Principais curiosidades erva cidreira: Seu nome vem do grego que significa “mel de abelha”, a flor preferida das abelhas. Na mitologia a erva cidreira era tida como sagrada no templo de Diana. Dessa erva se extrai um óleo essencial com um tom amarelo pálido que possui aroma de limão fresco. Uma curiosidade é que esse óleo possui um custo bastante alto já que se mostra necessário cultivar até sete toneladas dessa planta para fazer a extração de um litro de óleo essencial puro.
Fonte:
Você sabia que as plantas verdes são os únicos seres vivos que conseguem fabricar o próprio alimento
Fonte: https://memoria.ebc.com.br/como-plantas-produzem-o-alimento
Principais curiosidades do dente-de-leão:
A flor se abre nas primeiras horas do dia, às 5 da manhã e se fecham bem no finalzinho da tarde, motivo pelo qual ela é chamada de relógio suíço. Há quem diga que, quando as sementes da flor saem voando sem que haja vento, é sinal de chuva. As sementes da flor dente-de-leão quando maduras são sopradas como uma espécie de brincadeira e pode alcançar grandes distâncias por serem bem levinhas.
Fonte:
Flor Dente-de-Leão: a delicadeza, benefícios e lendas (uniflores.com.br)
É originária da África e seu caule ereto pode chegar a até 1 metro de altura, mas seu porte pode ser controlado com o plantio em vasos. Trata-se de uma kalanchoe, uma espécie de planta suculenta que vive bem em regiões tropicais e subtropicais. Elas são utilizadas pela população da África e das Américas no tratamento de infecções e inflamações. Tem um aspecto exótico que lembra os filmes de ficção científica e precisa ser cultivada em sol pleno ou meia-sombra, em solo enriquecido com matéria orgânica e com irrigação esparsa.
Fonte:
https://saude.abril.com.br/blog/e-verdade-ou-fake-news/aranto-mata-celulas-do-cancer-e-pode-servir-de-tratamento-nao-e-bem-assim/ https://tudoespecial.com/kalanchoe/
Principais curiosidades erva-doce:
A mitologia grega diz que Prometeu usou um talo de erva-doce para roubar o fogo dos deuses. Também ficou associado a Dionísio, o Deus Grego dos Alimentos e do Vinho. Já tendo sido utilizado na destilação do absinto, a erva-doce continua a ser empregue na aromatização de vários licores, do Gim e da Aquavita, um destilado de batata ou cereais de origem escandinava e enriquecido com substâncias aromáticas. Provida de um óleo essencial fortemente aromático, o anetol, também a perfumaria tira benefício das várias espécies de erva-doce, geralmente para perfumar pastas-dentífricas, shampoos e sabonetes. Na Índia e China as sementes moídas de erva-doce são utilizadas para a produção de condimentos e especiarias, recebendo a designação de saunf ou moti saunf.
Fonte: (madeira.gov.pt)
Principais curiosidades erva-de-são-joão:
A Erva de São João foi usada como remédio popular para os feridos, especialmente pelos Cavaleiros de São João durante as Cruzadas. Durante os tempos medievais, ela foi usada para expulsar o “demônio interior” das pessoas. Enquanto isso, um alquimista e médico suíço recomendou que a erva de são joão fosse usada contra alucinações.o entanto, a história de uso medicinal da erva de São João remonta à Grécia antiga, onde suas flores e folhas eram usadas como remédio.
Fonte:
Chá de erva de são joão, para que serve? - Saúde Natural (saudenatural.com.br)
Árvore bem resistente, como o gaúcho da campanha. Eu resisto às variações de temperatura e pouca água. Eu cresço em vários tipos de solos, como os secos e pobres. Vivo também em solos úmidos, e posso até tolerar solos encharcados. Eu tenho porte médio e posso atingir até 8 metros de altura. A espécie se destaca por apresentar diversas funções e utilidades. Pode ser consumida por meio de chá em gargarejos para o tratamento de infecção na garganta e até de feridas no colo do útero. No campo, a aroeira fornece madeira para mourões, lenha e carvão. Na cidade, é na arborização de ruas e praças, devido à beleza das flores que variam do tom rosa ao vermelho.
Fonte:
https://sites.unipampa.edu.br/programaarborizacao/aroeira-vermelha/
O nome arnica significa pele de cordeiro, aludindo ao tato de suas folhas, suaves e peludas. A arnica-brasileira ou arnica-falsa foi encontrada pela primeira vez pelos colonos imigrantes italianos em Minas Gerais, no século XVII. No Brasil, a proliferação desta planta é muito rápida e invasora, sendo até considerada como erva daninha, pois inibe a germinação de sementes de outras plantas. Muito semelhante com a arnica européia (Arnica montana), que já era usada como chá medicinal desde a idade Média, os colonos passaram a usá-la com o mesmo propósito. Foi citada pela primeira vez na "Farmacopéia Brasileira" de 1929. É um arbusto perene, heliófilo, rizomatozo, geralmente com um único caule ereto que pode alcançar até 2 metros de altura.
Fonte:
https://eic.ifsc.usp.br/arnica-brasileira/ https://pt.wikipedia.org/wiki/Arnica-brasileira
A origem do nome arnica é bastante obscura, possivelmente uma deformação da palavra grega ptarmikos, que significa que faz espirrar. Desconhecida na antiguidade, a planta foi descrita e desenhada somente no século XVI pelo médico botânico italiano Mattioli. Atualmente, ela é uma planta protegida por países como Itália, Espanha e Suíça. Seu uso para medicina vem desde os tempos medievais, sendo muito conhecida pelo povo ancestral da Europa, assim como, pelo povo indígena norte-americano e, por esse último, era usada para tratar irritações cutâneas.
