Breve descrição botânica: A Tanchagem é uma planta medicinal da família das Plantagináceas, também conhecida como Tansagem ou Transagem, muito utilizada para fazer remédios caseiros para tratar gripes, resfriados e inflamações da garganta, útero e intestino.
Nome científico: Plantago major
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Esta planta tem origem no Norte da Europa e Ásia Central, adaptando-se bem a regiões tropicais (26). No Brasil, Plantago major está distribuída em diversos domínios fitogeográficos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, sendo encontrada desde o norte até o sul do país
Família: Plantaginaceae
Hábito: arbusto
Órgão da planta utilizado:.folhas e sementes
Princípios ativos: Os principais ativos mais importantes e que apresentam mais benefícios são os iridóides, as mucilagens e os flavonoides.
Posologia e modo de usar: A parte usada da Tanchagem são suas folhas para fazer chá, cataplasmas ou para temperar algumas comidas, por exemplo. Como fazer o chá de tanchagem
Ingredientes
3 a 4 g de chá de partes aéreas de tanchagem;
240 mL de água. Modo de preparo
Colocar as partes aéreas de tanchagem em um 150 mL de água fervente e deixar repousar por cerca de 3 minutos. Deixar amornar, coar e beber até 3 xícaras por dia.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Esta planta tem origem no Norte da Europa e Ásia Central, adaptando-se bem a regiões tropicais (26). No Brasil, Plantago major está distribuída em diversos domínios fitogeográficos: Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica e Pampa, sendo encontrada desde o norte até o sul do país.
Referências:
https://antigo.saude.gov.br/images/pdf/2014/novembro/25/Vers--o-cp-Plantago-major.pdf