Periodontite é uma doença infecciosa e crônica, representada pela perda das estruturas de suporte ao redor do dente. A perda de ligamentos e osso, ocorre devido à presença do biofilme patogênico. A destruição tecidual observada, é o resultado da ação direta de bactérias e da resposta imunológica do indivíduo. O primeiro sinal clínico é o sangramento gengival.
Algumas alterações sistêmicas podem influenciar a propagação da doença periodontal, como por exemplo o fumo e o diabetes. Por outro lado, a doença periodontal pode aumentar o risco a algumas alterações sistêmicas como por exemplo o diabetes, alterações cardio-vasculares, gastrite por H. pylori, artrite reumatóide e o nascimento de bebês pré-maturos de baixo peso.
O tratamento periodontal visa a saúde do periodonto e é feito pelo Periodontista. A ausência do tratamento pode levar à propagação da destruição tecidual ao redor do dente, culminando na perda do elemento dental, assim como implicar em maior risco a alterações à distância da cavidade bucal
Dentes perdidos por cárie ou doença periodontal podem ser substituídos por implantes. Implantes são parafusos de titânio biocompatíveis sobre os quais são confeccionadas próteses.
Através da instalação de implantes ósseo-integrados, é possível reestabelecer a função mastigatória e a estética perdidas. Os implantes só podem ser instalados em pacientes com saúde bucal. Dessa forma, o tratamento de infecções de origem dentária deve ser feito antes da instalação dos implantes.
Depois de instalados, aguardamos o tempo de osseointegração para confeccionar as próteses sobre implantes, reabilitando o paciente com função e estética.
Após sua instalação, os implantes necessitam de cuidados periódicos através de consultas preventivas para evitar a instalação das doenças peri-implantares (mucosites e peri-implantites), garantindo dessa forma o sucesso do tratamento.
A Estética trouxe nos últimos anos alternativas para sanar insatisfações com o sorriso.
Os procedimentos estéticos envolem a estética branca ou dental e a estética rosa ou gengival.
Na estética branca estão incluídos os procedimentos de clareamento dental, restaurações estéticas, lentes de contato, facetas, coroas e próteses.
Na estética rosa estão incluídas as cirurgias plásticas periodontais com os objetivos plastia gengival, aumento de coroa clínica, recobrimento de retrações, e ganho de volume tecidual.
A estética do sorriso também pode contar com o realinhamento dos dentes através da Ortodontia e com a utilização de técnicas estéticas orofaciais para a obtenção de um sorriso mais harmônico.
Os alinhadores estéticos são utilizados para a obtenção de um alinhamento dental adequado, bem como uma oclusão eficiente. Substituem a ortodontia convencional e permitem um novo sorriso estético e funcional sem no entanto serem aparentes. A grande vantagem do seu uso é o contato com o cirurgião dentista na troca do aparelho, o que permite a detecção de focos iniciais de inflamação gengival e seu tratamento, promovendo dessa forma a manutenção de um sorriso saudável. Os alinhadores estéticos podem ser usados para pequenos movimentos ou para o restabelecimento de um sorriso harmônico com oclusão adequada.