Breve descrição botânica: Conhecida como Goya, Nigaur ou Melão-de-são-caetano, é uma planta anual, trepadeira, vigorosa, de ramos finos e com pelos, com 3 a 4 metros de comprimento.As folhas apresentam um recorte bem diferente, entrando e saindo, e com pequenos "dentes" como uma serra, indo de 4 a 8 cm de comprimento. O caule que sustenta a flor é longo, e as flores são solitárias e de cor amarela. Os frutos são dilatados no centro e nas extremidades são estreitos, quando imaturos a coloração é verde claro ou verde escuro, já quando maduros a coloração é amarela e alaranjada, a superfície é bem irregular, como se tivessem várias verrugas, o fruto tem de 15 a 25 cm de comprimento. As sementes são envoltas por uma polpa vermelha e suculenta.
Nome(s) vulgar(es): melão-de-são-caetano, melãozinho, melão amargo.
Família vegetal: Cucurbitaceae.
Local onde a espécie pode ser encontrada no Brasil: No Brasil, a planta distribui-se bem em todas as regiões.
Principais componentes benéficos para a saúde (vitaminas, minerais, etc): Rica em vitaminas A, C e folato, além de minerais como potássio e ferro, oferece um impulso significativo para o sistema imunológico, saúde ocular e cardiovascular.
Habitat: É pantropical, originária da África e da Ásia.
Hábito: Planta trepadeira ou rasteira.
Órgão da planta utilizado: Folhas, frutos e sementes (arilo).
Formas de usar e preparar a planta como o uso comestível: Fruto Fresco: Os frutos da goya podem ser consumidos frescos. Refogado ou Salteado: Os frutos da goya podem ser refogados ou salteados com outros vegetais e temperos para criar pratos saborosos. Recheio: Os frutos da goya também podem ser recheados com uma mistura de carne moída, vegetais e temperos, e então cozidos no vapor, cozidos ou assados. Conservas: Os frutos da goya podem ser cortados em pedaços e conservados em vinagre, salmoura ou outros líquidos para criar conservas saborosas.Chá: As folhas e os frutos da goya também podem ser usados para fazer chá.
Receita:
Goya Champuru
Ingredientes: 1 goya (cerca de 200g); 1/2 cebola; 1/4 bloco de tofu firme; 1 ovo; 50g de carne de porco ou frango (opcional); Sal e pimenta a gosto; Óleo vegetal para fritar; Molho de soja a gosto; 1 colher de chá de açúcar (opcional); Cebolinha picada para decorar
Instruções: Corte a goya ao meio no sentido do comprimento e remova as sementes e as partes brancas internas com uma colher. Em seguida, corte a goya em fatias finas. Pique a cebola em fatias finas e corte o tofu em cubos pequenos. Se estiver usando carne, corte-a em pedaços pequenos. Em uma frigideira grande, aqueça um pouco de óleo vegetal em fogo médio-alto. Adicione a carne (se estiver usando) e refogue até dourar. Adicione a cebola e continue refogando até ficar macia. Adicione a goya fatiada à frigideira e continue cozinhando até que esteja levemente macia, por cerca de 3-4 minutos.
Adicione o tofu à frigideira e misture bem com os outros ingredientes. Bata o ovo e despeje sobre a mistura na frigideira. Misture bem até que o ovo esteja cozido. Tempere com sal, pimenta, molho de soja e açúcar a gosto. Misture bem. Retire do fogo e transfira para um prato de servir. Decore com cebolinha picada e sirva quente com arroz branco.
Referências:
https://kaaete.org/planta/30/goya
https://www.todafruta.com.br/melao-de-sao-caetano/
https://academiabotanica.com.br/goya-beneficios-nutricionais-e-como-consumir/
efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://www.nutrir.com.vc/horta/Ficha_Mcharantia.pdf
https://kaaete.org/planta/30/goya (Imagem)