Fonte:
https://www.portalsaofrancisco.com.br/alimentos/arnica https://hmjardins.com.br/beneficios-da-arnica/
A Beladona era usada desde a Antiguidade. Era chamada também de planta-do-diabo. Seus usos na Idade Média iam desde os usos místicos até os estéticos, como por exemplo as mulheres italianas que a usavam para dilatar as pupilas e ficarem mais atraentes. Também era usada como forte alucinógeno, usadas em festas, orgias e também pelas mulheres até então chamadas de Bruxas pela sociedade medieval, que a passavam pelo corpo, pelos órgãos sexuais e em poções. Por isso era conhecida como a planta preferida do Diabo, com lendas que diziam que as pessoas podiam virar até pássaros com essa erva.
Fonte:
Há quem diga que as propriedades anti-sépticas da bardana ganharam fama, pois tiveram uma comprovação digna da realeza: a planta teria livrado o rei Henrique III de França de uma grave doença de pele. Além disso, existem relatos de uso da bardana principalmente na Grécia Antiga e na Idade Média, onde ela utilizada como um remédio em ambos os casos, o que mostra que o seu poder medicinal não é atual e já foi descoberto há muito tempo por outros povos.
FONTE:
Foi comprovado que ele causa má formação do feto. O uso de boldo por grávidas também pode levar ao aborto. É frequentemente indicado também para pessoas que ingerem bebidas alcoólicas em grande quantidade.
Fonte:
Os brócolis são totalmente comestíveis, podem ser cultivado o ano todo e comidos cru ou cozidos em vapor, porém são extremamente pobres em calorias. Podem ser congelados sem perder os nutrientes e se estiverem com as folhas amarelas significa que estão velhos para consumo.
Mudando o foco e para fins de curiosidade, um presidente americano, Thomas Jefferson, amava tanto os brócolis que importou sementes da Itália e as plantou em seu jardim em maio de 1767.
Nas últimas duas décadas e meia, o consumo de brócolis aumentou 940%.
Fonte:
Curiosidades–A Importância Do Brócolis–HortellaVerduras. Disponível em:
<http://hortellaverduras.com.br/teste/>. Acesso em: 29 jun. 2021.
KINAST, Priscilla. 26 fatos deliciosos sobre o brócolis. Disponível em:
O Ginseng é considerado o medicamento mais ilustre da medicina chinesa, sendo utilizado há milhares de anos, como se fosse panacéia (cura todos os males). Para esses orientais, o ginseng tem um valor mágico, chamada “raiz da vida eterna” por se acreditar que seu uso traz vida longa, força e felicidade Na idade Média, existia a chamada “teoria da assinaturas”, onde se associava o formato de uma raiz, folha à cura de um órgão. Quem tivesse a curiosidade de retirar uma raiz de ginseng da terra, iria observar que sua raiz tem o formato e os contornos do corpo de uma mulher. Devido à essa semelhança criou-se o mito que o ginseng é afrodisíaco. Na verdade ele é um tônico muscular, mas nunca afrodisíaco. Em 2017, uma dissertação de Mestrado em Enfermagem (Brasília) comprovou que 800 mg/dia do Panax ginseng foi capaz de reduzir significantemente a fadiga relacionada ao câncer, que se traduz por uma sensação de exaustão física, emocional, cognitiva, angustiante e persistente, provocadas por essa enfermidade.
FONTES:
https://dcmais.com.br/blogs/ginseng-muito-mais-do-que-se-imagina/
https://www.tuasaude.com/ginseng/
O gravatá é muito resistente à diversidade de temperatura, solo e estiagem. Por conta de suas folhas grandes e espinhosas é muito utilizado como cerca viva, mas cuidado! O contato com seus espinhos é muito doloroso. Suas folhas também fornecem fibras para a confecção de barbantes, linhas de pesca, tecidos, cestos, esteiras, sandálias e chapéus, além de outras peças artesanais e decorativas. O fruto é utilizado no preparo de doces (geleias e sorvetes) ou sucos e apresentam diversas propriedades medicinais. Podem ser consumidos assados, ingeridos com mel ou apreciados in natura, o que é menos usual. Mesmo maduro, podem “pinicar” um pouco a boca devido ao oxalato de cálcio e enzimas proteolíticas presentes.
FONTE:
Suas flores são consideradas o símbolo do Havaí e, por lá, a preferida pelas mulheres quando querem se embelezar. Alguns relatos contam que a espécie foi trazida para cá por escravos africanos no século XVII. Muito versáteis na cozinha, podem ser utilizadas na composição de saladas e guarnições, além de ser uma excelente opção na decoração de pratos variados. Também podem ser utilizadas na produção de geleia, chutney, patês e cremes doces ou salgados. Além disso, são um belo corante. São plantas bastante rústicas, que não requerem solo especialmente rico em matéria orgânica, e bastante resistentes à falta de água (dependendo da região, vão sobreviver e florir abundantemente com as chuvas ocasionais).
FONTE:
https://matonoprato.com.br/panc1/hibisco/
Você sabia que no Brasil a Buchinha-do-Norte é muita das vezes usada como "ferramenta" abortiva ? A buchinha está entre as principais plantas utilizadas no Brasil com finalidade abortiva. Existem diversos registros de intoxicação em razão do consumo de chás dessa planta, na maioria dos casos decorrentes de tentativas de aborto.
