de janeiro de 2025, no polivalente da escola uma palestra de tema “A Física das artes Visuais”, proferida pelo Dr. Marco Paulo Duarte Naia, doutorado em Física pela Universidade de Coimbra e, atualmente, Professor Auxiliar do Departamento de Física da Escola de Ciências e Tecnologia da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. O principal objetivo da atividade foi expandir a nossa visão do mundo que nos rodeia, ajudando a desenvolver uma compreensão da ciência da luz. Para compreender a visão foi discutida a natureza física da luz e a natureza da perceção a partir de obras de arte. No final, utilizando telemóveis foram produzidos hologramas. Participaram nesta interessante atividade, todos os alunos do 9.º ano de escolaridade.
Decorreu no dia 15 de novembro na EB 2,3 D. Manuel de Faria e Sousa, uma “Palestra sobre Compostagem”, dinamizada pela Dr.ª Bárbara Almeida da Ambisousa no âmbito do Clube do Ambiente/Eco-Escolas em articulação com o Clube de Ciência Viva. O tema da palestra vai ao encontro do tema geral do DAC (Domínio de Articulação Curricular) do Agrupamento no presente ano letivo que é “Educar para a Sustentabilidade”.
No passado dia 30 de março, o professor Fernando Pinto de Paiva, da Quinta da Palmirinha, pioneiro na viticultura Biodinâmica em Portugal, proferiu duas palestras para alunos dos 6.º A e I, 7.º B e 8.º A, C e D. A necessidade de produção de alimentos em quantidade suficiente em conjunto de com a urgência da proteção da biodiversidade foram tema suficiente para um debate participado e apaixonado por parte de todos os participantes. Acima de tudo ficaram mensagens para uma reflexão individual posterior para todos os participantes,
Exposição inicial
Debate de ideias
Apresentação pelo Diretor António Sousa
Uma plateia interessada
No dia 14 de junho, da parte da tarde, a turma do 7ºD, coordenada pela docente Inês Goucho, apresentou às turmas do 4º ano do Agrupamento um teatro sobre a "Importância das abelhas" em que foram salientados os fatores que fazem esse ser vivo tão importante para a biodiversidade e os perigos que enfrentam No final foi feita uma oficina para construção de armadilhas contra a vespa velutina, que é uma ameaça séria à vida da abelha.
Início do teatro
Assistência
7ºD em ação
Armadilhas