Breve descrição botânica: A seriguela é uma árvore decídua e frutífera, da mesma família do caju. Seu caule é um tanto tortuoso e ramificado desde à base, conferindo-lhe o aspecto típico das árvores do cerrado e da caatinga. O porte é pequeno, geralmente não ultrapassando 7 metros de altura
Nome científico: Spondias purpurea
Nome(s) vulgar(es): Seriguela, Siriguela, Ciriguela, Ciruela, Ambu, Ambuzeiro, Ameixa-da-espanha, Cajá-vermelho, Ciroela, Imbu, Imbuzeiro, Umbu, Umbuzeiro, Jocote, Ciruela-mexicana
Família vegetal: Anacardiaceae
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: Norte e Nordeste
Habitat: Cerrado e Caatinga
Órgão da planta utilizado: Fruto, Poupa, Casca, Folhas e Caroço
Princípio (s) ativo (s): A Seriguela é uma excelente Fonte de Vitamina A, Vitamina B e Vitamina C. Além disso, A Seriguela é uma ótima fonte em vários minerais, tais como Cálcio, Fósforo e Ferro.
Indicações terapêuticas: A siriguela possui propriedades diurética e energizante, sendo indicada para aliviar espasmos, diarreia, disenteria, febre, gases, inflamação, limpeza de feridas e queimaduras.
Forma (s) farmacêutica (s): Extratos e o fruto
Posologia e modo de usar:
1. Diminuir a fome
A seriguela é rica em fibras, por isso, ajuda a provocar maior sensação de saciedade e diminui a fome ao longo do dia. Por esse motivo, pode ser um importante aliado para o emagrecimento durante a dieta.
2. Combater a prisão de ventre
Por ser rica em fibras, a seriguela também ajuda na saúde do intestino, pois permite regularizar o seu ritmo, evitando a prisão de ventre e diminuindo o inchaço abdominal e formação de gases.
3. Dar energia
Por ser uma fruta doce, a seriguela é rica em carboidratos que são fonte de energia para realizar exercícios e as atividades do dia-a-dia. Por conter açúcares, deve ser consumida com moderação por pessoas diabéticas.
4. Prevenir o envelhecimento
A seriguela é rica em antioxidantes, como o betacaroteno e vitamina C, que são substâncias que evitam a formação de radicais livres no organismo, e desta forma, previne o envelhecimento celular e o aparecimento de doenças como câncer, Alzheimer, doenças cardíacas e aterosclerose.
O consumo de alimentos antioxidantes também é um aliado para a beleza, pois ajuda a manter a pele, o cabelo e as unhas saudáveis. Saiba mais sobre o que são e para que servem os antioxidantes.
5. Favorecer o equilíbrio do corpo e do sistema imune
Diversas vitaminas e minerais fazem parte da composição da seriguela, como Vitamina C, vitamina B1, cálcio, magnésio, potássio, fósforo e ferro, por isso, esta fruta ajuda a melhorar o funcionamento do organismo, ao regularizar a produção de enzimas e hormônios, permitir um bom funcionamento de órgãos como cérebro, coração, músculos, além de equilibrar o sistema imune.
6. Hidratar
A seriguela é uma fruta rica em água, por isso, o seu consumo ajuda a hidratar naturalmente o corpo.
Referências:
http://www.odairplantas.com.br/muda/48/seriguela
https://sistemas.agricultura.gov.br/vitrine/produto/polpa-de-seriguela-400g-8895