Descrição Botânica: Brotos de batata (solaum tuberosum), gerados da desbrota da batata-semente, passaram a ser utilizados como semente. Com essa ação, inédita no mundo, os brotos são aproveitados de forma direta e simples, como "semente", aumentando a produção de batata-semente, livre de vírus e a menores custos. Solanum tuberosum é o nome científico de um vegetal da família das solanáceas. A planta adulta produz um tubérculo comestível, a batata-inglesa. Tomate e berinjela, apesar de bem distintos, pertencem à mesma família. O tubérculo é formado a partir de caules subterrâneos modificados. É um vegetal apreciado em todo mundo e bastante consumido mesmo durante invernos rigorosos, pois, embaixo da terra, sobrevive às geadas. A casca da batata (epiderme) contém vários pontinhos escuros, que dão origem a novos caules. Se a batata é exposta a mais calor e à luz ocorrem alterações fisiológicas que fazem o tubérculo ficar mais esverdeado e brotar. A batata fica esverdeada pois as concentrações de clorofila e solanina aumentam. A clorofila é um pigmento de cor verde, responsável pela cor das folhas e algas. Absorve a luz durante o processo de fotossíntese. Em nosso corpo possui uma ação antioxidante, reduzindo o risco de doenças degenerativas. Já a solanina é 'uma substância química que pode causar sintomas de intoxicação quando ingerida em grandes quantidades. Náuseas, diarreia, vômito, dores de cabeça e de estômago, queimação na garganta e tonturas parecem sintomas de uma intoxicação por bactérias, mas nem sempre.
Claro, nem todos intoxicam-se pela solonina. Existem pessoas mais e menos resistentes a este glicoalcalóide. A solanina é produzida pela planta como uma defesa, principalmente contra insetos. No corpo humano pode inibir a enzima colinesterase e perturbar as membranas celulares de mitocôndrias, causando defeitos congênitos. Você até poderia cozinhar a batata, após descartar a área verde e os brotos. Neste caso, a chance de intoxicação diminui, mas não deixa de existir. O melhor mesmo seria enterrar a batata que brotou no jardim do seu quintal. Assim, novas batatas nascerão.
Família: Solanaceae
Nome Científico: Solanum Tuberosum L.
Nome Popular: Batata doce
Parte Tóxica: Folhas e algas
Princípio Ativo: Solonina
Ingestão: Ingerida por via oral
Tratamento: Ricas em vitamina C, naturalmente anti-inflamatória, as folhas de batata-doce ajudam a fortalecer a imunidade.
Referências:
terral.agr.br/plus/modulos/noticias/ler.php?cdnoticia=43
Referências das Imagens: