Descrição botânica: Caladium é uma planta bulbosa originária da América tropical. Caracteriza-se pela folhagem muito colorida, variada, grande e em forma de "coração". São centenas as variedades conhecidas e cultivadas. Muitas delas de tal nuance variável, que somente podem ser identificadas por conhecedores da cultivar. Planta-se o bulbo em local definitivo no jardim. Aceita também vasos com aproximadamente 20 cm de diâmetro completado com terra de boa qualidade. Germina naturalmente apenas no final do inverno e permanece exuberante durante primavera/verão e parte do outono, retornando em seguida a seu ciclo de dormência natural.
Nome científico: Caladium bicolor
Família: Araceae
Nome popular: Tinhorão, Caládio
Parte tóxica: Toda a planta
Princípio ativo: Ráfides de oxalato de cálcio
Ingestão: quando ingerido ou em contato direto podem causar sensação de queimação, edema (inchaço) de boca e língua, diarréia, dificuldade na degluticação, vômitos e até asfixia.
Tratamento: O tratamento é sintomático e inclui uso de demulcentes (clara de ovo, óleo de oliva, bochechos com hidróxido de alumínio e ainda antiespasmódicos, analgésicos e anti histamínicos). Administrar corticóides. A pele e olho devem ser lavados com água e soro fisiológico sem esfregar. Deve-se realizar avaliação oftalmológica e, nos casos de ingestão, realizar endoscopia digestiva alta, se houver dor intensa. Notificar o caso ao Centro de Controle de Intoxicações.
Referências:
Referências da Imagem: