Sobre

A justificativa para a criação do curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais baseia-se na sanção da LDB nº 9.396∕96 e na Resolução CNE∕CEB nº 4∕2006. A primeira dispõe sobre o ensino da Sociologia no Ensino Médio, e a segunda estabelece e regulamenta que tal ensino deve acontecer em uma disciplina específica, e não como conteúdos transversais inseridos em outras disciplinas das Ciências Humanas. Como consequência, criou-se a necessidade de professores com formação específica na área de Ciências Sociais em todo o país, pois a demanda se faz, ainda hoje, consideravelmente maior do que o número de profissionais formados.

Discussões sobre os temas de domínio nas Ciências Sociais podem ser encontrados desde a Antiguidade Clássica. Mas foi apenas com o advento da Modernidade que as três disciplinas – Antropologia, Ciência Política e Sociologia – puderam emergir de forma autônoma e delimitar de modo claro qual seria seu objeto de estudo e método de análise. Segundo o próprio texto do PCN, documento que estabelece e regulamenta quais os conteúdos das disciplinas do Ensino Básico e Médio, as Ciências Sociais, juntamente com a Geografia e a História, são disciplinas que “voltaram-se para o homem, não com a preocupação de formá-lo, mas de compreendê-lo. Assim fazendo, passaram a circundar em torno de um mesmo objeto principal: o humano, explorado em todas as suas vertentes.”

A possibilidade de trazer a reflexão crítica para os estudantes do Ensino Médio sobre a realidade que os cerca e de desenvolver a autonomia de pensamento é uma das principais motivações para o estudo das Ciências Sociais.

Agrega-se a isso o fato de que, de modo geral, as populações mais empobrecidas são alijadas da possibilidade de aprenderem a ter um olhar mais crítico da realidade que as cercam. A formação de educadores em Ciências Sociais democratiza a reflexão acerca da realidade, possibilita o exercício do pensamento autônomo, incentiva a criticidade, amplia a criatividade diante de situações-problema e contribui para a formação de indivíduos capazes de tornarem-se protagonistas de suas próprias histórias. O curso de Ciências Sociais justifica-se principalmente pelo fato de representar uma oportunidade de se concretizar uma formação humanística a partir de novas ferramentas de aprendizagem. Isso significa aliar a perspectiva reflexivo-crítica com as novas demandas metodológicas que passaram a fazer parte da formação educacional.

Ressalta-se também que há um apelo cada vez mais frequente no que diz respeito à presença de uma fundamentação crítica aliada à formação técnica e científica. Segundo os PCNs, o ensino de Ciências Sociais, componente curricular da área de Ciências Humanas e suas tecnologias, é responsável pelo desenvolvimento de várias competências e habilidades esperadas dos estudantes de nível básico e médio. Com relação a esta última etapa, o PCN enfatiza que o conteúdo estudado “deve conter os elementos indispensáveis ao exercício da cidadania e não apenas no sentido político de uma cidadania formal, mas também na perspectiva de uma cidadania social, extensiva às relações de trabalho, dentre outras relações sociais” – o que reforça mais uma vez o importante papel das Ciências Sociais.

A legislação prevê, ainda de modo mais abrangente, a formação, sobretudo no Ensino Médio, para o pensamento crítico e autônomo, especialmente em seu artigo 35, inciso III da LDB nº 9.394: “O ensino médio, etapa final da educação básica, com duração mínima de três anos, terá como finalidades o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico”. A formação de licenciados em Ciências Sociais democratiza a reflexão acerca da realidade, possibilita o exercício do pensamento autônomo, incentiva a capacidade analítica e amplia a criatividade diante de situações-problema.

Cabe ainda destacar que o curso de Licenciatura Plena em Ciências Sociais da Universidade Estadual do Piauí já surge baseado na preocupação de seus docentes com a importância da formação de professores capazes de estabelecer reflexões críticas sobre as mais diversas esferas da vida, como a política, a cultura, as relações sociais, o conhecimento e a educação, procurando, em todos esses aspectos, enfatizar as contribuições das Ciências Sociais. Além disso, será enfatizado o desenvolvimento das competências atribuídas ao ensino das Ciências Humanas e Filosofia no Ensino Médio, dado que temos como missão formar professores capazes de despertar o interesse sobre questões que, na maioria das vezes, passam despercebidas pelos estudantes de Ensino Médio.

A possibilidade de formar profissionais com um saber específico na área em que irão atuar altera o cenário atual, constituído por professores de outras áreas, despreparados justamente por não possuírem um saber específico. Dessa forma, o Curso de Ciências Sociais contribuirá decisivamente para formar professores com a formação acadêmica exigida para atuarem em sala de aula no ensino médio.

Conheça, abaixo, o Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais por completo:


Observação: em breve, um novo Projeto Pedagógico do Curso de Licenciatura em Ciências Sociais da UESPI entrará em vigor, e será devidamente divulgado e publicizado.


ppc-cic38ancias-sociais-uespi-2018.pdf