FONTE: www.https://brasilescola.uol.com.br/saude/riscos-uso-buchinha-do-norte-como-abortivo.htm
Várias tribos indígenas acreditam que esmagar folhas aromáticas de guaco frescas afugenta cobras, por isso a planta é popularmente chamada de cipó-de-cobra e erva-de-cobra. Índios brasileiros utilizam o Guaco para o tratamento de picadas de cobra, aplicando compressas do caule e da folha diretamente no local da ferida. Da mesma forma, é feito uma infusão de folhas para febre, desconforto estomacal e reumatismo. Indígenas guianenses da Floresta Amazônica aquecem as folhas e aplicam em erupções cutâneas e coceiras.
FONTE:
Elas ganharam esse nome por precisarem de uma fonte diferente de nutrientes, pois, normalmente, o solo onde vivem não provém toda a necessidade de matéria orgânica, completamente o oposto do resto das plantas. Elas podem ser encontradas em brejos e locais que não possuam uma taxa alta de nitrato no solo, impedindo a sintetização da clorofila. A maioria delas captura insetos, mas as maiores têm como presas até mesmo moluscos, lesmas e pequenos sapos. Uma das características bem marcantes desse tipo de planta é que elas possuem cores fortes, usadas como isca para chamar a atenção dos animais. O tipo de armadilhas que essas espécies usam também varia muito. As plantas carnívoras do gênero Nepenthes, por exemplo, conseguem armazenar até 5 litros de água e conseguem os maiores tipos de presas, normalmente atraídas pela possibilidade de encontrarem insetos menores ali. É um caso clássico de mudança entre “predador” e “presa”. Para serem consideradas plantas carnívoras, um detalhe muito importante deve ser notado: se a planta em questão produz enzimas para a digestão de sua presa ou não. Caso ela não produza e dependa de bactérias para fazer esse processo, ela não é considerada uma planta carnívora.
FONTE:
https://blog.stihl.com.br/jardinagem/2015/04/plantas-carnivoras/
O Romã é antioxidante associado à prevenção do Alzheimer, redução da pressão e como anti-inflamatório e antisséptico para diminuir a dor de garganta. Na Turquia, depois da cerimônia de casamento, a noiva joga uma romã no chão. Acredita-se que o número de arcos que caem indica quantos filhos ela terá.
FONTE:
https://www.mundoecologia.com.br/plantas/roma-curiosidades-e-fatos-interessantes-sobre-a-fruta
Uma curiosidade sobre o nome da flor: a palavra calêndula tem origem etimológica latina, vindo da palavra calendae, que significa “o primeiro dia do mês”. A palavra calendário tem a mesma origem, já que a passagem do tempo é medida pelo ciclo solar desde a reforma instituída pelo papa Gregório XIII no século XVI.
FONTE: www.https://jardinagemepaisagismo.com/a-calendula/
Alivia o estresse e contribui para a diminuição da ansiedade e a ter uma boa noite de sono. Isso porque a planta conta com glicenia, substância que exerce um efeito calmante sobre os nervos e que ajuda a dormir.
FONTE: www.https://www.lojasamlife.com.br/samcha-calm-relaxe-viva-tranquilo-e-durma-bem
O girassol é nativo da América do Norte, sendo cultivado desde meados de 3000 aC, quando era usado na produção de alimentos, remédios, corantes e óleos. Posteriormente, a planta foi exportada para o resto do mundo pelos conquistadores espanhóis por volta de 1500. O czar Pedro I da Rússia ficou tão fascinado com os girassóis que viu durante uma viagem para a Holanda que resolveu levar algumas para o seu país. Lá, essas flores se tornaram populares quando as pessoas descobriram que o óleo das suas sementes não era proibido durante a Quaresma, ao contrário dos outros óleos que a Igreja Ortodoxa Russa abominava o uso nessa época do ano. O recorde mundial do girassol mais alto do mundo foi estabelecido em 2014. A planta com uma altura de mais de 8 metros foi cultivada por Hans-Peter Schiffer, na Alemanha. O girassol não apenas se parece com o sol, como também precisa muito dos raios solares. Essa flor cresce a um ritmo ainda mais rápido caso consiga obter obter pelo menos oito horas de luz solar por dia. Os girassóis aprestam um comportamento chamado “heliotropismo”, que por sua vez faz com que eles se inclinem em direção ao sol. Nem todos os girassóis são amarelos. Existem mais de 60 variedades de girassóis ao redor do mundo, sendo que algumas dessas variedades apresentam pétalas listradas ou com tonalidades de marrom e laranja.
FONTE:www.https://vivermagazine.com/julho-o-mes-dos-girassois/
Planta medicinal, herbácea, anual, ereta, esverdeada, ramos peniformes de folhas alternas, ovaladas glabras, flores solitárias, esverdeadas, nas axilares dos folíolos. Utilizada desde os tempos mais remotos pelos índios brasileiros, a erva-pombinha foi patenteada por uma empresa norte-americana, a Fox Chase Cancer Center, para fabricação de fármacos para a hepatite.
FONTE:
https://brasilescola.uol.com.br/biologia/quebrapedra.htm
Você sabia que quando você come abacaxi ele tenta te digerir também?
Os benefícios da ingestão do abacaxi são diversos, além de auxiliar no emagrecimento, ele também traz diversos benefícios. Porém, ele realiza algo inusitado também. Quando você come abacaxi, ela tenta te comer de volta, é isso mesmo. É a única fruta portadora de bromelina, uma enzima que decompõe as proteínas e ao consumir abacaxi ela também está tentando te digerir.
Estudos laboratoriais mostraram que a bromelina reduz a inflamação e fortalece o sistema imunológico.Essa enzima, é ácida, com capacidade de degradar proteínas, podendo agir sobre as nossas células e promover a sensação de dor e ardor. Quando o indivíduo corta a língua, é justamente por conta dessa condição.
Fonte: https://www.varelanet.com.br/noticias/entretenimento/voce-sabia-quando-voce-come-abacaxi-ele-tenta-te-digerir-tambem
Qual o efeito da canela no intestino?
