Descrição botânica: O Cacto candelabro é um arbusto grande, pertence à família Euphorbiaceae, nativo da Africa do Sul, perene, suculento, espinhoso, ereto, ramificado, crescimento rápido, de 3-6 metros de altura, porém em seu habitat pode alcançar 12 metros. Parece um cacto, mas o cacto-candelabro é na verdade uma suculenta. O tronco principal é robusto, com uma coroa maciça verde escuro ramificando-se em uma forma de candelabro. As hastes são ramificadas e sem folhas, têm quatro ou cinco sulcos verticais com pequenos espinho. Folhas muito reduzidas, dispostas ao longo dos vértices das hastes e inseridas ao lado de um espinho marrom-avermelhado. Flores ocasionais, de cor amarelada, surgem em grande quantidade ao longo das margens, nas pontas das hastes. A fruta é uma cápsula redonda com 3 lóbulos, que fica de vermelha a roxa quando amadurece. É usado em jardins de inspiração desértica como planta isolada, ou em grupos formando maciços; em renques ao longo de cercas e muros; também em vasos. Uso medicinal: A espécie tem se destacado cada vez mais na farmacologia. Isso porque as cascas do tronco possuem propriedades medicinais, sendo utilizadas para tratar sintomas como agitação, insônia, ansiedade, e também como relaxante muscular.
Família: Euphorbiaceae
Nome científico: Euphorbia candelabrum
Nome popular: Candelabro, Mandacaruzinho e Cerca-viva.
Parte tóxica: Possui um látex leitoso venenoso que pode causar cegueira (danos sérios na córnea), irritação grave da pele e envenenamento.
Princípio ativo: cactina.
Ingestão: O látex leitoso da árvore é extremamente venenoso e pode causar cegueira, irritação grave da pele e envenenamento (quando ingerido) com humanos e animais. No entanto, quando utilizado adequadamente, esta planta pode servir como purgantes ou inibidor de drogas.
Tratamento: Tratamento inicial com medicação.
Referências:
wwwplantasquecuram.blogspot.com/2014/06/candelabro.html?m=1
mundoanimalevidaselvagem.blogspot.com/2019/03/sobre-as-plantas-toxicaseducar-para.html?m=1
www.floresefolhagens.com.br/cacto-candelabro-euphorbia-ingenscactocadelabro-euphorbia-ingens
Referências das Imagens:
casa.umcomo.com.br/artigo/como-plantar-cacto-candelabro-21908.html