Breve descrição botânica: O verbasco é uma planta medicinal, também conhecida como Verbasco-flomóide, muito utilizada para facilitar o tratamento de problemas respiratórios, como a asma e bronquite, por exemplo, já que possui propriedades anti-inflamatórias e expectorantes.
Nome científico: Verbascum phlomoides.
Nome popular: barbasco, barbasco-do-brasil, barrasco, calça-de-velho, calças-de-velha, calção-de-velha, calção-de-velho, calção-velho, carro-santo, cezarinha, tingui-da-praia, vassoura, vassourinha, verbasco-brasileiro e verbasco-do-brasil
Família vegetal: Loganiaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Nordeste (Alagoas, Bahia, Paraíba), Centro-Oeste (Distrito Federal, Goiás), Sudeste (Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo), Sul (Paraná, Rio Grande do Sul, Santa Catarina).
Habitat: Endémica da Europa, Norte de África e Ásia, e introduzida nas Américas e Oceania.
Hábito: herbáceo
Princípio (s) ativo (s): O verbasco é uma planta medicinal que possui flavonoides e saponinas em sua composição, o que garante a sua propriedade anti-inflamatória, expectorante, antimicrobiana, diurética, emoliente, espasmolítica e sedativa. Devido às suas propriedades, o verbasco pode ser utilizado em diversas ocasiões, como por exemplo:
Órgão da planta utilizado: parte aerea
Posologia e modo de usar:
Para auxiliar no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite e asma;
Diminuir as tosses;
Auxiliar no tratamento da diarreia e gastrite;
Aliviar irritações na pele;
Ajudar no tratamento de infecções.
Forma (s) farmacêutica (s): Chá de verbasco
Uma das formas mais consumidas do verbasco é o chá, que pode ser feito com as pétalas e estames da planta.
Para fazer o chá basta colocar 2 colheres de chá de verbasco em uma xícara de água fervente e deixar por cerca de 10 minutos. Em seguida coar e beber cerca de 3 xícaras por dia.
Referências:
https://www.tuasaude.com/verbasco/
https://vitat.com.br/verbasco/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Verbascum_thapsus
https://www.chaecia.com.br/verbasco-buddleja-brasiliensis-jacq-ex-spreng-fam/p