A canela é uma excelente fonte de fibras, cálcio e manganês. A combinação de cálcio e fibras pode melhorar a saúde do cólon. As fibras ajudam a evitar danos no cólon, causados por certos sais biliares, evitando o câncer na região.
Fonte: https://www.uol.com.br/vivabem/noticias/redacao/2024/03/21/beneficios-da-canela.htm
A cavalinha é um dos seres vivos mais antigos do planeta. É mais antiga que as baratas que apareceram na Terra há 300 milhões de anos. No Paleozoico as cavalinhas gigantes mediam até 10 metros de altura e 2 metros de diâmetros.
FONTE: https://bib.pucminas.br/teses/EnCiMat_NogueiraACO_1.pdf
SABIA QUE ALÉM DE MEDICINAL A CAPEBA É MUITO APRECISADA NA CULINARIA?
Nas preparações culinárias, pode-se ferver as folhas 1-2 vezes e utilizá-las substituindo o repolho ou a folha de uva no preparo de "charutinhos" ou pequenos pacotinhos para levar ao forno.
Como a folha é rica em óleos essenciais, é bastante aromática e deve ser utilizada com cuidado por conta de sua "picância".
Refogada pode substituir a couve, escarola ou o espinafre em diferentes receitas. O chá das folhas é bastante utilizado pela medicina popular.
FONTE: https://www.fsp.usp.br/sustentarea/2019/04/30/panc-capeba/
Usa-se em culinária, depois de retiradas as flores, para dar um sabor silvestre aos pratos que, sendo tradicionalmente confecionados com caça, perdem grande parte da sua personalidade ao serem feitos com carne da capoeira, como o coelho manso à caçador, as perdizes, faisões e codornizes de aviário e, claro, o famoso Arroz de Carqueja.
FONTE:https://www.cm-mafra.pt/pages/983
A celidônia, é uma planta medicinal conhecida também como como erva-andorinha, erva-das-verrugas ou ceruda. Esta planta medicinal apresenta talo ramificado e quebradiço, com flores amarelas, folhas grandes, alternadas e verde-escuras.
FONTE:https://www.tuasaude.com/celidonia/
Planta anual que produz uma flor azul, muito utilizada em afecções ulcerosas e estéticamente pode ser usada para reduzir olheiras. Planta da família das Asteraceae, também conhecida como fidalgunhos, marianinha, escovinha, centaurea.
FONTE: https://plantascultivosecuidadosdomundotodo.blogspot.com/2018/02/centaurea-azul.html
COMO A CÁSCARA SAGRADA É UTILIZADA?
Na culinária: como tempero; Em dietas: que prescrevem o consumo do chá ou do suplemento dessa planta Na indústria cosmética: utiliza a cáscara sagrada em fórmulas de protetores solares.
FONTE:https://www.ufpb.br/nephf/contents/documentos/artigos/fitoterapia/cascara-sagrada-rhamnus-purshiana-uma-revisao-de-literatura
Sabia que suas folhas e flores são comestíveis?
Na Índia, onde é nativa, as folhas da murta é muito usada na confecção dos curries indianos. Elas são bem fortes e picantes, portanto coma com moderação.
FONTE:
https://nofigueiredo.com.br/murta/
Deve ser usado com cautela, pois, em excesso. pode provocar irritação gástrica, e pode ser abortivo.
https://www2.muz.ifsuldeminas.edu.br/plantasmedicinais/p81.html
Essa fruta possui um componente chamado de ácido cloro gênico, esse ácido fornece vários benefícios para a saúde, sendo um deles a ajuda na prevenção contra o câncer e contra vários tipos de tumores.
FONTE:
https://www.mundoecologia.com.br/plantas/nectarina-curiosidades-e-fatos-interessantes-sobre-a-fruta/
Uma das grandes curiosidades sobre o azeite de oliva é de fato a sua origem em nosso planeta. Especialistas acreditam que o cultivo de oliveiras é um dos mais antigos da história – ainda no final do período Neolítico (5000 – 3500 a.C.). Há também uma menção ao azeite no Código de Hamurabi, o conjunto de leis regidas na Mesopotâmia, datado de 2.500 a.C. Já a Bíblia traz mais de 300 referências sobre azeite e oliveiras – acredita-se que o ramo de oliveira carregado pela pomba de Noé fosse de uma oliveira, assim como a árvore que cresceu no túmulo de Adão.
FONTE:
https://www.olibi.com.br/curiosidades-sobre-o-azeite-de-oliva
Árvore nativa do Brasil originária da mata atlântica (Sterculia chicha, da família Sterculiaceae), pode medir de 10 a 20 metros de altura, folhas simples com 3 lobos (trilobadas), ocorre no sul da Bahia, Espírito Santo, Rio de Janeiro e São Paulo, possui um fruto tipo cápsula com sementes negras. Sua madeira mole é utilizada para fabricação de forros, palitos de fósforo, pasta celulósica e molduras e é também usada em paisagismo pela sua beleza e porte. Seus frutos abertos são usados para confecção de adornos, e suas sementes são consumidas por animais (Lorenzi, 2002).
FONTE:https://curiosidadesvegetais.blogspot.com/2015/05/o-chicha.html
São arbustos de folhagem persistente, que crescem de 5 a 15 metros de altura. Curiosidades: Essa espécie foi descrita na primeira edição da Farmacopeia Oficial Brasileira de 1929 (KUHLMANN, 2018). Ao comer o fruto da quina-do-campo, deve-se evitar engolir as sementes porque elas são tóxicas (KUHLMANN, 2018).
FONTE:
https://museucerrado.com.br/quina-do-campo/
Muito usada por civilizações antigas como símbolo de deuses e dinastias, a rosa é uma flor nativa da Ásia onde já eram cultivadas a mais de 5 mil anos e com o passar dos tempos o seu cultivo se tornou popular em todo o mundo como também as suas propriedades medicinais com os avanços científicos. Entre as propriedades medicinais da rosa estão sua ação adstringente, antialérgica e antisséptica, além de sua ação antioxidante e imunológica, graças aos altos teores de vitamina C presente nas pétalas.
Possui polifenol que é capaz de combater problemas cardiovasculares, osteoporose e prevenir o câncer. Para ter todos esses benefícios, recomenda-se o uso de infusões de duas colheres de chá das pétalas em água filtrada.
FONTE:
Rosa vermelha - Benefícios e Propriedades. Disponível em: <https://www.beneficiosdasplantas.com.br/rosa-vermelha/>.
Décio. Disponível em <https://www.sabedoriaecia.com.br/uncategorized/11317/>.
O sabugueiro é uma planta medicinal decorrente do Brasil, muito utilizada no tratamento de doenças como síndromes gripais e respiratórias graças a seus compostos fenólicos presente nos frutos da flor. Também podendo ser usada suas folhas para o tratamento de queimadura e estomatites. Uma curiosidade dessa planta se dá pelo fato de que em Portugal ela quase foi extinta, devido a busca desenfreada pelos frutos que eram utilizados para dar cor aos chamados vinhos do porto no século XVIII.
FONTE:
MOVIMENTO ESTRELA VIVA. Curiosidade #10 Sabugueiro (Sambucus nigra): o guardião da saúde. - Interior do Avesso. Disponível em: https://interiordoavesso.pt/movimento-estrela-viva/curiosidade-10-sabugueiro-sambucus-nigra-o-guardiao-da-saude/
O saião, também conhecido como folha-da-fortuna, é uma planta muito rica em substâncias flavonoides, ácidos orgânicos e taninos. Possui ação anti-inflamatória, combatendo doenças gastrointestinais, possui efeito diurético ajudando a combater o inchaço, pedras nos rins e regular a pressão, além de também ser um poderoso aliado no combate a infecções de pele, queimaduras, dermatites e úlceras. Mesmo com tantos benefícios descobertos, ainda há a preocupação com pesquisas de possíveis atividades antitumorais e diabéticas, porém ainda não foi confirmado, o que dificulta a utilização desta planta por não se saber por completo o grau de toxicidade para determinadas doenças. A indicação de seu uso não ultrapassa 1 xícara de chá por dia, podendo ser usado em infusão ou maceração.
FONTE:
Saião: Curiosidades e Fatos Interessantes Sobre a Planta - Mundo Ecologia. Disponível em:
https://www.mundoecologia.com.br/plantas/saiao-curiosidades-e-fatos-interessantes-sobre-a-planta/
A salvia é uma planta arbustiva de origem mexicana que se propaga durante o inverno. A salvia pode chegar a medir um metro de altura e diâmetro , característica que permite que ela seja plantada em grandes campos ou vasos, por conter flores muito perfumadas, a salvia pode atrair muitas borboletas e beija-flores para o canteiro, dando vida a paisagem.
FONTE:
RAFAEL. Sálvia Leucantha: Curiosidades e Fatos Interessantes. Disponível em:
https://www.mundoecologia.com.br/plantas/salvia-leucantha-curiosidades-e-fatos-interessantes/
Planta com sementes envolvidas por uma polpa farinácea de cor amarela e com forte odor. Em Sergipe, esta espécie encontra-se em processo avançado de extinção, e segundo a Embrapa, o jatobá está sendo vítima, não só de sua exploração desordenada, como pelo desequilíbrio em seu ecossistema natural, já que com a caça predatória das cotias, que é o seu principal agente de dispersão, a tendência será o desaparecimento definitivo dessa preciosa espécie. Seu tronco é bastante espesso, com casca muito resistente e leve, que já foi muito utilizada pelos índios para fabricação de canoas. Do jatobá extrai-se uma resina muito importante que é a jataicica (“Copal da América”), utilizada pela indústria. Trata-se de uma espécie bastante ornamental, muito utilizada para reflorestamento e indicada para arborização de praças e parques.
FONTE:https://curiosidadesvegetais.blogspot.com/2017/03/o-jatoba.html
O poejo é uma planta herbácea, rizomatosa, aromática e medicinal, relacionada com a hortelã (Mentha spicata) e originária da região do mediterrâneo e oriente médio. Alguns povos da antiguidade utilizavam a planta em cerimônias religiosas para espantar maus espíritos. Também acreditava que o poejo na antiguidade era utilizado pelos gregos para purificar águas poluídas. O Poejo quando fervido juntamente com manjericão e 1 sabonete, vira um creme que quando usado sobre o corpo funciona como repelente de insetos, muito utilizado por pescadores e acampados.
FONTE:
A assa-peixe é uma planta medicinal nativa do Brasil, amplamente utilizada contra problemas respiratórios, sendo eficaz para tratar gripe, bronquite e tosse.
FONTE:
https://portalarquivos2.saude.gov.br/images/pdf/2017/setembro/11/Monografia-Vernonia-polyanthes.pdf
Os frutos maduros são muito ácidos, recomenda-se a utilização em pequenas quantidades, pois podem causar irritação em pessoas sensíveis, além de serem muito fibrosos. São indicados para geleias, sucos e licores. A planta é cultivada como ornamental ou como cercas-viva. Essa planta cura bronquite e asma. É da família do abacaxi, rica numa substância chamada bromelina, que faz as secreções serem eliminadas com facilidade. O xarope é milagroso.
FONTE:
BATTISTI et al., 2013; FORZZA et al., 2015; GARLET, 2000; GARLET; IRGANG, 2001; KINUPP; LORENZI, 2014; LORENZI; MATOS, 2008; PANIZZA, 1997; SANTOS et al., 2009; RIO GRANDE DO SUL, 2017).
Principais curiosidades da urtiga:
A urtiga tem uma espécie de folhagem que causa queimaduras a quem ouse encostar-se em suas folhas, essas folhas possuem pelos bem finos recobrindo toda a parte verde. Esses pelos contém ácido fórmico (H2CO2), que em contato com a pele produz vermelhidão, coceira, ardência (queimaduras) e, consequentemente, muita dor.
Fonte: Por que a urtiga queima a pele? - Mundo Educação (uol.com.br)
Fonte da Imagem: https://flores.culturamix.com/informacoes/tudo-sobre-a-planta-urtiga
Popularmente no Brasil, o leite obtido dessa planta é usado para tratar verrugas e abcessos na pele, devido às suas propriedades antivirais, que ajudam a destruir o vírus causador da verruga.
Fonte: Leite de planta pode ser usado contra verrugas e abcessos na pele (portaldoholanda.com.br)
Fonte imagem: https://www.floresefolhagens.com.br/wp-content/uploads/2016/03/avelos-euphorbia-tirucalli-2.jpg
Principais curiosidades da Copo-de-Leite:
A flor do copo-de-leite que, em geral, é branca, representa a paz e a tranquilidade. A espádice amarela está associada à prosperidade, felicidade e elevação espiritual. O próprio buquê da noiva costuma ter copo-de-leite, não só pela beleza da flor, mas também por remeter à pureza.
Fonte: Copo-de-leite: Curiosidades e Dicas de Cultivo (https://tudoela.com/copo-de-leite/)
Fonte da Imagem: https://tudoela.com/copo-de-leite/
Principais curiosidades sobre saia-branca:
Essa planta é como se fosse uma árvore, ela tem um cheiro bem forte na sua florada, chamando muita atenção de quem passa perto. Uma vez que é arrancada do pé da árvore, acaba murchando rapidamente, logo, não é uma flor adequada para decoração. Apesar de ser uma planta tóxica, quando usada de maneira correta ,sob orientação médica, pode ajudar no tratamento de Parkinson, infecções urinárias, problemas cardíacos ou tensão pré-menstrual. Essa planta é evitada em locais públicos, pois as partes da planta contêm alcaloides, que podem provocar vômitos, náuseas, febre, taquicardia, etc.
Fonte:
https://www.tuasaude.com/saia-branca/amp/
Fonte da Imagem:
Curiosidades:A mamona é uma planta forte,tem a capacidade de sobreviver em ambientes bem adversos, com pouca água e muitos predadores. Ela tem função anti fúngica do solo, o que combate nematóides e contribui para as plantações.
O óleo de mamona possui uma gama muito extensa de aplicações: é utilizado como matéria prima para fabricação de batom, é utilizado como lubrificante de motores, incluindo turbinas de avião a jato, motores de foguetes e etc. Tem larga aplicação de tintas, vernizes, sabões, detergentes, inseticidas, fungicidas, bactericidas, papel carbono, velas, crayon, produtos sintéticos, plásticos, produtos farmacêuticos, nylons, desinfetantes, revestimentos protetores, adesivos, borrachas isolantes, colas especiais, tubos especiais para irrigação, graxas especiais para navios e aviões, chapas e engrenagens, aditivos para combustíveis, cosméticos, lentes de contacto, fluidos especiais para transmitir pressões hidráulicas.
Fonte:
https://plantarcrescercolher.blogspot.com/2020/03/curiosidades-sobre-mamona.html
Fonte da imagem:
CURIOSIDADES DA PLANTA : A coroa de cristo também chamada de colchão de noiva e coroa de espinhos é muito usada como cerca viva . A intoxicação por esta planta ocorre geralmente devido ao contato com o látex. A ingestão causa edema de lábios e língua ,náusea ,vômito e diarreia . Em contato com a pele a planta pode desencadear edema ,coceira e dor . Nos olhos pode provocar conjuntivite , inchaço da pálpebra ,lesão na córnea e em casos mais graves ,cegueira temporária.
FONTE:
Cinco plantas tóxicas comuns em jardins - PrePara ENEM
FONTE DA IMAGEM:
Curiosidade da planta: Segundo o especialista, o bico-de-papagaio é originalmente um arbusto e pode atingir até três metros de altura. Seu nome científico é de origem grega e latina, que significa “a mais bonita”, ou seja, “a mais bonita das eufórbias”, em tradução literal. Já a denominação poinsétia tem a ver com o primeiro embaixador dos EUA no México, que se chamava Joel Roberts Poinsett. “Ele teve uma estufa em casa no início do século 19 e se tornou um grande cultivador. O nome popular acabou ganhando fama nos EUA e depois mundo afora”, conta Anderson.
FONTE DA IMAGEM:
FONTE DA IMAGEM:
https://tirolplantas.com/product/bico-de-papagaio-pt-14/
Principais curiosidades do aguai:
Há varias curiosidades sobre o aguai e uma delas e o seu nome que pode se falar “chapéu de napoleão” que é devido ao seu formato do fruto quando seco. Uma planta que serve como cerca viva, com uma facilidade de manutenção e com muita beleza. Costuma ser plantada em lugares públicos, tendo também flores raras coma cor branca ou rosa. Sendo bastantes venenosa, pois tanto as sementes, caule e folhas, contem látex altamente venenoso, de coloração branca, que não pode ser ingerido e nem entrar em contato com a mucosa.
Na ala espiritual e bastante utilizada sua semente que é conhecida por limpar energias negativas e sendo conhecidas como um talismã.
FONTE:
FONTE DA IMAGEM:
Principais curiosidades da losna:
Há losna já era utilizada a milhares de anos por suas propriedades medicinais e existem registro sobre isso inclusive citado num papiro egípcio na data de 1.600 A.C. Na Grécia Antiga, na forma de homenagear a deusa Ártemis.
Outra curiosidade e a utilização dela na fabricação de bebidas alcoólicas e um chá que também contém vários benefícios...O licor de absinto feito da losna, também chamado de fada verde tinha propriedades alucinógenas que era super apreciados por artistas e poetas, como Van Gogh , Rimbaud e vários outros.
FONTE DA IMAGEM:
Entre as maiores recomendações para quem deseja proteger seu lar contra visitas indesejadas, invasores ou cobiça, está a Comigo-Ninguém-Pode, presente logo ao pé da porta de entrada ou adornando quintais.Através dela, são atribuídos efeitos como a proteção contra o mau-olhado e a inveja, contribuindo ainda no auxílio para uma maior atração de boas energias. Como efeitos secundários, a Comigo-Ninguém-Pode possibilita a limpeza e o fortalecimento energético, tanto de pessoas quanto do ambiente em que está inserida.Em seu modo de atuação, a planta absorve as energias negativas de pessoas mal-intencionadas, evitando que tais malefícios cheguem ao morador da residência em que se encontra ou demais locais. Como resultado, temos indivíduos felizes e que deverão atrair para si próprios e para seu lar apenas positividades, livrando-se de qualquer aura pesada, intrigas familiares, tristeza e seres obsessores que possam estar rondando o ambiente, prestes a entrar em sua casa.
FONTE:
https://www.wemystic.com.br/comigo-ninguem-pode-e-suas-propriedades-misticas-de-protecao/.
FONTE DA IMAGEM:
https://www.wemystic.com.br/comigo-ninguem-pode-e-suas-propriedades-misticas-de-protecao/
Principais curiosidades da Cicuta:
A cicuta têm pequenas flores brancas ou verdes, dispostas em forma de guarda-chuva. É considerada a planta mais venenosa da América do Norte, pode causar convulsões. o veneno é encontrado em todas as partes da planta, mas é mais concentrado nas raízes, que por sua vez são mais potentes na primavera. O filósofo Sócrates morreu ao tomar um cálice contendo o veneno de cicuta.
FONTE:
As 10 plantas mais tóxicas e venenosas do mundo
FONTE DA IMAGEM:
O cacto-candelabro é uma planta que além do clima semiárido, também pode ser cultivada em locais onde o clima equatorial, tropical e subtropical predomina, podendo também chegar até 12 m de altura quando são corretamente cultivadas.
A planta foi categorizada dessa forma, mais pela sua formação física do que pelas características da planta em si. As subdivisões da planta fizeram com que o seu caule ficassem muito parecido com um candelabro, por isso a referência no nome popular da planta.
Qualquer pessoa poderá ter um exemplar tanto em canteiros nos jardins, principalmente os de pedra, mas ela fica perfeitamente adequada quando cultivadas de forma isolada em vasos grandes ou também, quando mescladas com outras plantas suculentas ou até mesmo alguns tipos de cactos.
FONTE:
FONTE DA IMEGEM:
Como é comum entre as plantas pertencentes à família Euphorbiaceae, a seiva pode causar eczema quando em contacto com a pele de pessoas com especial sensibilidade a algum dos seus componentes.
A casca, raízes, látex e folhas são tóxicos para os humanos quando ingeridos. A toxina presente é o composto químico 5-deoxi-ingenol. A planta contém um óleo que é violentamente purgativo e que se suspeita seja carcinogénico.
O consumo de sementes pode ser fatal para crianças
FONTE:
CURIOSIDADES DE TUDO UM POUCO: croton (informacoesecuriosidadessobretudo.blogspot.com)
FONTE DA IMAGEM:
Cróton: tudo o que você precisa saber sobre a planta | Blog da Cobasi
Desenvolve flores pequenas e aglomeradas em racemos em um pedúnculo floral ao final de cada ramo, podendo a coloração das flores variar nas cores branca, rosada e avermelhada. Essa é uma planta que desenvolve muitas flores por toda a extensão da folhagem, em especial durante a primavera perdurando até o verão.
FONTE:
Nerium Oleander: Detalhes Da Espécie | Flores - Cultura Mix
FONTE DA IMAGEM:
Espirradeira - Nerium oleander - Flores e Folhagens
Principais curiosidades da folha de caju:O cajueiro é uma árvore originária do Brasil, nativo da região litorânea.É rico em vitamina C e ferro e ajuda a proteger as células do sistema imunológico contra os danos dos radicais livres. Suas folhas são eficazes na cicatrização de feridas.
FONTE:
https://brasilescola.uol.com.br/frutas/caju.htm
FONTE DA IMAGEM:
É uma árvore grande e linda que habita as matas de várzea ou terra firme, baixa, da Amazônia. Sua casca é um poderoso vermífugo, que deve ser aplicado com cautela, pois provoca vômitos e diarreia, sendo tóxica em alta dose. Reduzida a pó, a casca é utilizada como cicatrizante. A semente também tem propriedades anti-helmínticas. Seu óleo da amêndoa é indicado contra as inchações de erisipela.
FONTE:
http://www.florestaaguadonorte.com.br/planta-medicinal/sapupira-morcegueira/
FONTE DA IMAGEM:
https://www.meucantinhoverde.com/2012/04/morcegueiro-andira-inermis.html?m=1
A violeta é uma flor bastante apreciada, que floresce no fim do inverno e no início da primavera. Suas delicadas flores quase não necessitam de água. Trata-se de uma planta que exige bastante conhecimento no cultivo, caso contrário não alcança o seu esplendor.
FONTE:
FONTE DA IMAGEM:
Aves do paraíso florescem de setembro a maio. A espécie S. nicolai é a maior do gênero, chegando a 10 metros de altura, S. caudata, uma árvore de tamanho tipicamente menor que S. nicolai, atinge cerca de 6 metros de altura; as outras três espécies atingem tipicamente 2 a 3,5 metros de altura. Recebe esse nome pelo fato de sua flor ser feita de três pétalas alaranjadas brilhantes e três pétalas azuis que são fundidas em um único botão. À medida que a flor desabrocha, cada pétala faz sua estréia e a forma resultante espelha a de um pássaro tropical em voo. A ave do paraíso é conhecida como o símbolo final do paraíso e da liberdade. Devido à sua natureza tropical, esta flor também simboliza liberdade e alegria.
FONTE:
FONTE DA IMAGEM:
A planta caladium, também conhecida como Tinhorão, é perfeita para adicionar um toque de cor na decoração de casa e jardim. Suas folhas ornamentais, que parecem pintadas à mão, variam entre os tons de rosa, branco e verde. São encantadoras!Contudo, a planta caladium é considerada tóxica, podendo causar alergias em contato com os olhos. Além disso, não é uma planta para ingestão, então, por segurança, mantenha seu vaso de madeira com caládio longe de crianças e animais domésticos.
FONTES:
https://www.vivadecora.com.br/revista/caladium/amp/
FONTE DA IMAGEM:
Com destaque belo e delicado, com flores brancas e arredondadas, muito utilizada em arranjos. Porém apesar da aparência delicada, esta planta oferece perigo, por possuir grande porção de cardenoides, substância que pode causar sérios problemas no coração. No caso de ingestão, pode-se notar os seguintes sintomas; visão turva, náuseas ou vômitos, diminuição da frequência cardíaca. No brasil não é comum encontrar lírio em jardins, normalmente em arranjos são mais comuns!
FONTE:
petz.com.br/blog/plantas/plantas.toxicas
FONTE DA IMAGEM:
www.google.com/search?q=imagem+da+planta+lirio+do+vale&rlz=1C1CHBD
Os principais componentes químicos encontrados na babosa são os glicosídeos, as cromonas, saponinas, antraquinonas, aloína, aloe-emodina, resinas etc.
Tem ação Purgativa, Cicatrizante, Bactericida, Fungicida, Sedativa, Vermífuga, Tônica, estimula e produção de bile, etc.
O gel da babosa pode ser usado em queimaduras de sol e de fogo, feridas, pele ressecada, eczema,coceiras, infecção por fungos, micose e outros problemas de pele. Para usar é só cortar a folha com a faca paralela a folha (um corte na vertical) e esfregar o gel.
https://www.queplantaeessa.com.br/curiosidades-sobre-a-babosa/
FONTE DA IMAGEM:
Na Itália renascentista, a malva era considerada um remédio para todos os males. Suas flores entravam no preparo de um chá usado nos conventos como anafrodisíaco, ou seja, como "amansador" do desejo sexual. Na Antigüidade, acreditava-se que uma poção à base de sumo de malva evitava as indisposições durante todo o dia. Já os pitagóricos consideravam-na uma planta sagrada, que libertava o espírito da escravidão das paixões. Carlos Magno apreciava a malva como planta ornamental, em seus jardins imperiais.
FONTE:
FONTE DA IMAGEM:
www.tendadeumbandaluzecaridade.com.br/2015/07/erva-malva-pesquisado-por-ednay-melo.html
A lobeira chega a ser até 50% da dieta do lobo guará (Chrysocyon brachyurus) no cerrado e possui um poder vermífugo nesse animal. Acredita-se que o fruto da lobeira age contra o verme-gigante-dos-rins, que é muito frequente e pode ser fatal no lobo-guará. É um pequeno arbusto ou árvore de até 5 metros de altura. Calmante, combate a diabetes, epilepsia, hepatite. A saúde do lobo-guará depende do consumo da lobeira, na defesa contra o verme que ataca os rins e o mata.[2] A fruta apresenta um odor forte e característico.
FONTE:
pt.wikipedia.org/wiki/Solanum_lycocarpum
museucerrado.com.br/lobeira-2/#:~:text=Curiosidades,2008;%20KUHLMANN,%202018).
FONTE DA IMAGEM:
www.facebook.com/ProjetoBaru/posts/1604621453048424/
As folhas são grandes, 7 a 20 cm e tem dentes irregulares semelhante às folhas de carvalho. Suas flores apresentam uma das características mais distintivas da Datura stramonium: elas possuem formas de trombetas, cores que vão de branco para púrpura, com tamanho de de 5 a 17,5 cm, sendo, entretanto, constantemente confundidas com lírios.Seus princípios ativos são os alcalóides tropânicos atropina, hiosciamina e escopolamina, que são classificados como anticolinérgicos. Extratos da planta, popularmente conhecida como "burundanga", capazes de causar uma intoxicação por escopolamina, são descritos como causadores de uma amnésia anterógrada transitória e de comportamento submisso e apático, induzindo em maior dose delírios e perda da consciência e amnésia por ação no sistema nervoso central.
FONTE:
pt.wikipedia.org/wiki/Datura_stramonium
FONTE DA IMAGEM:
www.plantaseraizes.com.br/planta-estramonio-e-venenosa/
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte
Escreva aqui a curisodade da planta
FONTE: escreva aqui a fonte